26.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Templo flutuante no Amazonas, mesmo com pandemia

Leia também

Doria diz ter plano estadual alternativo à vacinação contra covid-19

O governador porém ressalvou: "tenho certeza que Ministério da Saúde não caminhará, não trilhará um caminho ideológico, partidário e eleitoral"

Doria lança programa para capacitação de motofretista

O governador paulista disse que o programa será financiado com recursos de multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)

São Paulo registra 937 mil casos confirmados e 33.984 óbitos pela covid-19

O Estado registrou entre domingo (20) e os últimos sete dias variação positiva dos casos confirmados de 17,8% e dos óbitos de 7,4%,

Mesmo com a pandemia, o templo flutuante, da Igreja Adventista, continua a atender comunidades e ensinar sobre a Bíblia com o uso da tecnologia no Amazonas

Localizada a 60 quilômetros da cidade de Manacapuru, região metropolitana de Manaus, a comunidade Campinas do Norte tem sido atendida pela Igreja que Navega, um projeto missionário da Igreja Adventista, desde o início do ano. Ali moram cerca de 1.200 pessoas.

Em meados de março, os trabalhos do projeto foram alterados por conta das medidas preventivas contra a disseminação do novo coronavírus.

Com o isolamento social e a orientação de se evitar aglomerações, ela começou a realizar suas atividades para alcançar a comunidade através da Rádio Amazônia de Esperança, que é transmitida de dentro do próprio barco. Uma espécie de Templo flutuante.

“Conseguimos preparar uma grade de programação que incluiu a transmissão da Semana Santa com o pastor Luís Gonçalves para mais de 500 pessoas da localidade”, explica o pastor Frank Souza, responsável pelo templo flutuante.

Uma missão de esperança

Todos os dias, as cinco comunidades que compõem a região de Campinas do Norte podem ouvir as mensagens. A programação começa às cinco horas da manhã e segue até o meio-dia. Depois, retorna a partir das duas horas da tarde, seguindo até dez horas da noite.

“Através da rádio, orientamos os ouvintes acerca das medidas preventivas para evitar o contágio e também levamos esperança aos comunitários em meio à crise”, destaca Souza.

O agricultor Manuel da Silva é um dos moradores que tem acompanhado a programação da rádio desde o início. Ele e a família já decidiram ser batizados e aguardam o fim do isolamento social.

Classe Bíblica

No mês de maio, a rádio deu início à classe bíblica “Esperança em Tempos de Crise”. Trata-se de uma série com 21 temas. Foi criado um grupo de WhatsApp para interação com os ouvintes, que tem participação diária de cerca de 150 pessoas. “Temos entrado em contato com os interessados que querem estudar a Bíblia”, explica o pastor da embarcação.

Ele também tem atendido nos lares, seguindo as precauções de higiene, estudando a Bíblia com os interessados. “Realizamos visitações a esses ouvintes (usando máscaras) que solicitam nossa visita para confirmação de suas decisões de entregarem a vida a Jesus. Estamos na metade do evangelismo e já temos a confirmação de dezoito pessoas”, pontua.

Para o presidente da Igreja Adventista na região norte e centro-oeste do Amazonas (ACeAm), pastor Waldony Fiuza, a Igreja que Navega é um instrumento precioso para o cumprimento do evangelho no Amazonas. “Ela cumpre uma missão específica, levando o evangelho às comunidades distantes, onde não temos a presença adventista”, destaca.

Ações

Além dos estudos pela rádio, são realizados programas sobre saúde, família e educação de filhos. Estão sendo preparados conteúdos específicos para as crianças e saúde da mulher. Enquanto a quarentena continuar, a Igreja que Navega aguarda a autorização para reabrir o auditório.

Neste período está sendo negociado a compra de um terreno para a construção de um templo adventista na comunidade, que terá capacidade para 80 novos discípulos. Assim que terminar o distanciamento social será realizada uma ação de saúde para atender cerca de 500 pessoas.

Médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social farão os atendimentos gratuitos. “Estamos apenas aguardando o fim do isolamento social e a volta às atividades normais para trazer a equipe à comunidade”, explica Souza. Em parceria com voluntários do município de Manacapuru também serão doadas cestas básicas para as famílias previamente cadastradas.

*Com informações de Notícias Adventistas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Live Elementos Essenciais do Discipulado hoje

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Angola: Justiça manda fechar templos da Igreja Universal

Prédios da Igreja Universal em Angola, localizados em pelo menos quatro regiões foram interditados por autoridades policiais neste domingo.

Após seis dias internado, André Mendonça deixa hospital

De acordo com o Ministério da Justiça, ele seguirá trabalhando de casa nas próximas três semanas. Saiba mais!

“Maior tesouro”, com Anderson Freire e Jozyanne

Música é uma composição de Josyanne e Anderson Freire. "Maior tesouro" está disponível em todas plataformas digitais. Ouça a canção!

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!