24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Teólogo dá 7 dicas para que o cristão não seja murmurador

Foto: Reprodução

“Elogie muito. Fixe seus olhos em Deus e nas maravilhas de Sua criação e redenção, e encha-se de louvor”, diz o teólogo John Piper

Por Patricia Scott 

O teólogo e professor da Bíblia John Piper listou sete estratégias que os cristãos podem empregar para combater a tendência de ter um “espírito crítico”. Segundo ele, todas as pessoas estão “programadas para serem críticas”. No entanto, Piper encontrou mecanismos a partir de experiência pessoal e também da leitura da Bíblia para lutar contra um espírito crítico.

Vale destacar que o site de apologética cristã Got Questions descreve uma pessoa com espírito crítico como alguém que “tem tendência a reclamar, ver o copo meio vazio, arruinar expectativas não atendidas, sentir o fracasso (nos outros mais do que em si mesmo) e julgar”. Então, a primeira dica de Piper é reconhecer as próprias falhas.

O teólogo aponta para uma passagem em Mateus 7.3-5. Nela, Jesus adverte Seus seguidores sobre serem hipócritas ao julgar os outros. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.

- Continua após a publicidade -
Teólogo dá 7 dicas para que o cristão não seja murmurador
Foto: Screengrab: Vimeo/DesiringGod

A segunda é lembrar como alguém é salvo, e a terceira é ter um coração agradecido. Já a quarta é “meditar sobre o que é o amor e como o amor é essencial para o cristão”.
“Eu acho que a maioria de nós deveria memorizar toda a Primeira Coríntios 13. Esse capítulo tem apenas 13 versículos. É o capítulo mais importante da Bíblia sobre o amor ”, enfatizou Piper e continuou: “E você pode memorizá-lo em uma semana se se concentrar nisso e, em seguida, repeti-lo para si mesmo por um ano ou mais e ver o que acontece”.

Piper recomendou ainda, como quinta dica, que os cristãos se perguntem como ser constantemente crítico é realmente benéfico, observando que “Jesus disse que essa é uma boa pergunta a se fazer quando se trata de muitos pecados: O que eles estão fazendo de bom? Como você está ajudando alguém com essa tendência particular?”.

Já a sexta dica destacada pelo teólogo John Piper é um conselho: “olhar para toda a natureza” e “cultivar uma visão da vida, hora a hora, que seja mais expansiva – coração maior, global, universal, abrangente, em transe por Deus”.

Finalmente, Piper recomendou estar sempre focado no louvor. Segundo ele, o cristão precisa “encher sua mente, seu coração e sua boca de louvor”. “O remédio para não ser um desajustado irritadiço e hipercrítico é elogiar muito. Portanto, fixe seus olhos em Deus e nas maravilhas de Sua criação e redenção, e encha-se de louvor” .

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -