23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Clima econômico esquenta entre EUA e Turquia

Presidentes da Turquia e dos EUA. Foto: Reprodução

Donald Trump cumpre a palavra e aplica “sanções econômicas” à Turquia por manter pastor preso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (10) que autorizou uma duplicação nas tarifas de importação de aço e alumínio da Turquia. A medida seria uma resposta à forte queda na cotação da moeda turca em relação à “forte” moeda norte-americana, o que torna o produto da Turquia mais barato em dólar e, assim, favorece as exportações.

Segundo o anúncio de Trump, feito em sua conta no Twitter, a tarifa sobre o alumínio turco sobe para 20% e sobre o aço, para 50%. “Nossas relações com a Turquia não estão boas nesse momento!”, escreveu o presidente.

O anúncio acontece em um momento em que as tensões entre os dois aliados da Otan sobre a prisão do pastor Andrew Brunson e outras questões diplomáticas aumentam.

A lira turca registrou hoje (10) um novo mínimo histórico em comparação ao dólar, após uma desvalorização de 5% em um momento de tensão diplomática entre Estados Unidos e Turquia, além de temores pela exposição de grandes bancos europeus. A divisa turca superou pela primeira vez durante a manhã a barreira de 6 liras por um dólar, depois de perder quase 10% de seu valor.

- Continua após a publicidade -

Após o anúncio de Trump, a lira turca acelerou sua queda a 19% frente ao dólar, e era negociada a 6,6115 por dólar às 10h35.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu novamente que os cidadãos troquem “os dólares e o ouro debaixo dos colchões” para conter a queda da lira, segundo a agência EFE.

“Não tínhamos problemas econômicos reais, mas fomos alvo de ondas financeiras instáveis artificiais”, afirmou o líder durante um discurso público na província de Bayburt, no leste de Anatolia, transmitido ao vivo pela emissora “NTV”.

Com informações do G1*

Leia mais

Trump ameaça Turquia para que liberte pastor americano

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -