23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

As tentações da adoração evangélica

Não se trata de fabricar sentimentos religiosos positivos.

Mesmo uma tradição que tem todas as “ferramentas” certas para a adoração pode tropeçar. Relaciono esta experiência para dizer que, embora eu acredite que, em geral, a Ortodoxia exalta e glorifica a Deus como nenhuma outra tradição cristã, está longe de ser perfeita. Também mostra que até mesmo uma tradição que tem todas as “ferramentas” certas para a adoração pode tropeçar.

Nosso anseio compreensível e muitas vezes impressionante é levar o amor de Deus ao mundo. No entanto, creio que as Escrituras são claras de que nosso primeiro chamado é ficar na presença de nosso Deus amoroso e adorá-lo. Nosso objetivo principal é “glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”.

Em primeiro lugar, note que, dependendo de como alguém os contará, três ou quatro dos Dez Mandamentos são sobre o culto apropriado. Você não deve ter outro deus além de mim. Você não deve fazer por si mesmo um ídolo de qualquer espécie.

Se isso não bastasse, acrescente a isso as muitas leis detalhadas que prescrevem como o Templo deve ser construído e adornado, e como a adoração deve ser conduzida. Deus aparentemente não achava que qualquer detalhe fosse pequeno demais quando se tratava de adoração.

Há o Livro dos Salmos, que nada mais é do que um hinário para adoração. Para ter certeza, nos Profetas, o Senhor castiga seu povo por sua adoração excessivamente exigente, especialmente quando a assim chamada devoção a Deus não foi correspondida pelo amor ao próximo. E assim encontramos Deus dizendo muitas vezes, de uma maneira ou de outra, que a verdadeira adoração é buscar justiça para os oprimidos.

No final, a ética nunca substitui a adoração nos profetas, mas é vista como um complemento necessário para a verdadeira adoração. É tudo sobre adoração. Como o profeta Miquéias registrou: Nos últimos dias, a montanha da casa do Senhor. Será o mais alto de todos. O lugar mais importante da terra. Ela será levantada acima das outras colinas, e pessoas de todo o mundo irão para lá para adorar. (4: 1–2)

Essa visão significando tanto seu destino quanto seu propósito – dificilmente é abandonada no Novo Testamento. Da visão de Paulo de todo joelho dobrado e toda língua confessando Jesus como Senhor (Phil. 2) à visão de John dos 24 anciãos que glorificam a Deus (Rev. 4) e muitos lugares entre, nós vemos adoração como a grande e maravilhosa atividade no reino. do céu.

Procurando por esse sentimento 

Na última década, as congregações evangélicas acordaram para a centralidade do louvor e da adoração, conforme a Escritura ordena. Um dos grandes desenvolvimentos do nosso tempo é como nós adoramos.

“Praise choruses” e a música de adoração contemporânea, apesar de todas as suas limitações, direcionam nossos corações e mentes na direção de Deus. Não é preciso nem mesmo ser ensinado a erguer o rosto ou erguer os braços enquanto você canta essas canções, pois as próprias canções muitas vezes levam a pessoa a buscar e a louvar a Deus. É preciso ser um avarento espiritual para não reconhecer como essa música ajudou a igreja a adorar a Deus.

A tentação da horizontal está sempre conosco e vem em muitos disfarces em nossa adoração. Líderes de adoração, como eles mesmos admitem, são tentados a seguir as Palestras de Finney sobre Reavivamentos. 

Todo líder de louvor digno de si sabe como administrar as emoções da congregação, movendo-as da devoção silenciosa para o elogio estridente ou da adulação de baixo pulsar para a meditação silenciosa. Apesar da manipulação às vezes óbvia, fomos tocados por Deus nesses serviços. Mas é uma tentação constante substituir Deus por técnica, para buscar não o Santo dos Santos, mas principalmente a alegria devocional.

Muitas semanas o que mais querem é que a adoração dê um bom sentimento espiritual. Cantamos vários refrões que dizem: “Derrubem sua glória” e “mostrem sua cara”. Mas não sabemos o que estamos pedindo. As pessoas na Bíblia que realmente encontram a glória de Deus caem no chão com medo.

O próprio Deus se recusa a permitir que Moisés veja seu rosto precisamente porque isso levará ao falecimento de Moisés (Êxodo 33:20). Ainda mais perturbador é a conexão que o evangelho de João faz com a glória divina. É certamente em parte sobre a exibição dos poderes miraculosos de Jesus – mas eles não eram tão espetaculares a ponto de impedir alguns da incredulidade.

Quando cantamos pedindo a glória de Deus, não estamos pedindo para conhecer o temor de Deus e o sofrimento humilde que a vida nele traz. Não, se formos honestos com nós mesmos, queremos principalmente um bom sentimento religioso. Nós realmente não estamos totalmente interessados ​​em qual é a glória de Deus e o que ela pode fazer conosco.

Mas deixe-me ser justo. O que freqüentemente pedimos em tais canções de louvor é conhecer a Deus intimamente, pessoalmente e imediatamente. A esse respeito, estamos muito sintonizados com o salmista, que cuida de Deus. Contudo, é sensato observar que, se conseguirmos o que pedimos, será mais complexo e paradoxal do que podemos imaginar. É por isso que é outro bom sinal de que mais e mais igrejas estão tentando integrar hinos clássicos em suas ofertas, uma vez que falam da plenitude e complexidade de Deus.

Como nós realmente moldamos nossos serviços aponta para outra tentação horizontal. Por exemplo, temos um culto mais ou menos estruturado em torno de dois ícones culturais: o concerto de rock e a comédia noturna (mais dos últimos quando escrevo sobre pregação). Por um lado, muitas igrejas evangélicas têm uma banda típica – guitarras, baixo, piano elétrico e bateria, junto com cantores – tocando na frente. “Não, eles estão liderando a adoração, não realizando”, objetamos.

Mas vamos encarar isso, há um elemento performativo em tudo no palco. Sim, eles pretendem nos levar em adoração, mas todos nós fomos a serviços onde a música é tão alta que não podemos ouvir a pessoa ao nosso lado cantando. Tanto quanto os líderes de adoração se esforçam para manter seus egos sob controle,

Mesmo as igrejas comprometidas com o culto mais clássico e litúrgico encontram a tentação de imitar um concerto de rock irresistível. Mesmo as igrejas comprometidas com o culto mais clássico e litúrgico encontram a tentação de imitar um concerto de rock irresistível. Uma igreja anglicana que conheço, ao reformar um prédio para adorar, plantou a bateria não ao lado dos outros músicos, mas à direita da grande cruz que adorna o centro do palco.
Para ser claro, esta é uma das igrejas mais eficazes na comunidade para alcançar os perdidos e ferir em nome de Cristo. No entanto, é um exemplo de como estamos confusos sobre a relação entre horizontal e vertical – e as mensagens confusas que acabamos enviando para nós mesmos e para aqueles que visitam nossas igrejas.

Deixe-me ser justo de outra maneira: não é como se as igrejas litúrgicas tradicionais tivessem alguma vantagem aqui. Tendo sido um membro de longa data das igrejas episcopais e anglicanas, posso assegurar-lhe que não é incomum que uma conversa pós-adoração se preocupe com se alguma ação ou palavra litúrgica foi feita apropriadamente, seguida por uma palavra ao sacerdote que tal e tal acólito precisa de mais treinamento.

Repensar adoração

Repensar como fazemos a adoração começa, então, mantendo o foco em Deus como ele é em toda a sua complexidade (não como queremos que ele seja) do começo ao fim. Significa entrar em adoração, procurando, acima de tudo, oferecer algo a Deus, não importa como nos sentimos ou como o serviço nos faz sentir.

Como fazer isso sem se distrair – bem, líderes de louvor experientes terão as melhores idéias sobre isso; eles negociam o culto / entretenimento, glorificando as tensões de Deus / cantores a cada semana. Eles conhecem os desafios. Eu acho que o primeiro passo é reconhecer que, dado como estruturamos o culto contemporâneo, não há como evitar o fato de que esta é uma tensão constante.

Tudo o que acontece em um serviço é, de fato, adoração a Deus, se vemos a adoração como um grande drama ou diálogo em que falamos a Deus e Deus fala conosco.

Eu pensaria que outra chave é reconhecer que tudo o que acontece em um serviço é, de fato, adoração a Deus, se vemos a adoração como um grande drama ou diálogo em que falamos a Deus e Deus fala conosco.

Muitos evangélicos adquiriram o terrível hábito teológico de chamar apenas a primeira parte de nossos serviços de “adoração”, a primeira parte em que cantamos louvores a Deus em três ou quatro canções. Dizemos coisas como: “Antes de ouvirmos o sermão, vamos passar algum tempo na adoração”.

Como se o canto fosse sobre Deus e o sermão não fosse sobre Deus. Isso é uma confusão da primeira ordem. Como veremos nos ensaios sobre a Bíblia e sobre a pregação, esta parte do serviço também deve ser sobre Deus em primeiro lugar. É por isso que tradicionalmente todo o culto – canto, oração, Bíblia, pregação, oferenda e bênção – é considerado culto. É tudo sobre Deus.

Então essa é uma percepção que podemos mudar. Outra tem a ver com os sacramentos / ordenanças, que caíram em descrédito em muitos círculos evangélicos. Esse será o assunto do ensaio da próxima semana.

*Extraído de Christiany Today


leia mais

Louvor que salva vidas
Música na igreja: todos os ritmos convém?

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!