20 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Teatro – Abram alas para a arte de evangelizar

Leia também

Brasil e EUA em novo acordo

Robert Lighthizer, participou do mesmo evento, e afirmou que o atual relacionamento beneficia ambos os países

Juiz bloqueia R$ 29 mi de Doria por ‘autopromoção’

Campos considerou que há indícios de que Doria os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Conselho de Ética: investigação contra Chico Rodrigues depende de Alcolumbre

A estratégia da cúpula do Senado é derrubar o afastamento determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Várias igrejas do Brasil tem apostado na arte teatral para ganhar vidas para Deus. “É possível fazer um teatro com qualidade, respeitando a arte e pregando a palavra de Deus”, diz Caíque Oliveira, do Ministério Jeová Nissi

Hoje é o dia nacional do Teatros! Expressão das mais antigas do espírito lúdico da humanidade. Uma arte cênica peculiar, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário. Pode ser uma comédia, um drama e outros gêneros.

Exige uma segunda operação artística: a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia. O certo é que essa manifestação artística encanta. Essa tem sido cada vez mais usada nas igrejas evangélicas do Brasil como ferramenta de evangelização.

Caíque Oliveira é um dos percursores no Brasil nesta área. Há 19 anos ele lidera o Ministério Jeová Nissi, que percorre o país usando a arte como ferramenta de inclusão social e orientação às famílias de várias classes sociais. Ele afirma que o teatro é o braço do evangelismo.

“As vezes vamos a lugares que não permitem a entrada de um pastor, e com uma peça de teatro conseguimos alcançar um número de pessoas grande. Através de parábolas passamos a mensagem. Estamos numa geração muito visual e o teatro preenche essa lacuna e beneficia o crescimento da igreja”, explicou.

Mas no início teve tabus. As dificuldades vieram para a continuidade do ministério. “Quando começamos, esse ministério era mal visto o grupo de teatro nas igrejas. Tinha muita resistência por parte dos cristãos, que afirmavam que não era de Deus”, contou.

Porém, hoje, segundo Caíquie, a realidade é outra. 90% das igrejas tem um grupo de arte, seja de dança ou de teatro. “Nós mostramos que além de darmos oportunidades para jovens talentosos dentro da igreja, foi percebido que era algo que seria uma bênção para a igreja. Houve uma abertura grande dos pastores porque viram que as almas eram salvas. E a arte começou a crescer. E eu fico feliz por esse crescimento”, diz.

Foto: Amanda Poso

O Ministério

Caíque, que já trabalhava com teatro no meio secular, ousou sonhar com um grupo que largasse tudo para falar do amor de Deus através da arte. Iniciou o ministério com 12 jovens com a peça “Jardim do inimigo”. E de lá para cá só expandiu.

“No início eu percebi que teatro era uma lacuna na igreja e comecei a sonhar em implantar isso dentro da igreja. Então reuni alguns jovens de várias denominações que tiveram interessa em atuar no teatro. Dei aula para eles, vimos resultados e as portas começaram a se abrir. E por conta disso, tivemos confirmação de Deus que deveríamos trabalhar no ministério de tempo integral. Entendo que a renúncia leva milagres. Vimos os resultados nas apresentações, pois muitas pessoas se convertiam. Vejo que é possível fazer um teatro com qualidade, respeitando a arte e pregando a palavra de Deus”, disse.

O último musical realizado pelo Ministério foi o Rua Azuza, que ainda está em cartaz em São Paulo. O espetáculo, que tem uma temática cristã, tem encantado pessoas até do meio secular. A tendência, segundo Caíque, é o crescimento ainda mais do teatro dentro da igreja.

“Eu posso ver um futuro do teatro na igreja muito próximo. O Brasil já começou a enxergar esse crescimento. E daqui para frente eu vejo que é só a igreja experimentar o profissionalismo pleno com a arte dentro da igreja”, concluiu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

Superação! Ela venceu o câncer de mama

O Desafio Superação, em prol do Outubro Rosa mobilizou mais de 1.700 mulheres de todo o Brasil. Saiba mais!

Missionária suíça é executada por extremistas em Mali

Beatrice Stöckli foi assassinada por sequestradores da organização terrorista islâmica, que atua em diversos países da África. Saiba mais!

Professor leva mensagem de esperança em clipe

Frequentador da Igreja Adventista, Eduardo Rocha também canta e decidiu compor uma música para compartilhar fé e esperança com os alunos.

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.