Autor Todd Wilson lança “O Eneagrama e a Igreja” pela Mundo Cristão e aborda o uso do eneagrama para auxiliar líderes na conexão consigo, com Deus e a Igreja
Por Victor Rodrigues
Em sua experiência em mais de quinze anos como pastor, Todd Wilson percebeu que lhe faltava justamente sabedoria sobre como as pessoas funcionam. Em sua raiz, o ministério pastoral consiste em pastorear, servir, liderar e amar as pessoas, e outras coisas mais. Desse modo, ao se aprofundar no estudo, o teólogo escreveu “O Eneagrama e a Igreja”, lançado pela Editora Mundo Cristão, e que aprofunda o tema de liderar pessoas.
“Quando se tratava de pastorear as pessoas com empatia e motivá-las com sensibilidade, fazendo bom uso de suas diferentes personalidades e formas de ver o mundo, eu era um amador”, diz Wilson, que é PhD pela Universidade de Cambridge e presidente do seminário Center for Pastor Theologians, nos EUA.
Para aqueles que lideram igrejas, ou pastoreiam grupos menores, o livro “O Eneagrama e a Igreja”, pode facilmente ser aplicado como uma ferramenta para auxiliar as diferentes comunidades de fé.
Wilson havia começado no ministério com uma formação sólida, com exegese bíblica, homilética, desenvolvimento organizacional e educação cristã, e liderava com sucesso uma congregação respeitada. No entanto, ele percebeu que precisava se aprofundar mais no conhecimento das diferentes personalidades.
Para aqueles que ainda não ouviram falar sobre o método utilizado no mundo da ciência comportamental, o eneagrama é um mapa da psique, que revela de forma clara e objetiva, comportamentos, padrões de pensamentos e tendências emocionais. O Eneagrama não possibilita apenas o desenvolvimento da autoconsciência, mas colabora para uma liderança pastoral compreensiva e bem-sucedida.
Leia um trecho da obra!