31.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

Tosse com catarro é Covid-19, gripe ou resfriado?

Tosse, espirros e outros sintomas da gripe são comuns aos sintomas da Covid-19. Saiba diferenciá-los a partir da visão de infectologistas

Por Munik Vieira

Um simples espirro ou uma tosse em meio à pandemia da Covid-19 já liga um alerta. Será um sintoma de infecção pelo novo coronavírus? Com a chegada do inverno, então, a preocupação aumenta, pois as doenças respiratórias ficam mais comuns e diferenciar o que é uma gripe ou resfriado de algo mais grave se torna mais complexo.

Em meio aos questionamentos, muitos brasileiros ainda recorrem ao Google, que registra milhares de pesquisas como: “Tosse com catarro pode ser Covid?”, “Tosse seca persistente é Covid?” ou “Como saber se é Covid ou gripe?”. Essas são algumas das principais buscas na plataforma sobre o tema, segundo o Google Trends.

Como saber se é Covid ou gripe?

Antes de tudo, é preciso saber diferenciar as doenças, como cita a infectologista Ana Helena Germoglio. “Nós temos, basicamente, três doenças que são causadas por vírus e que são transmitidas da mesma forma, por gotículas, por secreção respiratória de uma pessoa infectada para outra. Os agentes causadores dessas doenças, entretanto, são bem distintos”, lembra.

“A gripe é provocada pelo vírus da influenza, o resfriado é provocado por outros rinovírus, adenovírus, para influenza e outros vírus respiratórios, e a Covid-19 é transmitida pelo SARS-CoV-2”, detalha a médica. Os sintomas, porém, são bem semelhantes.

“Tosse, dor de garganta, mal-estar, dor no corpo, cansaço. Sintomas que podem confundir um diagnóstico correto de qual é a doença”, cita Ana Helena. Se esses indicativos são iguais, como precisar a infecção, então? A resposta não está no Google. “Qualquer pessoa que tiver esses sintomas precisa passar por avaliação médica e fazer sua testagem para a Covid-19, mesmo quem já foi vacinado ou quem já teve a doença anteriormente”, afirma.

Nestes casos, a importância do teste de detecção da Covid-19 se dá ainda para prevenir a disseminação do vírus, pois mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir a doença.

Gripe, resfriado ou Covid-19?

Maciel Ferreira Junior, morador do Distrito Federal, é uma das pessoas que costuma ter quadros gripais neste inverno. “Comecei a ter alguns sintomas de gripe há mais ou menos uns cinco dias. Tive dor de garganta, coriza, um pouco de tosse. Não cheguei a supor que fosse Covid, porque sempre tenho esses sintomas nessa época do ano, e também já tomei a primeira dose da vacina, então diminui a probabilidade de ser Covid-19.”

Parceiro de conteúdo do portal Brasil61.com, o canal Dr. Ajuda produziu um vídeo com a infectologista Maria Daniela Bergamasco para levar informações sobre quem tem dúvidas sobre essas infecções. A médica também pontua que sintomas como tosse, dor de garganta, dor de cabeça, nariz entupido e coriza “são sintomas de gripe, mas que também podem aparecer no resfriado, na Covid-19 e nas outras viroses respiratórias”.

Para evitar agravamento do caso, ela cita alguns sinais de alerta que devem levar à busca do pronto socorro, independente de fazer parte ou não de algum dos grupos de risco para o novo coronavírus.

“A persistência da febre por mais de três dias ou retorno da febre depois de dois dias de ter ficado afebril, a alteração do nível de consciência, com sonolência, uma fraqueza importante ou desmaios. Falta de ar, com sensação de dificuldade para respirar, qualquer desconforto respiratório ou aparecimento de cianose, que é quando a boca ou as extremidades das mãos, por exemplo, ficam mais arroxeados, isso é um sinal de falta de oxigênio”, detalha Maria Daniela.

*Com informações do portal Brasil 61

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se