As tentações da adoração evangélica

Foto: Reprodução

Não se trata de fabricar sentimentos religiosos positivos.

Mesmo uma tradição que tem todas as “ferramentas” certas para a adoração pode tropeçar. Relaciono esta experiência para dizer que, embora eu acredite que, em geral, a Ortodoxia exalta e glorifica a Deus como nenhuma outra tradição cristã, está longe de ser perfeita. Também mostra que até mesmo uma tradição que tem todas as “ferramentas” certas para a adoração pode tropeçar.

Nosso anseio compreensível e muitas vezes impressionante é levar o amor de Deus ao mundo. No entanto, creio que as Escrituras são claras de que nosso primeiro chamado é ficar na presença de nosso Deus amoroso e adorá-lo. Nosso objetivo principal é “glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”.

Em primeiro lugar, note que, dependendo de como alguém os contará, três ou quatro dos Dez Mandamentos são sobre o culto apropriado. Você não deve ter outro deus além de mim. Você não deve fazer por si mesmo um ídolo de qualquer espécie.

Se isso não bastasse, acrescente a isso as muitas leis detalhadas que prescrevem como o Templo deve ser construído e adornado, e como a adoração deve ser conduzida. Deus aparentemente não achava que qualquer detalhe fosse pequeno demais quando se tratava de adoração.

Há o Livro dos Salmos, que nada mais é do que um hinário para adoração. Para ter certeza, nos Profetas, o Senhor castiga seu povo por sua adoração excessivamente exigente, especialmente quando a assim chamada devoção a Deus não foi correspondida pelo amor ao próximo. E assim encontramos Deus dizendo muitas vezes, de uma maneira ou de outra, que a verdadeira adoração é buscar justiça para os oprimidos.

No final, a ética nunca substitui a adoração nos profetas, mas é vista como um complemento necessário para a verdadeira adoração. É tudo sobre adoração. Como o profeta Miquéias registrou: Nos últimos dias, a montanha da casa do Senhor. Será o mais alto de todos. O lugar mais importante da terra. Ela será levantada acima das outras colinas, e pessoas de todo o mundo irão para lá para adorar. (4: 1–2)

Essa visão significando tanto seu destino quanto seu propósito – dificilmente é abandonada no Novo Testamento. Da visão de Paulo de todo joelho dobrado e toda língua confessando Jesus como Senhor (Phil. 2) à visão de John dos 24 anciãos que glorificam a Deus (Rev. 4) e muitos lugares entre, nós vemos adoração como a grande e maravilhosa atividade no reino. do céu.

Procurando por esse sentimento 

Na última década, as congregações evangélicas acordaram para a centralidade do louvor e da adoração, conforme a Escritura ordena. Um dos grandes desenvolvimentos do nosso tempo é como nós adoramos.

“Praise choruses” e a música de adoração contemporânea, apesar de todas as suas limitações, direcionam nossos corações e mentes na direção de Deus. Não é preciso nem mesmo ser ensinado a erguer o rosto ou erguer os braços enquanto você canta essas canções, pois as próprias canções muitas vezes levam a pessoa a buscar e a louvar a Deus. É preciso ser um avarento espiritual para não reconhecer como essa música ajudou a igreja a adorar a Deus.

A tentação da horizontal está sempre conosco e vem em muitos disfarces em nossa adoração. Líderes de adoração, como eles mesmos admitem, são tentados a seguir as Palestras de Finney sobre Reavivamentos. 

Todo líder de louvor digno de si sabe como administrar as emoções da congregação, movendo-as da devoção silenciosa para o elogio estridente ou da adulação de baixo pulsar para a meditação silenciosa. Apesar da manipulação às vezes óbvia, fomos tocados por Deus nesses serviços. Mas é uma tentação constante substituir Deus por técnica, para buscar não o Santo dos Santos, mas principalmente a alegria devocional.

Muitas semanas o que mais querem é que a adoração dê um bom sentimento espiritual. Cantamos vários refrões que dizem: “Derrubem sua glória” e “mostrem sua cara”. Mas não sabemos o que estamos pedindo. As pessoas na Bíblia que realmente encontram a glória de Deus caem no chão com medo.

O próprio Deus se recusa a permitir que Moisés veja seu rosto precisamente porque isso levará ao falecimento de Moisés (Êxodo 33:20). Ainda mais perturbador é a conexão que o evangelho de João faz com a glória divina. É certamente em parte sobre a exibição dos poderes miraculosos de Jesus – mas eles não eram tão espetaculares a ponto de impedir alguns da incredulidade.

Quando cantamos pedindo a glória de Deus, não estamos pedindo para conhecer o temor de Deus e o sofrimento humilde que a vida nele traz. Não, se formos honestos com nós mesmos, queremos principalmente um bom sentimento religioso. Nós realmente não estamos totalmente interessados ​​em qual é a glória de Deus e o que ela pode fazer conosco.

Mas deixe-me ser justo. O que freqüentemente pedimos em tais canções de louvor é conhecer a Deus intimamente, pessoalmente e imediatamente. A esse respeito, estamos muito sintonizados com o salmista, que cuida de Deus. Contudo, é sensato observar que, se conseguirmos o que pedimos, será mais complexo e paradoxal do que podemos imaginar. É por isso que é outro bom sinal de que mais e mais igrejas estão tentando integrar hinos clássicos em suas ofertas, uma vez que falam da plenitude e complexidade de Deus.

Como nós realmente moldamos nossos serviços aponta para outra tentação horizontal. Por exemplo, temos um culto mais ou menos estruturado em torno de dois ícones culturais: o concerto de rock e a comédia noturna (mais dos últimos quando escrevo sobre pregação). Por um lado, muitas igrejas evangélicas têm uma banda típica – guitarras, baixo, piano elétrico e bateria, junto com cantores – tocando na frente. “Não, eles estão liderando a adoração, não realizando”, objetamos.

Mas vamos encarar isso, há um elemento performativo em tudo no palco. Sim, eles pretendem nos levar em adoração, mas todos nós fomos a serviços onde a música é tão alta que não podemos ouvir a pessoa ao nosso lado cantando. Tanto quanto os líderes de adoração se esforçam para manter seus egos sob controle,

Mesmo as igrejas comprometidas com o culto mais clássico e litúrgico encontram a tentação de imitar um concerto de rock irresistível. Mesmo as igrejas comprometidas com o culto mais clássico e litúrgico encontram a tentação de imitar um concerto de rock irresistível. Uma igreja anglicana que conheço, ao reformar um prédio para adorar, plantou a bateria não ao lado dos outros músicos, mas à direita da grande cruz que adorna o centro do palco.
Para ser claro, esta é uma das igrejas mais eficazes na comunidade para alcançar os perdidos e ferir em nome de Cristo. No entanto, é um exemplo de como estamos confusos sobre a relação entre horizontal e vertical – e as mensagens confusas que acabamos enviando para nós mesmos e para aqueles que visitam nossas igrejas.

Deixe-me ser justo de outra maneira: não é como se as igrejas litúrgicas tradicionais tivessem alguma vantagem aqui. Tendo sido um membro de longa data das igrejas episcopais e anglicanas, posso assegurar-lhe que não é incomum que uma conversa pós-adoração se preocupe com se alguma ação ou palavra litúrgica foi feita apropriadamente, seguida por uma palavra ao sacerdote que tal e tal acólito precisa de mais treinamento.

Repensar adoração

Repensar como fazemos a adoração começa, então, mantendo o foco em Deus como ele é em toda a sua complexidade (não como queremos que ele seja) do começo ao fim. Significa entrar em adoração, procurando, acima de tudo, oferecer algo a Deus, não importa como nos sentimos ou como o serviço nos faz sentir.

Como fazer isso sem se distrair – bem, líderes de louvor experientes terão as melhores idéias sobre isso; eles negociam o culto / entretenimento, glorificando as tensões de Deus / cantores a cada semana. Eles conhecem os desafios. Eu acho que o primeiro passo é reconhecer que, dado como estruturamos o culto contemporâneo, não há como evitar o fato de que esta é uma tensão constante.

Tudo o que acontece em um serviço é, de fato, adoração a Deus, se vemos a adoração como um grande drama ou diálogo em que falamos a Deus e Deus fala conosco.

Eu pensaria que outra chave é reconhecer que tudo o que acontece em um serviço é, de fato, adoração a Deus, se vemos a adoração como um grande drama ou diálogo em que falamos a Deus e Deus fala conosco.

Muitos evangélicos adquiriram o terrível hábito teológico de chamar apenas a primeira parte de nossos serviços de “adoração”, a primeira parte em que cantamos louvores a Deus em três ou quatro canções. Dizemos coisas como: “Antes de ouvirmos o sermão, vamos passar algum tempo na adoração”.

Como se o canto fosse sobre Deus e o sermão não fosse sobre Deus. Isso é uma confusão da primeira ordem. Como veremos nos ensaios sobre a Bíblia e sobre a pregação, esta parte do serviço também deve ser sobre Deus em primeiro lugar. É por isso que tradicionalmente todo o culto – canto, oração, Bíblia, pregação, oferenda e bênção – é considerado culto. É tudo sobre Deus.

Então essa é uma percepção que podemos mudar. Outra tem a ver com os sacramentos / ordenanças, que caíram em descrédito em muitos círculos evangélicos. Esse será o assunto do ensaio da próxima semana.

*Extraído de Christiany Today


leia mais

Louvor que salva vidas
Música na igreja: todos os ritmos convém?