25.5 C
Vitória
sábado, 28 maio 2022

Um ano sem sustos?

Mais Artigos

“O que aparentemente todos gostariam de ter em 2022 é um ano sem muitos sustos. Um ano onde não tivéssemos surpresas negativas”

Por Erní Walter Seibert 

Estamos no início do ano. A maioria das pessoas olha para o que vem pela frente e pergunta: Como será? Alguns acontecimentos já estão marcados. Por exemplo, as eleições no Brasil já estão marcadas e a Copa do Mundo será em dezembro. Há também dúvidas no ar. Como se comportará a pandemia? A inflação será controlada? O mundo terá menos guerras?

O que aparentemente todos gostariam de ter em 2022 é um ano sem muitos sustos. Um ano onde não tivéssemos surpresas negativas, onde todos pudessem encontrar uma vida de paz. Mas será que isso é possível?

O que provoca um susto nas pessoas? O susto é uma reação do corpo humano a uma situação inesperada e ameaçadora. O susto pode ser individual e pode ser coletivo. Mas é sempre uma reação a algo ameaçador e surpreendente. Se a pessoa sabe com antecedência que algo vai acontecer, ela pode se preparar para enfrentar a situação. Nesse caso, mesmo que seja difícil a situação, a pessoa pode reagir com calma.

Quando olhamos algumas profecias bíblicas sobre o futuro, vemos que Deus nos estava preparando para que não tivéssemos muitos sustos e não ficássemos apavorados. As profecias que Jesus fez sobre o futuro tinham essa característica: ele queria que as pessoas soubessem que algumas coisas difíceis iriam acontecer, e que elas estivessem preparadas para enfrentar esses fatos. Em Mateus 24.6, Jesus diz: “Fiquem atentos e não se assustem, porque é necessário que isso aconteça, mas ainda não é o fim.” Embora Jesus não tenha dito exatamente quando e como estes acontecimentos difíceis irão acontecer, ele quis que estivéssemos preparados para enfrentá-los.

Por isso é importante que sempre leiamos a Bíblia. Ela nos ajuda a enfrentar o dia a dia. As profecias que Jesus nos deixou são suficientes para que nós nos preparemos sabendo que enfrentaremos dificuldades. Não é pessimismo. O que Jesus disse está se realizando. E se confiarmos nas suas palavras e promessas, poderemos enfrentar todas as situações com tranquilidade e fé.

Quero agora destacar que Jesus não apenas destacou que enfrentaríamos momentos difíceis no futuro. Ele também fez promessas. As promessas de Deus para o futuro são o que nos anima em relação ao futuro. Vejam algumas promessas que Jesus fez e que certamente animam a todos nesse começo de ano.

Antes de subir aos céus, e logo depois de falar que os discípulos deveriam ir por todo o mundo anunciando o Evangelho, Jesus prometeu: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mateus 28.20). Se Jesus nos avisou que enfrentaríamos muitas dificuldades, ele também nos prometeu que não nos deixaria sozinhos. Ele estaria conosco. E essa promessa é muito consoladora. As promessas de Deus nos garantem que, estando com ele, nunca seremos derrotados.

Por isso, repito, vale a pena ler a Bíblia. Ela nos prepara para o presente, para o futuro e para a eternidade. É um livro que vale a pena ler, estudar e consultar todos os dias. Se queremos ter um ano abençoado, confiemos no que a Palavra de Deus nos diz.
A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas