22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho 2022

Tsunami ‘apocalíptico’ inundou Israel há 10 mil anos

Os resultados de um estudo feito por arqueólogos foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural cocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC em Israel

Arqueólogos encontraram evidências de um tsunami “apocalíptico” que atingiu a costa de Israel há cerca de 10 mil anos. Os resultados do estudo foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural ocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC.

O estudo observou que, pelo menos nos últimos 6 mil anos, os tsunamis são comuns na costa leste do Mediterrâneo. Dependendo da região, ocorrem de 8 a 10 tsunamis em 100 anos.

Eles geralmente ocorrem devido a terremotos no sistema de falhas do Mar Morto, causando deslizamentos de terra subaquáticos. Além disso, o tamanho geralmente é pequeno. Portanto, os impactos das ondas só têm consequências locais. A propagação do tsunami para o interior geralmente não ultrapassa os 300 metros.

Tsunami

Segundo Gilad Steinberg, autor principal do estudo, a pesquisa era voltada para a reconstrução das antigas mudanças climáticas e ambientais na costa israelense nos últimos 12 mil anos. O pesquisador ressaltou que ele e seus colegas nem sonhavam em encontrar vestígios de um tsunami ‘apocalíptico’ pré-histórico.

Ao mesmo tempo, só podemos imaginar o quanto o incidente influenciou a vida das pessoas e se elas repassaram essas informações para as próximas gerações.

“Os cientistas sabem que no início do Neolítico, há cerca de 10 mil anos, o litoral ficava a 4 km do local atual”, afirmou Steinberg. “Quando abrimos os núcleos e vimos uma camada de conchas incrustada no solo neolítico seco, sabíamos que tínhamos ganhado na loteria”.

*Com informações de socientifica

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se