17.4 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Templo flutuante no Amazonas, mesmo com pandemia

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

O que você acha do limite de barulho nos templos religiosos?

O Senado Federal está fazendo uma consulta pública sobre limites para emissão sonora das atividades em templos religioso.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Mesmo com a pandemia, o templo flutuante, da Igreja Adventista, continua a atender comunidades e ensinar sobre a Bíblia com o uso da tecnologia no Amazonas

Localizada a 60 quilômetros da cidade de Manacapuru, região metropolitana de Manaus, a comunidade Campinas do Norte tem sido atendida pela Igreja que Navega, um projeto missionário da Igreja Adventista, desde o início do ano. Ali moram cerca de 1.200 pessoas.

Em meados de março, os trabalhos do projeto foram alterados por conta das medidas preventivas contra a disseminação do novo coronavírus.

Com o isolamento social e a orientação de se evitar aglomerações, ela começou a realizar suas atividades para alcançar a comunidade através da Rádio Amazônia de Esperança, que é transmitida de dentro do próprio barco. Uma espécie de Templo flutuante.

“Conseguimos preparar uma grade de programação que incluiu a transmissão da Semana Santa com o pastor Luís Gonçalves para mais de 500 pessoas da localidade”, explica o pastor Frank Souza, responsável pelo templo flutuante.

Uma missão de esperança

Todos os dias, as cinco comunidades que compõem a região de Campinas do Norte podem ouvir as mensagens. A programação começa às cinco horas da manhã e segue até o meio-dia. Depois, retorna a partir das duas horas da tarde, seguindo até dez horas da noite.

“Através da rádio, orientamos os ouvintes acerca das medidas preventivas para evitar o contágio e também levamos esperança aos comunitários em meio à crise”, destaca Souza.

O agricultor Manuel da Silva é um dos moradores que tem acompanhado a programação da rádio desde o início. Ele e a família já decidiram ser batizados e aguardam o fim do isolamento social.

Classe Bíblica

No mês de maio, a rádio deu início à classe bíblica “Esperança em Tempos de Crise”. Trata-se de uma série com 21 temas. Foi criado um grupo de WhatsApp para interação com os ouvintes, que tem participação diária de cerca de 150 pessoas. “Temos entrado em contato com os interessados que querem estudar a Bíblia”, explica o pastor da embarcação.

Ele também tem atendido nos lares, seguindo as precauções de higiene, estudando a Bíblia com os interessados. “Realizamos visitações a esses ouvintes (usando máscaras) que solicitam nossa visita para confirmação de suas decisões de entregarem a vida a Jesus. Estamos na metade do evangelismo e já temos a confirmação de dezoito pessoas”, pontua.

Para o presidente da Igreja Adventista na região norte e centro-oeste do Amazonas (ACeAm), pastor Waldony Fiuza, a Igreja que Navega é um instrumento precioso para o cumprimento do evangelho no Amazonas. “Ela cumpre uma missão específica, levando o evangelho às comunidades distantes, onde não temos a presença adventista”, destaca.

Ações

Além dos estudos pela rádio, são realizados programas sobre saúde, família e educação de filhos. Estão sendo preparados conteúdos específicos para as crianças e saúde da mulher. Enquanto a quarentena continuar, a Igreja que Navega aguarda a autorização para reabrir o auditório.

Neste período está sendo negociado a compra de um terreno para a construção de um templo adventista na comunidade, que terá capacidade para 80 novos discípulos. Assim que terminar o distanciamento social será realizada uma ação de saúde para atender cerca de 500 pessoas.

Médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social farão os atendimentos gratuitos. “Estamos apenas aguardando o fim do isolamento social e a volta às atividades normais para trazer a equipe à comunidade”, explica Souza. Em parceria com voluntários do município de Manacapuru também serão doadas cestas básicas para as famílias previamente cadastradas.

*Com informações de Notícias Adventistas

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Varejo de livros acumula perda de 13% em 2020

Efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no setor, que teve resultado 33% menor do que em maio de 2019

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição