19.4 C
Vitória
sábado, 2 julho 2022

Alerta! onda de Fake news sobre o coronavírus

coronavirus_cred-Reuters1-672x420
FOTO: Reuters/Nguyen Huy Kham

Em várias partes do Brasil, há informações falsas sobre o coronavírus. Ministério da Saúde e o Twitter estão atuando para evitar a disseminação de fake news 

A epidemia de um novo tipo de coronavírus que atinge principalmente a China tem provocado a disseminação de uma série de fake news sobre o tema nas redes sociais.

Em Aracruz, interior do Espírito Santo, um áudio sobre uma possível internação de um paciente com suspeita de coronavírus no hospital São Camilo viralizou nesta terça (04). A notícia gerou preocupação na população.

A Prefeitura e o Hospital emitiram nota informando que a NOTÍCIA É FALSA. “Não há no município nenhum caso suspeito de Coronavírus. Informa também que, antecipando-se à possível chegada desse vírus em terras brasileiras, tomou todas as medidas legais junto aos governos estadual e federal para prevenção e bloqueio do mesmo”, disse a nota assinada pelo prefeito, Jones Cavaglieri.

“As publicações que estão sendo circuladas em redes sociais sobre suspeita de coronavírus referente a um paciente que se consultou no hospital não são verídicas. O caso do paciente não preenche a definição de caso clínico e epidemiológico para infecção pelo novo coronavírus 2019”, informa a nota do Hospital.

Sem pânico

Apesar da preocupação, especialistas garantem que não há motivo para pânico no Brasil. Nesta quarta-feira (29), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, acalmou a população.

“Temos que lembrar que o Brasil, nós estamos no verão, os casos de doenças respiratórias são mais comuns no inverno. A probabilidade de circulação tão intensa do vírus como aconteceu na China é muito pouco provável”.

Fake news

O Ministério da Saúde e o Twitter Brasil estão atuando para evitar a disseminação de fake news sobre o novo coronavírus, que já deixou mais de 300 mortos em todo o mundo. Agora, o usuário que buscar informações sobre a doença na rede social vai receber uma notificação para acessar o site do ministério.

“O Ministério da Saúde e o Twitter Brasil se unem para combater notícias falsas sobre o coronavírus. Agora, quem buscar sobre a doença aqui no Twitter vai receber uma notificação para acessar o site do Ministério da Saúde, com informações oficiais, atualizadas e confiáveis”, escreveu a pasta no Twitter.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se