22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Talibã impõe nova restrição às liberdades das afegãs

Foto: Divulgação

Nenhuma mulher pode viajar em um voo local ou internacional sem um parente masculino”, ordenou o grupo islamita. Desde agosto, os talibãs reverteram duas décadas de avanços nos direitos das mulheres afegãs

Por Lilia Barros

As mulheres afegãs continuam sendo muito afetadas desde que o grupo Talibã assumiu o poder, há sete meses. A mais recente determinação do Talibã contra as mulheres daquele país é que as companhias aéreas no Afeganistão as impeçam de embarcar, a menos que estejam acompanhadas por um parente do sexo masculino,

Desde seu retorno ao poder em 15 de agosto de 2021, os talibãs anunciaram várias restrições à liberdade das mulheres, geralmente aplicadas localmente, de acordo com as autoridades regionais do ministério para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício.

O movimento islamita prometeu que apresentaria uma versão mais tolerante do rígido código de comportamento que seu governo impôs em seu primeiro período no poder, de 1996 a 2001. Mas desde agosto, os talibãs reverteram duas décadas de avanços nos direitos das mulheres afegãs. Elas foram excluídas da maioria dos cargos públicos e do Ensino Médio. Além disso, elas também são obrigadas a usar roupas de acordo com uma interpretação estrita do Alcorão.

- Continua após a publicidade -

As novas medidas contra o deslocamento das mulheres foram divulgadas poucos dias após o fechamento das escolas do Ensino Médio para meninas – apenas algumas horas após a reabertura pela primeira vez desde a chegada dos islamitas radicais ao poder.

Dois funcionários das companhias aéreas Ariana Afghan e Kam Air afirmaram no domingo à noite que os talibãs ordenaram que não permitam às mulheres que viajem sozinhas, sem a presença de um parente do sexo masculino. Uma carta enviada por um executivo da Ariana Afghan aos funcionários da companhia aérea após a reunião com os talibãs – a AFP obteve uma cópia da mensagem – confirma que as novas instruções devem ser aplicadas a todos os voos.

“Nenhuma mulher pode viajar em um voo local ou internacional sem um parente masculino”, afirma a carta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -