Para a edição 2023, o tema proposto é “Que a Justiça e a Paz Fluam”, que tem como base bíblica Amós 5.24
Por Patricia Scott
O “Tempo da Criação” já começou! A mobilização global vai até o dia 4 de outubro. A ideia é encorajar as igrejas a estarem voltadas para as questões ambientais à luz da Palavra de Deus, inclusive a partir de ações práticas.
Para a edição 2023, o tema proposto é “Que a Justiça e a Paz Fluam”. A base bíblica está no texto do profeta Amós (5.24): “Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!”. No Brasil, o Renovar Nosso Mundo convoca as igrejas e os evangélicos a estarem engajados nesta iniciativa. Assim, a partir do cuidado com a criação produz um bom testemunho para a sociedade.
- 4 motivos para a igreja optar pela energia solar
- Movimento convoca as igrejas para engajamento à campanha ambiental
“Nossas orações, sermões e liturgias devem clamar por justiça não apenas para os humanos, mas para toda a criação. A justiça, aliada à paz, chama-nos ao arrependimento dos nossos pecados ecológicos e à mudança das nossas atitudes e ações. A retidão exige que vivamos em paz, sem conflito com nossos vizinhos humanos e construindo relacionamentos corretos com toda a criação”, ressalta o Guia de Celebração, que oferece ainda orientações sobre a campanha para as igrejas.
Confira algumas dicas do Renovar Nosso Mundo para o Tempo da Criação
- Realize um momento de oração
- Faça uma liturgia temática sobre a criação
- Torne o cuidado da criação um tema de pregação (ou sugira ao seu líder)
- Faça uma caminhada contemplativa e faça um exame da Terra
- Organize um evento de sustentabilidade, como limpeza dos corpos d’água e plantação de árvores
- Adote práticas e hábitos mais sustentáveis
- Participe e promova campanhas de sustentabilidade