17.7 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Bolsonaro encontra com Trump na Casa Branca

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Em declaração inicial na Casa Branca, nesta terça (19), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil nunca esteve tão próximo dos Estados Unidos como em seu governo e que ambos terão muito a oferecer reciprocamente. Mais do que com cordialidade, Donald Trump disse que dará seu apoio ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um dos pleitos de Brasília.

“O Brasil mudou a partir de 2019”, afirmou, referindo-se a sua posse como presidente do Brasil. “O presidente Trump quer a América grande, e eu quero o Brasil grande. A partir deste momento, o Brasil estará mais engajados com os nossos (sic) Estados Unidos”, completou. “O presidente Bolsonaro liderou uma das campanhas eleitorais mais impressionantes, assim como foi a minha”, disse o americano.

Trump tomou a iniciativa de quebrar o gelo oferecendo uma caminha, de número 19, da seleção dos Estados Unidos de futebol. “É uma honra entregá-la”, disse o americano. Às mãos de Bolsonaro chegou uma camisa 10 da seleção brasileira, que o presidente lembrou “simbolizar o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento”, o Pelé, e a entregou a Trump.

Sem conseguir explicar-se claramente, Trump sinalizou com a elevação do Brasil para o grupo dos maiores aliados dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Afirmou que a aliança de seu país com os Estados Unidos será a “maior que já tivemos”. “Não temos nenhuma hostilidade com o Brasil”, afirmou.

O assunto de seu maior interessa na conversa com Bolsonaro, a Venezuela, foi tratada de maneira genérica. Trump reiterou sua atual posição – a de que todas as opções estão sobre a mesa. Mas diplomaticamente disse que ainda iria conversar com o líder brasileiro sobre o tema. “É uma vergonha o que está acontecendo na Venezuela”, afirmou.

Trump afirmou que seu governo está trabalhando com o Brasil nas questões dos vistos e do comércio, sem oferecer detalhes. O Brasil isentou unilateralmente os cidadãos americanos de visto de turismo na segunda-feira, quando foi publicado decreto presidencial com essa medida. O presidente americano mencionou ainda a conclusão do acordo de salvaguardas tecnológicas  sobre o uso da base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, e as negociações sobre a cooperação nas áreas de segurança e militar.

*Com informações das agências. Em atualização


Leia mais

O encontro de Bolsonaro e Trump nos EUA

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério