26 C
Vitória
quinta-feira, 7 julho 2022

Teólogos criam acordo Wesleyano para moldar o futuro metodista

Teólogos Charles Wesley, John Wesley e Francis Asbury retratados em vitrais em uma igreja no Lago Junaluska, Carolina do Norte.

64 estudiosos assinam documento que esperam fundamentar mais cristãos em doutrinas de santidade.

Sessenta e quatro estudiosos e teólogos assinaram um “ testemunho Wesleyano ”, um documento de seis partes e 62 páginas que eles esperam moldar o futuro do Metodismo, definir o Wesleyanismo ortodoxo e fundamentar mais cristãos na história de santificação e restauração através graça.

“Esta é a teologia wesleyana clássica e ortodoxa”, disse a professora do Novo Testamento da Universidade de Asbury, Suzanne Nicholson, que é uma das autoras. “O poder do Espírito Santo é maior que o poder do pecado. Não importa sua classe, sua raça, seu gênero, Deus está trabalhando entre os fiéis, e isso nos leva a uma devoção total a quem Deus é”.

“The Faith Once Delivered” (A fé uma vez entregue), foi elaborado pela primeira vez em janeiro em uma cúpula para “The Next Methodism” (O próximo metodismo). Estudiosos aliados à ala evangélica da Igreja Metodista Unida, bem como denominações de santidade e pentecostais, se reuniram, formaram cinco grupos de trabalho e co-escreveram declarações sobre cinco tópicos teológicos: a natureza de Deus, Criação, revelação, salvação e a Igreja. Uma sexta seção sobre escatologia ou “plenitude do tempo” foi adicionada posteriormente.

Três editores – estudiosos wesleyanos Ryan Danker, Jonathan Powers e Kevin Watson – revisaram o documento final. Foi publicado online pelo Instituto John Wesley.

Danker, que é diretor do instituto, disse ao CT que o documento não pretende ser polêmico, ou mesmo original. A esperança é oferecer “uma voz construtiva” que articule claramente a compreensão Wesleyana da ortodoxia cristã.

“Estes são eruditos Wesleyanos fiéis que estão comprometidos com a fé uma vez entregue, com o Cristianismo Niceno”, disse ele. “O metodismo está entrando em um período em que vai precisar se dividir novamente, e isso acontece sempre que há uma divisão. Voltamos às Escrituras e aos pais da igreja”.

A Igreja Metodista Unida (UMC), que tem cerca de 31.000 congregações nos EUA, está atualmente se dividindo sobre questões LGBT. A denominação concordou com um plano de divisão em 2020, mas atrasou duas vezes a reunião onde a divisão poderia ocorrer, citando preocupações com o COVID-19. Em maio, alguns tradicionalistas decidiram não esperar mais e lançaram a Igreja Metodista Global (GMC). Até agora, cerca de 100 congregações começaram o processo de deixar o UMC e ingressar no GMC.

De acordo com Danker, a divisão decorre de entendimentos concorrentes de santidade. Os tradicionalistas ligam a doutrina à pureza e questões de ética sexual. Os progressistas o conectam à inclusão e à aceitação.

O maior problema, de sua perspectiva, são os metodistas que priorizaram instituições e estruturas organizacionais sobre tudo o mais.

“No meio você tem um núcleo institucionalista moderado que realmente perdeu a visão de santidade”, disse ele. “Eles estão interessados ​​em criar um guarda-chuva sob o qual vários pontos de vista possam existir em unidade e harmonia, mas o que realmente une é simplesmente ter pessoas sob o guarda-chuva.”

“The Faith Once Delivered”, por outro lado, tenta reunir os cristãos em torno da narrativa teológica da restauração da imagem de Deus na humanidade. Não menciona a homossexualidade e só fala de casamento uma vez.

O documento começa com os atributos de Deus. As seções subsequentes explicam como a imagem foi dada na criação, mas manchada pelo pecado; como se revela na história humana através da encarnação de Cristo e do testemunho das Escrituras; restaurado em nós através da salvação e santificação; pode ser vivida na igreja; e é finalmente glorificado em nossa unidade ressuscitada com Cristo.

“Termine, então, sua nova criação”, Charles Wesley escreveu uma vez , “puros e imaculados, sejamos. / Deixe-nos ver a tua grande salvação, perfeitamente restaurada em ti.”

Essa articulação teológica não é apenas para metodistas que lidam com divisão, de acordo com o teólogo pentecostal Dale Coulter.

“O catalisador imediato disso foi o que estava acontecendo na UMC”, disse ele, “mas quando nos reunimos, todos concordaram que não estamos escrevendo isso para resolver isso. Estamos escrevendo isso na esperança de articular um testemunho wesleyano ortodoxo.”

Coulter espera que seja usado por sua própria denominação, a Igreja de Deus de Cleveland, Tennessee, e por uma ampla gama de outros cristãos também. O documento é católico minúsculo, disse ele, e frequentemente faz referência aos pais da igreja primitiva e teólogos medievais, além da Bíblia e dos escritos de John e Charles Wesley.

Também é profundamente trinitário, falando sobre Criação e restauração como obra do Pai, Filho e Espírito Santo. Coulter, que trabalhou na linguagem trinitária no documento, disse que apresenta uma visão “cristológica e pneumatológica” robusta, enraizada nas Escrituras, na tradição e na experiência espiritual, e tem uma visão abrangente da salvação.

“Esta declaração tenta mostrar que a salvação é, nas palavras de John Wesley, ‘desde o alvorecer da graça na alma até sua restauração na glória’”, disse Coulter. “Não estamos fixados na justificação, o que leva a essa dicotomia entre evangelismo e justiça social.

Estamos focados na santidade. O Wesleyanismo tenta articular uma teologia holística centrada na santidade.”

Alguns defensores de “The Faith Once Delivered” esperam que o documento aumente a visibilidade da teologia wesleyana entre os evangélicos, oferecendo-lhes uma alternativa ao calvinismo mais dominante. Mark Tooley, um comentarista metodista conservador, jocosamente chamou o documento de “nosso sínodo de Dort”, referindo-se à reunião do século 17 onde teólogos reformados se reuniram para articular os cinco pontos do calvinismo.

“Eles criaram um documento acessível e acessível”, disse Tooley. “Ele articulou claramente as ideias calvinistas e teve influência por 400 anos. Espero que este documento tenha 400 anos de influência.”

Hoje, muitos evangélicos não conseguem nomear nenhuma das especificidades da teologia Wesleyana. Quando os evangélicos reformados lutam por mulheres no ministério, justiça social, racismo estrutural e até mesmo se a empatia pode ou não ser um pecado , poucos se voltam para a tradição wesleyana para outra perspectiva.

O Wesleyanismo é mais igualitário, com uma longa tradição de mulheres no ministério. É mais otimista e enfatiza a disponibilidade da graça de Deus para todos. Mas, de acordo com Tooley, mesmo os jovens metodistas muitas vezes não sabem disso e não sabem onde procurar uma visão Wesleyana.

Lilia Barros, com informações da Christianitytoday

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se