23.8 C
Vitória
segunda-feira, 6 dezembro 2021

Casais: tarefas domésticas ainda recaem sobre as mulheres

Um levantamento da empresa americana Gallup mostrou que em 62% das casas as mulheres são responsáveis pelas decisões domésticas

O estudo apontou que a porcentagem de casais que dividem igualmente as atividades domésticas é quase a mesma de 1996.  A pesquisa foi realizada com mais de 3 mil pessoas entre os anos de 1996, 2007 e 2019. Os participantes foram questionados sobre diversas atividades, como limpeza da casa, lavar roupas, tomar conta dos filhos, cozinhar e cuidar do jardim.

Responsabilidades como lavar a louça, limpar a casa e preparar as refeições, também foram atribuídas às mulheres em mais da metade dos casos. Já os homens ficaram responsáveis por cuidar do carro e do jardim em, respectivamente, em 69% e 59% das casas.

Segundo a antropóloga e coach Cris Ljungmann, esse cenário está refletido nas relações como parte da herança histórica, cultural e familiar em que as mulheres aceitam essas tarefas. No Brasil, a associação do trabalho às tarefas domésticas, realizada geralmente pelas mulheres, é chamada de dupla jornada. Essas responsabilidades podem afetar a carreira e disposição da mulher que precisa se dividir entre diversas atividades.

” O realmente ruim não é a jornada dupla, mas a falta de opção. Pode afetar a empreendedora que precisa de tempo para construir o negócio, a empregada que precisa viajar ou maior dedicação ao trabalho para crescer na empresa”, explica a antropóloga.

*Com informações de Correio do Povo

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se