23.9 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Trump sugere que estados reabram economia em três fases

Para ele, paralisação prolongada pode afetar economia e sociedade. Saiba mais!

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, propôs diretrizes nessa quinta-feira (16) sob as quais os governadores poderão agir para retomar a economia da paralisação em decorrência do novo coronavírus, em um processo dividido em três etapas.

Trump argumentou que uma paralisação prolongada pode ser profundamente prejudicial à economia e à sociedade dos EUA. “Uma interrupção prolongada, combinada com uma depressão econômica forçada, infligiria uma imensa e abrangente perda à saúde pública”, afirmou Trump. Segundo ele isso poderia levar a um aumento acentuado no consumo excessivo de drogas, abuso de álcool, nos casos de suicídio e doenças cardíacas.

As novas diretrizes federais recomendam que os estados registrem uma “trajetória descendente” de 14 dias, antes de iniciar um processo de reabertura, em três fases. O documento estabelece que o plano é de responsabilidade das autoridades estaduais, e não federais. Antes da reabertura, os hospitais devem ter um “programa robusto”, que inclua testes de anticorpos para profissionais de saúde.

Os estados devem criar locais de triagem e teste para pessoas com sintomas e recursos de rastreamento de contato, e os serviços de saúde devem fornecer equipamentos de proteção individual, de forma independente, e lidar com surtos se os casos de covid-19 aumentarem novamente.

Recomendações

O documento diz que as recomendações podem ser implementadas a critério dos governadores. Trump se desentendeu com governadores sobre quem tem a autoridade máxima para exigir uma reabertura da economia dos estados.

Na primeira fase da reabertura, as diretrizes estabelecem que grupos de mais de dez pessoas devem ser evitados se medidas de distanciamento apropriadas não forem adotadas. As viagens não essenciais devem ser minimizadas, e o teletrabalho deve ser incentivado e as áreas comuns nos escritórios, fechadas.

As escolas seguem fechadas durante a primeira fase. No entanto, locais como cinemas, restaurantes, estádios e locais de culto podem ser abertos com protocolos rígidos de distanciamento físico.

Os hospitais podem retomar as cirurgias eletivas, que são críticas para seus fluxos de receita, e as academias podem reabrir com novos protocolos. Bares devem continuar fechados.

Na segunda fase é direcionado a estados e regiões sem indícios de uma nova onda de casos de coronavírus. As diretrizes recomendam que grupos com mais de 50 pessoas sejam evitados quando o distanciamento social não for cumprido.

As viagens não essenciais podem ser retomadas nesse período e as escolas e os acampamentos para jovens podem ser reativados, e bares com “ocupação diminuída no salão principal” podem reabrir.

A fase três inclui pessoal irrestrito em locais de trabalho. Um funcionário da Casa Branca descreveu as diretrizes como conservadoras e observou que elas haviam sido acordadas pelos principais médicos da força-tarefa do presidente.

Estados 

Em razão do coronavírus milhões de norte-americanos desempregados. Mais de 20 milhões de pessoas pediram auxílio-desemprego no país, no mês passado, e mais de 90% do país estão sob ordem de permanecer em casa.

Trump disse que alguns estados com baixo número de infecções estarão prontos para retomar a atividade econômica mais cedo do que aqueles mais atingidos pelo vírus.

Uma autoridade da Casa Branca afirmou que cada governador poderá considerar as recomendações como um guia. As diretrizes foram aprovadas pelos membros da força-tarefa, incluindo o especialista em doenças infecciosas Anthony Fauci.

*Da Redação, com informações da Agência Brasil. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Casa Branca anuncia distribuição de 25 milhões de máscaras a centros comunitários

O objetivo é reduzir a disseminação das novas variantes do coronavírus, que se espalham de forma mais rápida Por Iander Porcella (AE) São Paulo, 24 (AE)...

Suprema Corte autoriza acesso de promotores a registros financeiros de Trump

Donald Trump que tentava impedir que promotores de Nova York tivessem acesso a suas declarações de impostos e outros registros financeiros Por Dow Jones Newswires...

John Kerry diz que clima é questão de segurança e celebra volta a Acordo de Paris

Declarou que as mudanças climáticas representam uma das mais complexas questões de segurança, e felicitou a volta do país ao Acordo de Paris Por Camila...

EUA: Governo vai enviar 11 milhões de doses de vacinas por semana para Estados

Isso representa uma alta de 28% na oferta de imunizantes desde que o presidente Joe Biden tomou posse, no dia 20 de janeiro. Saiba mais!

Suprema Corte EUA: autoridades não podem impedir o culto

Decisão do Tribunal é uma resposta a dois processos movidos por igrejas devido às restrições no estado. Saiba mais!

EUA ultrapassam 27 milhões de casos de covid-19

Brasil é o segundo país com maior número de mortos em decorrência do coronavírus e o terceiro em casos de infecção. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!