26.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Bolsonaro encontra com Trump na Casa Branca

Em declaração inicial na Casa Branca, nesta terça (19), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil nunca esteve tão próximo dos Estados Unidos como em seu governo e que ambos terão muito a oferecer reciprocamente. Mais do que com cordialidade, Donald Trump disse que dará seu apoio ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um dos pleitos de Brasília.

“O Brasil mudou a partir de 2019”, afirmou, referindo-se a sua posse como presidente do Brasil. “O presidente Trump quer a América grande, e eu quero o Brasil grande. A partir deste momento, o Brasil estará mais engajados com os nossos (sic) Estados Unidos”, completou. “O presidente Bolsonaro liderou uma das campanhas eleitorais mais impressionantes, assim como foi a minha”, disse o americano.

Trump tomou a iniciativa de quebrar o gelo oferecendo uma caminha, de número 19, da seleção dos Estados Unidos de futebol. “É uma honra entregá-la”, disse o americano. Às mãos de Bolsonaro chegou uma camisa 10 da seleção brasileira, que o presidente lembrou “simbolizar o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento”, o Pelé, e a entregou a Trump.

Sem conseguir explicar-se claramente, Trump sinalizou com a elevação do Brasil para o grupo dos maiores aliados dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Afirmou que a aliança de seu país com os Estados Unidos será a “maior que já tivemos”. “Não temos nenhuma hostilidade com o Brasil”, afirmou.

O assunto de seu maior interessa na conversa com Bolsonaro, a Venezuela, foi tratada de maneira genérica. Trump reiterou sua atual posição – a de que todas as opções estão sobre a mesa. Mas diplomaticamente disse que ainda iria conversar com o líder brasileiro sobre o tema. “É uma vergonha o que está acontecendo na Venezuela”, afirmou.

Trump afirmou que seu governo está trabalhando com o Brasil nas questões dos vistos e do comércio, sem oferecer detalhes. O Brasil isentou unilateralmente os cidadãos americanos de visto de turismo na segunda-feira, quando foi publicado decreto presidencial com essa medida. O presidente americano mencionou ainda a conclusão do acordo de salvaguardas tecnológicas  sobre o uso da base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, e as negociações sobre a cooperação nas áreas de segurança e militar.

*Com informações das agências. Em atualização


Leia mais

O encontro de Bolsonaro e Trump nos EUA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Cresce pressão por impeachment de Bolsonaro

circula nas redes e em aplicativos de mensagens uma convocação de opositores do governo para um "panelaço" nesta noite às 20h30

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Meninas cristãs soterradas em terremoto na Indonésia

Mesmo soterradas as duas meninas passam bem e estão conversando com a equipe de resgate, mas ainda não foram retiradas dos escombros. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

3 palavrinhas e seus bonecos exclusivos

Pensados para garantir a diversão das crianças, os bonecos Sarah, Davi e Miguel já estão disponíveis no mercado

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!