24.7 C
Vitória
segunda-feira, 19 outubro 2020

Temporal deixa mortos no Rio de Janeiro

Leia também

PIB de SP terá queda de 2% a 2,5% em 2020, diz Meirelles

O documento mais recente aponta queda de 5% no PIB brasileiro em 2020 e alta de 3,5% em 2021

IBGE: final de setembro teve saída de formais, mas alta na ocupação é tendência

A população desempregada foi estimada em um recorde de 14,0 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

Gilmar: levar ações penais para o plenário é bom, mas acho que não dará certo

As ações penais passarão a ser levadas para análise do plenário, formado pelos onze integrantes do tribunal

O município do Rio de Janeiro está em estado de crise. “A situação está crítica”, diz pastor

Pelo menos três pessoas morreram por causa da chuva que atinge, desde a noite de ontem (8), a cidade do Rio de Janeiro. Duas delas foram vítimas de um deslizamento no Morro da Babilônia, no Leme, zona sul da cidade.

A terceira morte, por afogamento, foi registrada na Avenida Marquês de São Vicente, na Gávea. Segundo relatos, um homem que estava na garupa de uma moto acabou derrubado pela correnteza e arrastado pela água. Quando o alagamento na via diminuiu, o corpo foi encontrado preso embaixo de um carro.

O município do Rio de Janeiro está em estado de crise desde as 20h55 de ontem. As áreas mais afetadas foram as zonas sul e oeste. O temporal alagou ruas, derrubou árvores, destruiu carros e inundou túneis por toda a cidade.

“O Rio de janeiro não está funcionando”

Michel Medeiros, pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá e presidente da ONG Projeto Construir, afirmou que a situação da cidade está crítica. “As escolas fecharam, porque estão inundadas, carros submersos nas ruas. Algumas crianças morreram soterradas por um deslizamento no morro da Babilônia. Um homem morreu em Copacabana devido a um carro trazido pela água, que acabou passando por cima dele e ele morreu afogado. Ainda está chovendo muito. O Rio de janeiro não está funcionando”, lamenta.

Pr. Michel Medeiros

“Na rua da nossa igreja graças a Deus não houve muitos problemas. Não tive notícias de nenhum membro que tenha ficado desabrigado ou que tenha sido gravemente atingido. O que chegou a mim é de que as pessoas ficaram cerca de 5 horas presos no engarrafamento. A escola que funciona dentro da igreja, que é de educação infantil para as crianças da comunidade, não teve aula porque choveu muito e alagou dentro da sala de aula”, relata o pastor.

Alerta

De acordo com dados do Alerta Rio, o sistema de monitoramento meteorológico da prefeitura do Rio, o volume de chuva acumulado em apenas quatro hora na noite dessa segunda foi até 70% maior do que o esperado para todo o mês de abril em alguns pontos dessas regiões.

Na zona oeste, a estação medidora da Barrinha registrou 212 milímetros de chuva entre as 18h e as 22h. No mesmo período, na zona sul, choveu 168 milímetros em Copacabana, 164 na Rocinha e 149 no Jardim Botânico.

As sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra foram acionadas em 21 das 103 comunidades monitoradas pela Defesa Civil Municipal. Mas, segundo moradores, o alarme não chegou a ser acionado no Morro da Babilônia porque estava faltando energia na comunidade no momento do temporal.

A chuva também provocou o desabamento de mais um trecho da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer. Desta vez, a parte que caiu fica próxima do bairro de São Conrado. O desabamento ocorreu por volta das 22h, quando a via já estava fechada. Foi o quarto incidente desse tipo desde a inauguração da ciclovia, em janeiro de 2016. Um deles foi causado por ondas, durante uma ressaca, e três por temporais.

*Com informações da Agência Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

Procuradoria Eleitoral pede investigação contra Crivella por ‘Guardiões’

Nesta terça-feira, 2, a Polícia Civil do Rio cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra funcionários da prefeitura suspeitos de participar do esquema de "Guardiões"

MP denuncia Flordelis por ‘arquitetar’ assassinato do marido e faz operação

O MP informou que com relação à deputada, não foi requerido mandado de prisão, em razão de sua imunidade parlamentar

Rio passa de 10 mil mortes por covid-19

Com 232 mortes e 728 casos registrados nas últimas 24 horas, estado chegou a 10.080 óbitos e 112,6 mil pacientes contagiados; 93.423 se recuperaram

Secretário Estadual de Saúde do Rio deixa o cargo

Fernando Ferry havia assumido o cargo em 18 de maio, um dia após Witzel exonerar Edmar Santos. Saiba mais! 

Igreja faz Feirinha solidária para comunidade

A Feirinha solidária é um projeto de uma igreja do moro do Alemão, no Rio de Janeiro para ajudar a comunidade

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!

Dia da Bíblia 2020 será focado nos jovens

Dia da Bíblia esse ano propõe que todos os cristãos, principalmente os jovens, se engajem com a Palavra de Deus. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

Vencedor do Grammy Awards, Lecrae Moore: “Deus me restaurou”

O novo álbum do rapper cristão Lecrae Moore, que foi vencedor do Grammy Awards traz um testemunha luta contra a depressão: “Deus estava andando comigo, me restaurando”. Saiba mais!