23 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Superação! Ela venceu o câncer de mama

Após vencer o câncer de mama, uma mulher cristã participou de uma corrida ao lado da filha. O Desafio Superação, em prol do Outubro Rosa mobilizou mais de 1.700 mulheres de todo o Brasil

História de superação de quem venceu o câncer. Quando descobriu que tinha câncer de mama, há pouco mais de um ano, Neuza Bená sentiu que ali era o fim. O choro foi a reação imediata e por um momento o mundo parecia ter desabado sobre seus ombros.

Ela fazia parte da estatística do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que previu, em 2019, o número de 60 mil casos de mulheres com este tipo de câncer. “Fazendo o toque percebi um nódulo. Imediatamente procurei a Unidade Básica de Saúde do bairro”, relembra.

Neuza, que é da igreja Adventista, fez o exame de mamografia e soube que estava com câncer de mama. Precisaria passar por uma cirurgia. O médico também alertou para o longo tratamento que estava por vir.

Durante um ano, Neuza ficou afastada do trabalho e, além da cirurgia, foi submetida a 18 sessões de radioterapia. Seu caso não necessitaria da quimio e, atualmente, o médico garante que Neuza não tem problema algum. Porém, precisa de três em três meses continuar o acompanhamento, durante cinco anos.

Corrida Superação

Neuza aproveitou a corrida que aconteceu neste domingo (18) para superar a si mesma. Ela se inscreveu no Desafio Superação, promovido pela Igreja Adventista. Entendeu que sua vida poderia servir de exemplo para outras mulheres.

“Quando você está com a doença, não é ali que o mundo acaba. Você tem que ter forças e incentivar a outras mulheres pra que elas façam o toque, vão ao médico e participem da corrida”, enfatiza.

Neuza se juntou ao grupo de 1.700 mulheres, de várias partes do Brasil, que participara, da corrida, em prol da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama.

“A igreja entendendo que o corpo é o tempo do Espírito Santo, o corpo deve estar em boas condições. O que só é possível quando se cuida da saúde. Ações como essa proporcionam e incentivam outros membros a praticarem exercício físico”, afirma Luís Mário de Souza, presidente da IASD para a região centro-norte capixaba.

superação_câncer
Após superar câncer de mama, Neuza incentiva a filha que passa por tratamento contra linforma de Hodgki. Foto: Filipe Adrian

Exemplo

Neuza não encarou o desafio sozinha. A filha, Elayne Bená, que também está em tratamento com câncer, mas de linfoma de Hodgki, que atua no sistema imunológico do corpo, também participou da corrida. Elayne vê a mãe como exemplo de superação.

“Toda a força que ela teve quando passou pelo tratamento dela, em mim também foi a mesma coisa. Então ela me deu forças e me ajuda muito. Por causo disso, tenho tido minhas caminhadas, alimentação saudável, tendo cuidado”, explicou.

Livros missionários

O grupo também realizou a distribuição de livros missionários numa ação que revela a preocupação dos adventistas capixabas na saúde física e emocional dos indivíduos. A fala da líder do Ministério da Mulher para a região, Jeanete Souza, conversa diretamente com a reflexão proposta acima.

Ela fala em unidade do corpo ao explicar que a pandemia levou a igreja a se reinventar para continuar motivando seus membros a cuidarem da saúde em todos os aspectos elencados.

“Por ter sido a primeira vez, uma corrida virtual, algo totalmente desconhecido, a mulherada abraçou, comprou a ideia. E o resultado está aí, mais de 370 mulheres, correndo, caminhando, cuidando do corpo, da mente e do Espírito”, garante.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Bruna Karla e Eli Soares: “Você é precioso”

Canção é um lançamento da Bruna Karla e já está em todas as plataformas

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!