Suicídio: tema tabu em debate no ES

Foto: Fotolia

O Espírito Santo recebe um debate importante para a sociedade: a previsão do suicídio. É o 2º Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio. A Comunhão já realizou um debate sobre o assunto.

A capital capixaba está sediando o II Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio. Evento começou nesta quinta-feira (30) e vai até sábado (1º), quando vai iniciar a campanha “Setembro Amarelo”. A promoção do evento é da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (Abeps).

Com uma programação variada e com enfoques múltiplos, a agenda visa a capacitação e o debate aberto sobre os assuntos relacionados com foco principal do encontro.  Protagonizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a ação busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.

Nos últimos seis meses, o tema vem ganhando destaque na mídia por conta do número de suicídios registrados no país. Os casos vem acontecendo também no meio evangélico. Uma pesquisa apontou que 80% dos pastores acreditam que o Ministério Pastoral tenha afetado negativamente suas famílias. E 70% deles creem que não possuem um amigo próximo. E outros 70% lutam contra a depressão.

Em fevereiro a Comunhão realizou um debate sobre o assunto. Especialistas atuantes no meio evangélico e na saúde discutiram sobre o que leva pastores e líderes ministeriais a tirarem a própria vida. O debate esclareceu problemáticas de significativo apelo social, emocional e espiritual à comunidade cristã e à Igreja.

Segundo a organização do Congresso, “o suicídio é um assunto de saúde pública, altamente negligenciado no Brasil e em boa parte do mundo, com taxas crescentes em nosso país nas últimas décadas. Ainda não há políticas públicas nacionais de prevenção do suicídio. E lutar por políticas públicas eficazes e efetivas é lutar para a prevenção do suicídio”, informa.

II Congresso Brasileiro de Prevensão de Suicídio
Data: 30 de agosto a 1º de setembro
Local: Centro de Convenções de Vitória
Conheça a programação completa
Leia mais

Suicídio na juventude!
Suicídio: debate traz questões religiosas e científicas
Hernandes Dias Lopes: causas e prevenção para o suicídio