Em áreas sem acesso a rádio, dispositivos de áudio são distribuídos para pequenos grupos de cinco a sete ouvintes, que se reúnem para ouvir os programas, orar e compartilhar suas experiências
Por Patricia Scott
Para compartilhar as Boas-Novas do Evangelho na Ilha de Java, Indonésia, a TWR (Trans World Radio) tem utilizado transmissões de rádio FM em língua sundanesa com conteúdo evangelístico. O impacto tem sido significativo. A instituição sem fins lucrativos oferece programas como The Way of Righteousness, em sundanês, além de conteúdos em indonésio, como Women of Hope. Em áreas sem acesso a rádio, dispositivos de áudio são distribuídos para pequenos grupos de cinco a sete ouvintes, que se reúnem para ouvir os programas, orar e compartilhar experiências.
Com o apoio de líderes cristãos locais, esses grupos recebem acompanhamento espiritual, e a TWR coleta feedback para aprimorar os programas. A meta é expandir o alcance, distribuir mais dispositivos de áudio e produzir novos conteúdos em língua sundanesa. A semente tem sido lançada, e os frutos já estão sendo colhidos. Uma ouvinte compartilhou: “Louvado seja Deus pelas muitas bênçãos que recebi. Sou muito grata pelo programa espiritual em língua sudanesa que tem me acompanhado. Meu filho aceitou seguir Jesus. Deus é bom.”
Segundo o Joshua Project, 99,4% dos sundaneses seguem o islamismo, enquanto apenas 0,06% são cristãos evangélicos. Durante a era colonial holandesa, eles associaram o cristianismo à cultura europeia, reforçando a ideia de que aceitar a fé cristã seria abandonar sua identidade étnica. Essa percepção persiste até hoje, tornando o ministério entre os sundaneses desafiador.
Cristãos recém-convertidos enfrentam forte oposição, perseguição e pressão para renunciar à nova fé. Nesse sentido, uma ouvinte relatou: “Nossa família tem sido abençoada pelo programa. Viver em uma aldeia onde questionam nossa fé é desafiador, mas me apego à promessa de que Deus nunca nos abandonará. Sua fidelidade nos sustenta diariamente.”
Os sudaneses são um grupo étnico indígena originário da porção ocidental da ilha de Java, particularmente na província de Java Ocidental, onde vivem há gerações. Com uma população estimada em cerca de 42 milhões de pessoas, eles representam o segundo maior grupo étnico do país.
A língua sundanesa, que integra a família austronésia, é amplamente falada por este povo. Embora predominantemente muçulmanos, os sundaneses são conhecidos como o maior grupo étnico não alcançado pelo Evangelho na Indonésia.
Motivos de oração
O desafio da missão é grande. No entanto, os resultados mostram que o Evangelho está transformando vidas entre os sundaneses. Então, Além de orar pelos esforços evangelísticos, há outros cinco pontos importantes para que a igreja global interceda.
• Proteção contra desastres naturais: Ore para que Deus proteja Java Ocidental, frequentemente atingida por enchentes e deslizamentos.
- Superação da pobreza: Peça ao Senhor por oportunidades e recursos para famílias em dificuldades.
- Melhoria da infraestrutura: Ore por estradas, água potável e eletricidade nas áreas rurais.
- Educação infantil: Interceda para que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade.
- Acesso à saúde: Ore por melhores serviços de saúde, especialmente em comunidades carentes.
Com informações TWR e Evangelical Focus