27 C
Vitória
quarta-feira, 8 abril, 2020

Teatro – Abram alas para a arte de evangelizar

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

Irã liberta cristãos presos por sua fé

O país tem dezenas de líderes cristãos presos por se reunirem em casa para cultuar a Deus. Amin Khaki foi libertado após 3 anos de prisão. Confira! 

Covid-19: Brasil tem 667 mortes e mais de 13 mil casos confirmados

Número de mortes é 13% maior que o anunciado ontem (486). Saiba mais! 

Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

Instituição multilateral elenca melhores práticas comerciais para enfrentar a pandemia. Saiba mais! 

Várias igrejas do Brasil tem apostado na arte teatral para evangelizar e ganhar vidas para Deus. “É possível fazer um teatro com qualidade, respeitando a arte e pregando a palavra de Deus”, diz Caíque Oliveira, do Ministério Jeová Nissi

O teatro, expressão das mais antigas do espírito lúdico da humanidade, é uma arte cênica peculiar, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário. Pode ser uma comédia, um drama e outros gêneros.

Exige uma segunda operação artística: a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia. O certo é que essa manifestação artística encanta. Essa tem sido cada vez mais usada nas igrejas evangélicas do Brasil como ferramenta de evangelização.

Caíque Oliveira é um dos percursores no Brasil nesta área. Há 19 anos ele lidera o Ministério Jeová Nissi, que percorre o país usando a arte como ferramenta de inclusão social e orientação às famílias de várias classes sociais. Ele afirma que o teatro é o braço do evangelismo.

“As vezes vamos a lugares que não permitem a entrada de um pastor, e com uma peça de teatro conseguimos alcançar um número de pessoas grande. Através de parábolas passamos a mensagem. Estamos numa geração muito visual e o teatro preenche essa lacuna e beneficia o crescimento da igreja”, explicou.

Mas no início teve tabus. As dificuldades vieram para a continuidade do ministério. “Quando começamos, esse ministério era mal visto o grupo de teatro nas igrejas. Tinha muita resistência por parte dos cristãos, que afirmavam que não era de Deus”, contou.

Porém, hoje, segundo Caíquie, a realidade é outra. 90% das igrejas tem um grupo de arte, seja de dança ou de teatro. “Nós mostramos que além de darmos oportunidades para jovens talentosos dentro da igreja, foi percebido que era algo que seria uma bênção para a igreja. Houve uma abertura grande dos pastores porque viram que as almas eram salvas. E a arte começou a crescer. E eu fico feliz por esse crescimento”, diz.

Foto: Amanda Poso

O Ministério

Caíque, que já trabalhava com teatro no meio secular, ousou sonhar com um grupo que largasse tudo para falar do amor de Deus através da arte. Iniciou o ministério com 12 jovens com a peça “Jardim do inimigo”. E de lá para cá só expandiu.

“No início eu percebi que teatro era uma lacuna na igreja e comecei a sonhar em implantar isso dentro da igreja. Então reuni alguns jovens de várias denominações que tiveram interessa em atuar no teatro. Dei aula para eles, vimos resultados e as portas começaram a se abrir. E por conta disso, tivemos confirmação de Deus que deveríamos trabalhar no ministério de tempo integral. Entendo que a renúncia leva milagres. Vimos os resultados nas apresentações, pois muitas pessoas se convertiam. Vejo que é possível fazer um teatro com qualidade, respeitando a arte e pregando a palavra de Deus”, disse.

O último musical realizado pelo Ministério foi o Rua Azuza, que ainda está em cartaz em São Paulo. O espetáculo, que tem uma temática cristã, tem encantado pessoas até do meio secular. A tendência, segundo Caíque, é o crescimento ainda mais do teatro dentro da igreja.

“Eu posso ver um futuro do teatro na igreja muito próximo. O Brasil já começou a enxergar esse crescimento. E daqui para frente eu vejo que é só a igreja experimentar o profissionalismo pleno com a arte dentro da igreja”, concluiu.

Saiba mais sobre a cia Nissi


Leia mais

A arte para pregar o Evangelho com o Teatro Missão
Musical gospel “Rua Azuza” encanta artistas

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Conheça as novas artistas da Sony Music

Amanda Loyola, que é capixaba, foi destaque do quadro de Jovens Talentos do Raul Gil e Thais Castro, que é líder do ministério de louvor da igreja Por Amor de São Bernardo do Campo (SP). Agora as duas integram o time Sony Music

“Deus nos poupou”, desabafa Soraya Moraes

Em suas redes sociais, a cantora Soraya Moraes fez um desabafo da cura do marido de covid-19. Ela também revelou que estar curada da doença

Vencendo o medo é tema de campanha da SBB

Nesses tempos difíceis que o Brasil e o Mundo têm enfrentado, a Sociedade Bíblica do brasil quer levar Esperança às pessoas. Por isso, foi lançada a campanha de evangelização "Vencendo o Medo", com o objetivo de compartilhar a Palavra de Esperança.

Danilo Franco traz o pop pentecostal em “Confio em Deus”

Em tempos de isolamento social, a mensagem da canção "Confio em Deus", de Danilo Franco, pode fazer grande diferença na vida de milhares de pessoas.