25.5 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Ucrânia: Visão Mundial cria espaço para crianças afetadas pela guerra

Foto: Laura Reinhardt/World Vision

O lugar funcionará como um abrigo, para que os pequenos possam brincar, aprender e expressar as preocupações e os medos em um ambiente seguro

Por Patricia Scott 

Para atender às necessidades emocionais de centenas de crianças afetadas pela guerra na Ucrânia, a Visão Mundial está criando Espaços Amigos da Criança (CFS). A organização está implantando 15 CFSs na região, além de três espaços, que funcionarão nas áreas fronteiriças romenas de Husi, Iasi e Siret.

Os Espaços Amigos da Criança serão áreas seguras e acolhedoras para os menores forçados a deixarem as suas casas na Ucrânia devido ao conflito, que já completa 27 dias. O lugar funcionará como um abrigo, para que os pequenos possam brincar, aprender e expressar as preocupações e os medos em um ambiente seguro com profissionais treinados.

A Diretora Nacional da Visão Mundial da Romênia, Mihaela Nabâr, explica que os espaços são também para as crianças experimentarem aspectos de uma vida normal novamente. “Atualmente, uma criança a cada segundo está sendo forçada a fugir de sua casa na Ucrânia e buscar refúgio em países vizinhos. Algumas estão em movimento há dias em temperaturas congelantes, passando de uma acomodação temporária para outra. Muitas foram forçadas a fugir do conforto de suas casas, deixando suas roupas e brinquedos, e talvez até animais de estimação. Suas vidas mudaram em um instante. As crianças precisam de rotina e familiaridade, então, a situação tem sido profundamente angustiante”.

- Continua após a publicidade -

Levantamento realizado pela Visão Mundial aponta que o conflito gera impactos severos e de longo prazo nas crianças. “É de vital importância que as crianças que foram forçadas a fugir da Ucrânia recuperem rapidamente algum tipo de rotina, tenham algo pelo que esperar e tenham algo familiar que possam desfrutar. E é isso que um CFS pode fornecer em parte”, assevera Mihaela Nabâr.

As tendas e os equipamentos que formam os CFS chegaram à Romênia vindos da Alemanha. Eles serão encaminhados para centros que estão recebendo fluxo constante de refugiados e deslocados internos. Os Espaços não são um substituto para a educação infantil cuja escolaridade foi interrompida. No entanto, funcionam como medida paliativa para restaurar alguma normalidade e estimulação.
“Em longo prazo, a Visão Mundial obviamente buscará integrar as crianças na sociedade e trazê-las de volta ao ensino regular”, frisa Nabâr.

Com presença na Romênia há mais de três décadas, a Visão Mundial respondeu à crise da Ucrânia logo no início do conflito. A instituição tem ajudado aos refugiados em passagens de fronteira, com água, alimentos e kits de higiene e áreas de recreação infantil, além de aquecedores para descanso de mães e filhos. A instituição expande a atuação, não somente na Romênia, mas também na Ucrânia e na Moldávia.

A ONU estima que mais de 10 milhões de refugiados já partiram da Ucrânia, com mais da metade deles sendo crianças. Em 15 de março, houve um aumento de 10% na fuga de ucranianos para a Romênia em comparação com o dia anterior. Nabâr revela que muitas crianças que chegam à Romênia testemunham combates que destruíram suas casas ou atingiram suas comunidades.

“O que esperamos fazer é ajudá-los a começar a lidar com o trauma da guerra e o estresse de serem desarraigados de suas casas, comunidades, amigos e escolas. O que esta crise está fazendo com as crianças é difícil de imaginar. Haverá efeitos a longo prazo porque elas experimentaram um medo real. Portanto, sentir-se segura é extremamente importante – a segurança permite que elas explorem e sonhem”, finaliza Mihaela Nabâr.

Para contribuir financeiramente com as iniciativas humanitárias da Visão Mundial aos ucranianos, basta clicar no link  https://doar.visaomundial.org/emergencia-ucrania/dados-pessoais ou pela chave do PIX: [email protected] .

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -