25.8 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Trump é absolvido pelo Senado

Leia também

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

‘Rachadinha’ é empecilho para candidatura de Arthur Lira

As investigações apontam que a "rachadinha" na Assembleia de Alagoas ocorreu, em parte, quando Lira ocupava um cargo no Legislativo estadual

Trump foi absolvido do processo de impeachment por abuso de poder e obstrução do Congresso

As denúncias contra o presidente Donald Trump foram julgadas improcedentes pelo Senado. Nessa quarta-feira (05), o líder norte-americano foi absolvido do processo de impeachment por conta das acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso.

As votações foram feitas separadamente. A primeira, referente ao abuso de poder, 48 senadores votaram a favor da condenação e 52 votaram pela absolvição. O senador pelo estado de Utah e correligionário do presidente, Mitt Romney, votou à favor da condenação de Trump surpreendendo a todos.

Durante seu discurso, Romney disse que o povo de sua cidade poderia ficar contra ele, mas que essa era a melhor decisão. “Meu veredito não removerá o presidente de seu cargo, mas haverá uma instância superior a esse julgamento: a decisão do povo americano. Os eleitores farão a decisão final”, disse ele.

Essa decisão fez com que ele entrasse para a história como o primeiro senador a votar pelo impeachment de um presidente do mesmo partido.

Já o artigo que trata de obstrução do congresso, 47 senadores votaram pela condenação (todos do partido democrata) e 53 votaram pela absolvição. Para que Trump fosse retirado do cargo eram necessários pelo menos 67 dos 100 votos da casa.

Denúncia

Todo o processo começou a partir de contatos que o presidente norte-americano teve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao solicitar uma investigação sobre Hunter Biden, filho de seu possível rival político na corrida presidencial de 2020. Na época, Joe Biden era vice-presidente durante a administração de Barack Obama, e responsável por fazer acordos com a Ucrânia.

A suspeita de Trump era que Hunter Biden recebia valores exorbitantes por conta de relações com a Ucrânia, por meio de uma suposta rede de favorecimento criada durante o mandato de Joe Biden.

Desta forma, se o presidente ucraniano fizesse a “troca de favores”, Trump estaria condicionado à liberação de uma verba de ajuda militar de US$ 400 milhões.

Impeachment

A proposta de impeachment foi aberto na Câmara de Deputados americana, que é de maioria democrata – o partido opositor ao de Trump – no dia 18 de dezembro de 2019. Durante o processo, 13 testemunhas foram chamadas, 17 depoimentos foram colhidos, mais de 180 perguntas foram feitas e 193 vídeos foram usados para o julgamento. O processo gerou mais de 28 mil páginas de documentos.

Reeleição

Por meio das mídias sociais, Trump se manifestou com um vídeo em que mostra que será presidente “para sempre’. O presidente norte-americano também é cotado para ser a escolha do Partido Republicano para as eleições de 2020, apesar do anúncio oficial ainda não ter sido feito.

Voto inédito

De acordo com a CNN, Romney foi o primeiro senador a votar contra um presidente do mesmo partido em um processo de impeachment na história dos EUA. Nos julgamentos dos democratas Bill Clinton, em 1999, e Andrew Johnson, em 1868, nenhum senador do partido votou contra eles.

Senador-Republicano
Senador Mitt Romney diz que irá votar contra Trump no impeachment (Foto:Reuters)

*Com informações de ES Brasil. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Biden anuncia novos nomes para cargos na Casa Branca

"Estou orgulhoso em anunciar novos membros da minha equipe sênior, que nos ajudará a reconstruir o país da melhor forma", disse Biden

Francisco Sagasti é o novo presidente interino do Peru

Ele é o terceiro a ocupar o cargo em apenas uma semana, depois que Manuel Merino renunciou, cinco dias após impeachment de Martín Vizcarra.

Número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente no Irã

Autoridades iranianas estão acobertando a morte de Abdullah. Nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação. Saiba mais

Após Bolsonaro falar em pólvora, ministro da defesa diz que Brasil é pacífico

O ministro da Defesa também reclamou de "atraso" no desenvolvimento dos projetos estratégicos das três Forças

Biden terá de se mostrar capaz sobre a união, diz Mourão

O vice-presidente afirmou ainda que não tem dúvidas de que as relações econômicas com os EUA "vão perdurar e vão avançar"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!