30.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro 2021

Trump é absolvido pelo Senado

Trump foi absolvido do processo de impeachment por abuso de poder e obstrução do Congresso

As denúncias contra o presidente Donald Trump foram julgadas improcedentes pelo Senado. Nessa quarta-feira (05), o líder norte-americano foi absolvido do processo de impeachment por conta das acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso.

As votações foram feitas separadamente. A primeira, referente ao abuso de poder, 48 senadores votaram a favor da condenação e 52 votaram pela absolvição. O senador pelo estado de Utah e correligionário do presidente, Mitt Romney, votou à favor da condenação de Trump surpreendendo a todos.

Durante seu discurso, Romney disse que o povo de sua cidade poderia ficar contra ele, mas que essa era a melhor decisão. “Meu veredito não removerá o presidente de seu cargo, mas haverá uma instância superior a esse julgamento: a decisão do povo americano. Os eleitores farão a decisão final”, disse ele.

Essa decisão fez com que ele entrasse para a história como o primeiro senador a votar pelo impeachment de um presidente do mesmo partido.

Já o artigo que trata de obstrução do congresso, 47 senadores votaram pela condenação (todos do partido democrata) e 53 votaram pela absolvição. Para que Trump fosse retirado do cargo eram necessários pelo menos 67 dos 100 votos da casa.

Denúncia

Todo o processo começou a partir de contatos que o presidente norte-americano teve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao solicitar uma investigação sobre Hunter Biden, filho de seu possível rival político na corrida presidencial de 2020. Na época, Joe Biden era vice-presidente durante a administração de Barack Obama, e responsável por fazer acordos com a Ucrânia.

A suspeita de Trump era que Hunter Biden recebia valores exorbitantes por conta de relações com a Ucrânia, por meio de uma suposta rede de favorecimento criada durante o mandato de Joe Biden.

Desta forma, se o presidente ucraniano fizesse a “troca de favores”, Trump estaria condicionado à liberação de uma verba de ajuda militar de US$ 400 milhões.

Impeachment

A proposta de impeachment foi aberto na Câmara de Deputados americana, que é de maioria democrata – o partido opositor ao de Trump – no dia 18 de dezembro de 2019. Durante o processo, 13 testemunhas foram chamadas, 17 depoimentos foram colhidos, mais de 180 perguntas foram feitas e 193 vídeos foram usados para o julgamento. O processo gerou mais de 28 mil páginas de documentos.

Reeleição

Por meio das mídias sociais, Trump se manifestou com um vídeo em que mostra que será presidente “para sempre’. O presidente norte-americano também é cotado para ser a escolha do Partido Republicano para as eleições de 2020, apesar do anúncio oficial ainda não ter sido feito.

Voto inédito

De acordo com a CNN, Romney foi o primeiro senador a votar contra um presidente do mesmo partido em um processo de impeachment na história dos EUA. Nos julgamentos dos democratas Bill Clinton, em 1999, e Andrew Johnson, em 1868, nenhum senador do partido votou contra eles.

Senador-Republicano
Senador Mitt Romney diz que irá votar contra Trump no impeachment (Foto:Reuters)

*Com informações de ES Brasil. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

John Kerry diz que clima é questão de segurança e celebra volta a Acordo de Paris

Declarou que as mudanças climáticas representam uma das mais complexas questões de segurança, e felicitou a volta do país ao Acordo de Paris Por Camila...

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

EUA: Governo vai enviar 11 milhões de doses de vacinas por semana para Estados

Isso representa uma alta de 28% na oferta de imunizantes desde que o presidente Joe Biden tomou posse, no dia 20 de janeiro. Saiba mais!

Suprema Corte EUA: autoridades não podem impedir o culto

Decisão do Tribunal é uma resposta a dois processos movidos por igrejas devido às restrições no estado. Saiba mais!

EUA ultrapassam 27 milhões de casos de covid-19

Brasil é o segundo país com maior número de mortos em decorrência do coronavírus e o terceiro em casos de infecção. Saiba mais!

País muçulmano anuncia que vai abrir embaixada em Israel

A parceria entre os países foi firmada, após acordo administrado por Donald Trump, ainda sob o comando da Casa Branca. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!

Impacto Esperança é transferido para outubro

Campanha anual seria realizado em maio, mas por conta do aumento de medidas contra o coronavírus, foi transferido para 30 de outubro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional