30 C
Vitória
quinta-feira, 3 dezembro 2020

Teste rápido para doenças do Aedes aegypti será produzido no Brasil  

Leia também

Cerca de 11,2 milhões de famílias endividadas nas capitais

Considerando como endividadas todas as famílias que precisaram recorrer a algum crédito a prazo para compensar pagamentos imediatos à vista

Guedes admite PIB um pouco abaixo do esperado

Embora seja mais forte do que o esperado no início da crise, a retomada ainda é insuficiente para recuperar as perdas do primeiro semestre

Atividades de comércio e serviços mais do que triplicaram, diz CNC

O comércio tradicional fica mais sujeito ao vaivém da atividade econômica e à capacidade de consumo da população

Laboratórios do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia firmaram uma parceria com uma empresa gaúcha de biotecnologia para produzir kits de teste rápido para detectar o vírus da zika, dengue e chikungunya. O teste é sorológico, capaz de identificar a infecção pela zika mesmo após a fase aguda da doença em 15 minutos.

Os kits custarão R$ 15 e a meta é atender o Sistema Único de Saúde (SUS). A tecnologia brasileira irá detectar ainda se a pessoa já teve o vírus e se, possivelmente, está imune a ele. De acordo com os pesquisadores, serão necessários, inicialmente, 200 mil testes em todo o Brasil para auxiliar no controle da epidemia de zika.

A expectativa é de que a nova arma contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti esteja disponível até o final do ano. A tecnologia totalmente nacional está sendo desenvolvida por meio de parceria entre a empresa FK-Biotecnologia, divisão de diagnósticos, de Porto Alegre; o Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul (LAFERGS); a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (BAHIAFARMA); e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE). O lançamento foi terça-feira (1/03), em Porto Alegre.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia consiste em coletar o sangue do paciente com uma lanceta no dedo da mesma forma que um teste de glicose. A amostra de sangue é coletada automaticamente e separada. Ao reagir com diferentes componentes (antígenos e anticorpos) produz um resultado que pode ser lido visualmente, semelhante aos testes de gravidez de farmácia.

 

Após 15 minutos, um painel irá demonstrar se a pessoa já teve contato ou está infectada com algum dos três vírus. Resultados positivos para qualquer um dos vírus poderá determinar a imunidade da pessoa para aquele vírus.

Para o desenvolvimento do produto será constituído um grupo executivo composto por dois representantes de cada parte, com a finalidade de conduzir um estudo inicial de maneira conjunta. O prazo para apresentação da proposta de desenvolvimento da ferramenta será de 90 dias. E, em até nove meses, disponibilizado para a população.

O objetivo é disponibilizar o kit para a rede pública, através de uma possível Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), além de suprir também o mercado privado.

Com investimentos em torno de R$ 5 milhões, os pesquisadores ressaltaram a importância do desenvolvimento de uma tecnologia nacional para esse diagnóstico pelas características locais da epidemia, que é diferente de outros países. Além disto, dispor de tecnologia no país para atender este tipo de epidemia é fundamental para a soberania tecnológica do Brasil.

Os resultados do trabalho conjunto poderão ser transformados em proposta de parceria nos moldes dos projetos de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), podendo inclusive ser encaminhado ao Ministério da Saúde para avaliação.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dengue: morte aumenta 5 vezes em relação ao ano passado

689 mortes por dengue foram constatadas até 12 de outubro no país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde Em todo o país, 689 mortes...

Dengue: Número de mortos quadruplica no Brasil em 2019

Ao menos 591 pessoas morreram de dengue no Brasil de janeiro a agosto. Minas Gerais é o estado com maior incidência, e São Paulo...

O novo teste para detectar o virus da Zika

Método desenvolvido em Pernambuco é 40 vezes mais barato que o convencional. A expectativa é que o kit seja disponibilizado até o fim do ano. Exames...

O avanço da dengue no Brasil

No Estado de São Paulo os casos da doença aumentaram 2.124%. O Estado também teve 50% dos óbitos pela doença registrados no país Dados do...

Dengue – Casos aumentam 149% no Brasil

Casos de zika e chikungunya tiveram redução. Ministério da Saúde divulgou primeiro balanço dos casos da doença neste ano. O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço...

Dengue – Mais de 500 cidades correm risco de surto

A situação é mais grave na região Centro-Oeste. O verão com temperaturas acima da média e pancadas de chuva trouxe um alerta contra o mosquito da...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!