27.4 C
Vitória
domingo, 7 março 2021

Guerra na Síria completa 9 anos

Em uma das guerras mais longas atualmente, os cristãos sírios são os mais afetados no conflito

A guerra na Síria completa 9 anos. Em circunstâncias de guerra é difícil saber quais incidentes são motivados por questões religiosas ou não. Porém, cristãos na Síria são muito afetados por falta de abrigo, que os deixa extremamente vulneráveis e sem proteção. Além da segurança, eles destacam a dificuldade em suprir as necessidades básicas e conseguir trabalho.

Em 2014, quando a guerra já tinha 3 anos de seu início, o grupo radical muçulmano, Estado Islâmico (EI) estabeleceu seu califado em grande parte da Síria, aproveitando da vulnerabilidade do país e de combatentes sírios que buscavam ajuda estrangeira.

Antes da guerra civil, cristãos costumavam ter certa liberdade religiosa, mas isso mudou com a chegada de grupos islâmicos militantes. O medo entre cristãos está em um nível alto principalmente devido a ameaças, intimidações e sequestros conduzidos pelos grupos.

Por conta disso, a maioria dos cristãos fugiu das áreas controladas pelo Estado Islâmico. Também houve incidentes em que cristãos foram feridos e suas propriedades danificadas por conflitos entre governo e forças rebeldes.

Entenda a Guerra na Síria

Mesmo com toda a repercussão da mídia mundial, muitos ainda não sabem por que esta guerra começou. Grande parte da população síria se queixava sobre desemprego, corrupção e falta de liberdade política sob a presidência de Bashar al-Assad. Então, em março de 2011, manifestações pro-democracia surgiram inspiradas na Primavera Árabe dos países vizinhos. O povo exigia reformas radicais no governo sírio, porém não obteve resposta.

Então, uma ação militar foi realizada contra quem protestava, levando a oposição a buscar ajuda de governos estrangeiros. A batalha atraiu combatentes jihadistas estrangeiros e, como o Estado Islâmico, que invadiu grande parte do país e estabeleceu seu califado.

Entretanto, em 2016 e 2017, o EI perdeu a maior parte do seu território devido à intervenção militar do Ocidente e da Rússia. Em março de 2018, cerca de 25 mil combatentes do Exército Livre da Síria estiveram com tropas e forças especiais turcas que retomaram o controle de áreas e forçaram a saída dos rebeldes. Apesar disso, a guerra ainda não acabou.

À direita na foto, o Centro de Esperança, mantido pela Portas Abertas dá apoio aos cristãos em várias regiões na Síria. (Foto: Portas Abertas)

Como vivem os cristãos que ainda estão no país

Na próxima matéria, você vai conhecer cristãos que não desistiram de seu país, mas foram expulsos de suas casas, cidades e contam com a solidariedade de irmãos de todo o mundo. Para saber mais sobre os cristãos perseguidos na Síria, acesse o perfil do país na Lista Mundial da Perseguição. Se você quiser participar da vida desses cristãos e saber como ajudar, acesse a campanha Ajuda Emergencial para a Síria

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Crise econômica pode forçar pessoas a sair da Síria

Por conta da guerra, que já dura quase 10 anos, aproximadamente metade da população do país já foi deslocada. Saiba mais!

Síria: Igreja fica sem pastor após a quarentena

Há três meses, líder cristão aguarda autorização para retornar da Alemanha.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Cristãos trabalham para a reconstrução da Síria

Centros de Esperança investem em projetos de geração de renda. Saiba mais! 

Em tempo de Covid-19, interceda pela Síria

A guerra de nove anos deixou o sistema médico do país precário. Saiba mais! 

Turquia eleva para 33 o total de mortos em ataque aéreo sírio

ONU e Otan pedem o fim do conflito na região de Idlib, Síria. O ataque do governo Sírio aconteceu ontem no noroeste da Turquia....

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record