26.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Sinais nos céus? Cientistas descobrem a supernova mais brilhante já vista

Os pesquisadores suspeitam que a SN2016aps seja uma espécie de supernova cuja existência só era prevista teoricamente. Confira!

Os estágios finais de uma estrela são eventos astronômicos gigantescos. Elas explodem em luz e cores, às vezes liberando matéria com massa maior que a do Sol da Via Láctea. As supernovas, nome dado a esse evento, passam alguns dias brilhando intensamente para então perderem temperatura e brilho aos poucos, até desaparecerem.

Em 2016, um grupo de astrônomos descobriu uma supernova cujo brilho ofuscava a própria galáxia. Ela foi nomeada de SN2016aps e constatou-se que o evento aconteceu há quase quatro bilhões de anos. Quatro anos depois, em 2020, um grupo de pesquisadores liderados por Matt Nicholl, da Universidade de Birmingham (ENG), acredita que a explosão da SN2016aps foi a mais brilhante e mais forte já detectada.

No entanto, a SN2016aps produz uma radiação cinco vezes maior que a de uma supernova típica. Depois que foi observada em 2016, ela continuou brilhando por mais de mil dias – geralmente, elas brilham por apenas 20 dias.

A grandeza da SN2016aps não para por aí. De acordo com os cálculos dos pesquisadores, a supernova mais brilhante já observada tem massa entre 50 a 100 vezes maior que a do Sol. As supernovas observadas anteriormente tinham cerca de oito a 15 vezes mais massa que o nosso Sol.

Por isso, eles suspeitam que a supernova seja uma espécie conhecida como “instabilidade do par pulsacional”, cuja existência era prevista apenas teoricamente no universo da astronomia. Segundo o artigo publicado nessa segunda-feira, 13, na revista científica Nature Astronomy, supernovas costumam ter uma radiação inferior a 1% da energia total.

O que diz a Palavra? 

Um dos textos que fazem referência aos acontecimentos nos céus está em Lucas 21:25. “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas”.

Em sua conta na rede social, o pastor Lamartine Posella Igreja Batista Palavra Viva de São Paulo, despertou o público para o acontecimento, e disse “Mais um sinal se cumprindo. Agora nas estrelas”.

Além disso, o pastor citou o acontecimento científico único. “A maior supernova já vista explode em 2020”, afirma o pastor de acordo com o parecer publicado em artigo na última segunda-feira (13) na revista Nature Astronomy.

O fenômeno identificado pelos pesquisadores é pelo menos duas vezes mais brilhante e mais enérgico do que qualquer outro evento do tipo já registrado. Além disso, os especialistas especulam que a estrela que explodiu em supernova também era extremamente massiva: ela tinha entre 50 e 100 vezes a massa do Sol (normalmente supernovas têm entre 8 e 15 massas solares).

*Da Redação, com informações de O Povo Online e Galileu. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Eles são prioridade

Pesquisa revela que os pais cristãos escolhem a igreja pensando nos filhos. Saiba mais!

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!