27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Thiago Faria: “falta de discipulado é causa do aumento de desigrejados”

Autor e escritor Thiago Faria. Foto: Divulgação.

Em entrevista, o teólogo Thiago Faria, escritor do livro “A igreja que faz Discípulos”, pela Editora Vida, traz ensinamentos sobre o discipulado cristão nas igrejas

Por Victor Rodrigues 

Desenvolver uma cultura de discipulado na igreja local é o desafio de muitos pastores. Assim, muitos líderes questionam como retirar essa ideia do papel e transformá-la em prática em suas comunidades de fé. 

A partir de experiências com diversas igrejas em todo o Brasil, o teólogo e administrador de empresas, Thiago Faria, escritor do livro “A igreja que faz Discípulos”, pela Editora Vida, ensina todos os passos para a construção de uma cultura de discipulado saudável na igreja local.  

A obra ensina de maneira prática como iniciar o discipulado bíblico. E também a desenvolver o relacionamento entre os irmãos de fé, promovendo o crescimento espiritual dos membros. 

- Continua após a publicidade -

O autor Thiago Faria também é Gerente de Capacitação e Consultoria na Envisionar, organização que capacita líderes cristãos em todo país. Ele fala com exclusividade à Comunhão e dá detalhes sobre os benefícios do discipulado. Confira!   

Comunhão – Como um relacionamento íntimo e de fé pode influenciar a vida das pessoas?

Thiago Faria – Tudo que acontece na caminhada de transformação de alguém com Jesus é a partir de um relacionamento íntimo e de fé. Não é possível crescer na fé sem se relacionar de maneira profunda com Cristo. A partir disso, podemos ver relacionamentos curados, casamentos transformados, famílias restauradas, pessoas com clareza da sua missão de vida, e a sociedade impactada.

Mesmo com a expansão do Evangelho, a sociedade possui elevadas taxas de violência. O que fazer? 

Como as igrejas evangélicas expandiram sem a prática do discipulado, os cristãos não tiveram clareza sobre como vivenciar sua fé de maneira intencional em seu ambiente de atuação. Quando fica claro para alguém que é discípulo de Jesus que ele não foi chamado apenas para frequentar uma igreja, e sim para transformar sua realidade, ele tem outra postura de vida.

O discípulo de Jesus tem clareza da sua influência e a usa para levar vida onde quer que esteja. O discípulo de Jesus atua ativamente para combater tudo aquilo que gera morte, como violência, corrupção, fome, doenças etc. Ele é ávido por buscar a geração de vida porque é servo do Senhor da Vida.

O ritmo acelerado de vida de muitas pessoas impede o discipulado?

Quando algo é prioridade, as pessoas dedicam tempo. Quando o discipulado é prioridade, as pessoas investem tempo em serem discípulos intencionais de Jesus e discipularem outros. O ritmo de vida de um discípulo de Jesus deve ser saudável para incluir a prática do seu relacionamento com Deus e com levar outras pessoas a também se relacionarem com Deus.

Thiago Faria: "falta de discipulado é causa do aumento de desigrejados"
Livro “A igreja que faz Discípulos” de Thiago Faria. Foto: Reprodução.
Como surgiu a ideia de levantar o tema do livro?

Esse livro surgiu a partir da dificuldade das igrejas em implantar um processo de discipulado, porque na maioria das vezes elas não sabem como. Esse livro responde a essa dificuldade propondo um caminho simples de construção de uma estratégia de discipulado para as igrejas: não só para os novos na fé, mas para toda a igreja. O livro não dá respostas prontas, mas sugere caminhos para igreja escolher materiais, se é discipulado em grupo ou individual, como criar uma trilha de crescimento na fé pros seus membros e todos os detalhes necessários para dar o pontapé.

Cura interior e libertação acontecem no dia a dia? 

Discipulado é o processo de seguimento a Jesus. Isso muda tudo em mim. Quando eu decido com clareza que preciso que Cristo entre em minha vida e faça uma revolução em meu caráter, crenças e emoções, tudo em mim é revirado de ponta a cabeça. Cura interior e libertação acontecem o tempo inteiro. Eu posso ser liberto de um pensamento limitador, que diz que eu não posso alcançar os sonhos que Deus tem pra mim. Posso ser curado de uma ferida na alma de um abuso que sofri. Eu posso ser livre de um pecado que aprisiona e me afasta das pessoas. Com o relacionamento intencional com Cristo, eu posso ser completamente livre a partir da troca de vida que Ele opera em mim.

A falta de discipulado pode contribuir para o aumento de desigrejados?

A falta de discipulado é a principal causa do aumento dos desigrejados. As pessoas saem da igreja por alguns motivos, mas o principal é que elas não foram envolvidas em um processo de discipulado eficaz que as acompanha em seu processo de relacionamento com Deus. Quando a igreja tem um processo de discipulado claro e funcionando, as pessoas são estimuladas a se relacionarem, são acompanhadas por outros, são incentivadas a crescerem na fé e a darem passos consistentes de mudança de vida. Alguém que vive mudança de vida constante no discipulado e está engajada a fazer outros crescerem na fé, dificilmente sairão da igreja.

Diferença entre salvação e conversão?

Conversão é a primeira etapa no processo de salvação. É só o início da trajetória de relacionamento de alguém com Cristo. A conversão tem a ver com me tirar da condenação do pecado, me levando a ser parte da família de Deus. Mas depois da conversão começa o processo de santificação, que é justamente onde o discipulado entra, que é a etapa onde eu me torno mais parecido com Cristo e aprendo a viver sem o poder do pecado. A última etapa da salvação é a glorificação, quando a presença do pecado já não mais existirá, pois estaremos todos com Cristo.

A falta de uma liderança comprometida, pode levar muitos a perdição?

Quando os pastores e líderes não estão comprometidos com o discipulado, toda a igreja sofre, pois não tem uma clareza de como crescer na fé. Sem um processo de discipulado, teremos membros de igreja raquíticos, muitas vezes frustrados por não entenderem como a fé em Cristo tem um impacto direto em sua vida, relacionamentos e trabalho. Enquanto os pastores e líderes não estiverem comprometidos com o discipulado, a Igreja não crescerá e seus membros não avançarão na fé.

A importância de grupo de interesse para discipulado de autistas ou portadores de deficiências?

Quando toda a igreja entende que precisa caminhar intencionalmente em seguir a Jesus, todos são convocados a serem e fazerem discípulos. Se isso acontece, naturalmente algumas pessoas se sentirão chamadas a praticarem o discipulado com pessoas que Deus as direciona. O ministério de alguns pode ser alcançar e cuidar de pessoas portadoras de deficiências, autistas ou qualquer outro grupo que necessite de atenção especial.

Como combater o estilo de “vida duplo” de “cristãos”?

Quem vive um estilo de vida duplo não entendeu ainda o que é ser discípulo de Jesus, ainda está tentando viver sua vida normal, com a aparência de frequentar uma igreja ou praticar alguns atos religiosos esporadicamente. A pessoa que tomou uma decisão de intencionalmente seguir a Jesus todos os dias buscar viver pra Ele e dar passos efetivos em sua transformação pessoal. O discípulo verdadeiro não está tentando equilibrar duas vidas, está buscando viver a vida de Cristo enquanto morre seu “eu”.

Assim, a prática do discipulado não acontece nas reuniões de domingo. O encontro da comunidade é importante, mas só ouvir um sermão ou ter tempo de celebração é insuficiente. A igreja primitiva se reunia todos os dias nas casas. Jesus estava o tempo todo com seus discípulos partilhando a vida. Para que eu cresça na fé preciso estar próximo de outras pessoas de forma constante e intencionalmente buscarmos crescer mais na fé.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -