30.5 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Surfistas vivem o evangelho de Cristo nas praias

Leia também

Gilmar, Toffoli, Alexandre e Lewandowski voltam para reeleição

Para Gilmar Mendes a regra de permitir apenas uma reeleição deve valer apenas a partir de agora, por conta do princípio da "anualidade"

Neoenergia vence disputa em leilão pela CEB-D

O grupo italiano era visto por especialistas no setor elétrico como grande favorito, tendo em vista o maior potencial de sinergias

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

Os missionários do “Surfistas de Cristo” usam os conceitos bíblicos para orientar os praticantes do surf em diversas praias brasileiras. Sediada na Austrália, a missão Christian Surfers International está presente em mais de 35 países

Os bancos da igreja são trocados pela areia da praia, mas a mensagem vinda da Bíblia continua presente. Alguns integrantes do movimento acumulam títulos, como o americano C.J. Hobgood, campeão do circuito mundial em 2001.

Possivelmente a mais conhecida é Bethany Hamilton. Aos 13 anos, a havaiana foi atacada por um tubarão, que lhe tirou o braço esquerdo. Mesmo assim, ela continuou competindo em alto nível. Sua história de fé e superação virou filme e livro. Em 2014, foi campeã da competição em Pipeline.

No litoral de São Paulo, os ex-atletas profissionais Marcos Santos e Tadeu Pereira usam sua experiência de vida e no esporte para testemunhar sobre como o relacionamento com Deus os mudou.

IMPACTO

O movimento, focando no discipulado individual, já reúne cerca de mil atletas em sete Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Pernambuco e São Paulo). Eles explicam que não querem divulgar uma igreja evangélica, embora seus integrantes frequentem várias delas.

Para missionários, os surfistas “não devem se esquecer do Criador das ondas”

Além da pregação, eles promovem ações práticas que se remetem à estreita relação do esporte com a natureza. Fazem campanhas para manter a limpeza das praias, separar o lixo reciclável, não destruir as vegetações rasteiras que mantêm o equilíbrio ecológico, denunciar esgoto a céu aberto e não entrar de carro na areia das praias.

“Muita gente do surfe usa drogas e tem uma vida desregrada. Eu vivi o outro lado também, com comemorações exageradas e bebedeira. Você pode celebrar com os amigos, mas com moderação. Não seguimos apenas regras religiosas, mas princípios que nos mantêm saudáveis”, explica Santos, graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, no Recife (PE).

Conforme Pereira, que é pastor da comunidade Semear: “Ser Surfista de Cristo é amar pegar a onda, mas não se esquecer do criador das ondas”.

Além da pregação, eles promovem ações que zelem pela natureza

O movimento

A versão nacional do movimento Christian Surfers International começou em 1989, nas praias de Olinda, Pernambuco. A primeira geração foi a do hoje pastor Tadeu, campeão paulista 1999, vice-campeão brasileiro em 2000 e vencedor de uma etapa do circuito internacional. Também fazem parte dela os campeões brasileiros Jojó de Olivença e Renato Galvão.

Entre os destaques da leva atual é o paulista Filipe Toledo que hoje está na Austrália disputando o Campeonato Mundial.

Com 14 anos, o futuro parece estar nas mãos de Diego Aguiar. Tricampeão paulista (2013, 2015 e 2017) e vice-campeão brasileiro no ano passado, ele afirma que seu sonho é estar na elite mundial.


Com informações Estadão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Os desafios de 2020: oportunidades para pregar o evangelho

Franklin Graham diz que, mesmo na pandemia, Deus criou oportunidades para o Evangelho O evangelista e presidente da Bolsa do Samaritano e da Associação Evangelística...

Natal criança: levando esperança do evangelho no Pacífico

Operação 'Natal criança', da ONG missionária Samaritan's Purse, dos EUA, está levando esperança do evangelho para a ilhas do Pacífico. Saiba mais!

A força do evangelho: Paixão pelas almas

Em um vídeo de uma pregação de rua, em São Paulo, uma jovem foi tomada pelo mover do Espírito Santo enquanto pregava o evangelho. Saiba mais!

Leitura e esporte para ressocializar presos no Brasil

Proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contempla redução da pena de presos já condenados. Saiba mais!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!