30.5 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Superação! Ela venceu o câncer de mama

Leia também

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

‘Rachadinha’ é empecilho para candidatura de Arthur Lira

As investigações apontam que a "rachadinha" na Assembleia de Alagoas ocorreu, em parte, quando Lira ocupava um cargo no Legislativo estadual

Após vencer o câncer de mama, uma mulher cristã participou de uma corrida ao lado da filha. O Desafio Superação, em prol do Outubro Rosa mobilizou mais de 1.700 mulheres de todo o Brasil

História de superação de quem venceu o câncer. Quando descobriu que tinha câncer de mama, há pouco mais de um ano, Neuza Bená sentiu que ali era o fim. O choro foi a reação imediata e por um momento o mundo parecia ter desabado sobre seus ombros.

Ela fazia parte da estatística do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que previu, em 2019, o número de 60 mil casos de mulheres com este tipo de câncer. “Fazendo o toque percebi um nódulo. Imediatamente procurei a Unidade Básica de Saúde do bairro”, relembra.

Neuza, que é da igreja Adventista, fez o exame de mamografia e soube que estava com câncer de mama. Precisaria passar por uma cirurgia. O médico também alertou para o longo tratamento que estava por vir.

Durante um ano, Neuza ficou afastada do trabalho e, além da cirurgia, foi submetida a 18 sessões de radioterapia. Seu caso não necessitaria da quimio e, atualmente, o médico garante que Neuza não tem problema algum. Porém, precisa de três em três meses continuar o acompanhamento, durante cinco anos.

Corrida Superação

Neuza aproveitou a corrida que aconteceu neste domingo (18) para superar a si mesma. Ela se inscreveu no Desafio Superação, promovido pela Igreja Adventista. Entendeu que sua vida poderia servir de exemplo para outras mulheres.

“Quando você está com a doença, não é ali que o mundo acaba. Você tem que ter forças e incentivar a outras mulheres pra que elas façam o toque, vão ao médico e participem da corrida”, enfatiza.

Neuza se juntou ao grupo de 1.700 mulheres, de várias partes do Brasil, que participara, da corrida, em prol da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama.

“A igreja entendendo que o corpo é o tempo do Espírito Santo, o corpo deve estar em boas condições. O que só é possível quando se cuida da saúde. Ações como essa proporcionam e incentivam outros membros a praticarem exercício físico”, afirma Luís Mário de Souza, presidente da IASD para a região centro-norte capixaba.

superação_câncer
Após superar câncer de mama, Neuza incentiva a filha que passa por tratamento contra linforma de Hodgki. Foto: Filipe Adrian

Exemplo

Neuza não encarou o desafio sozinha. A filha, Elayne Bená, que também está em tratamento com câncer, mas de linfoma de Hodgki, que atua no sistema imunológico do corpo, também participou da corrida. Elayne vê a mãe como exemplo de superação.

“Toda a força que ela teve quando passou pelo tratamento dela, em mim também foi a mesma coisa. Então ela me deu forças e me ajuda muito. Por causo disso, tenho tido minhas caminhadas, alimentação saudável, tendo cuidado”, explicou.

Livros missionários

O grupo também realizou a distribuição de livros missionários numa ação que revela a preocupação dos adventistas capixabas na saúde física e emocional dos indivíduos. A fala da líder do Ministério da Mulher para a região, Jeanete Souza, conversa diretamente com a reflexão proposta acima.

Ela fala em unidade do corpo ao explicar que a pandemia levou a igreja a se reinventar para continuar motivando seus membros a cuidarem da saúde em todos os aspectos elencados.

“Por ter sido a primeira vez, uma corrida virtual, algo totalmente desconhecido, a mulherada abraçou, comprou a ideia. E o resultado está aí, mais de 370 mulheres, correndo, caminhando, cuidando do corpo, da mente e do Espírito”, garante.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!