26.6 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Japão: suicídio mata mais que covid-19

suicídio_Japão
Foto: Reprodução

Efeitos da pandemia na saúde mental no Japão. Segundo a Agência Nacional de Polícia, o suicídio matou mais pessoas em outubro do que 10 meses de covid-19 no país

No Japão, o suicídio custou mais vidas em outubro de 2020 do que os 10 meses da pandemia COVID-19 no país, que lidou com o coronavírus melhor do que outras nações que também foram atingidas pelo vírus. O país conseguiu manter sua taxa de mortalidade para menos de 2 mil desde fevereiro. Embora controlem com sucesso a pandemia, eles estão enfrentando outro problema sério: o suicídio.

Recentemente, a Agência Nacional de Polícia relatou 2.153 suicídios apenas em outubro, que é o quarto mês consecutivo de aumento. O suicídio matou mais japoneses em um mês do que o COVID-19 em 10 meses.

Segundo o site God TV, o aumento na taxa de suicídio é agravado devido aos problemas econômicos e sociais causados pela pandemia. Só neste ano, mais de 17 mil pessoas se suicidaram no Japão.

A psiquiatra Chiyoko Ueda de Yokohama disse em uma declaração recente que o sofrimento mental devido ao COVID-19 foi evidente em sua clínica. “Minha autoestima está baixa porque estou preocupado com dinheiro. A situação de ficar em casa perturbou minha vida. Meus filhos e eu não nos damos bem ”, disse a Chiyoko uma paciente.

- Continua após a publicidade -

Combate ao suicídio

Oficiais do governo lançaram esforços para combater essa questão crescente de suicídio no Japão. Linhas diretas e redes sociais também foram implementadas para aconselhar as potenciais vítimas de suicídio no país. “Precisamos confrontar seriamente a realidade”, disse o porta-voz do governo Katsunobu Kato.

Não é só o Japão que enfrenta essa “epidemia de saúde mental”. Pesquisadores dos EUA alertaram no início deste ano que a pandemia pode causar problemas de saúde mental por conta do desemprego e outros fatores de estresse.

“Estamos no meio de uma epidemia de saúde mental agora e acho que só vai piorar”, disse a Dra. Vivian Pender, presidente eleita da American Psychiatric Association.

Esperança em Cristo

Apesar de todos os problemas, há esperança em Jesus Cristo. “Deus prometeu que nunca o deixará nem o desamparará. Invoque-o e Ele o salvará. Jesus entende você. Quando Ele assumiu a forma humana, Ele também passou por dores humanas. Chame-o. Ele promete ajudar, é o Amigo que fica mais perto do que um irmão”, disse o pastor Hiram Pangilinan da Igreja So Blessed em um post no Facebook.

*Com informações de God TV

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -