19.9 C
Vitória
segunda-feira, 22 abril 2024

Sua igreja está preparada para receber pessoas com deficiência?

As igrejas precisam pensar em meios de facilitar o acesso das pessoas com deficiências. Foto: Freepik

Confira um checklist com os principais pontos a serem observados na igreja para oferecer um tratamento adequado às pessoas com deficiência.

Por Cristiano Stefenoni

São mais de 45 milhões de brasileiros que apresentam algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), segundo o IBGE. E certamente muitos deles frequentam ou visitam alguma igreja evangélica. Contudo, nem todas estão preparadas para recebê-los, seja por questões estruturais ou seja por falta de acolhimento adequado.

“Incluir pessoas com deficiência em nossas igrejas não é tarefa simples. A inclusão vai muito além de dar acesso, envolve a capacidade das pessoas em lidar com o que não conhecem. Um dos motivos que levam os deficientes a se distanciarem das igrejas é pela falta de pessoas preparadas em saber lidar com esse público”, ressalta o pastor Eduardo Leimann Balaniuk, em artigo para a Faculdade Batista Pioneira.

De acordo com ele, a igreja precisa entender a sua missão como luz e o sal do mundo, ou seja, nosso exemplo deve ser diferente.

- Continua após a publicidade -

“Nosso envolvimento para com os que ainda não conhecem a Cristo deve ser excelente. Em Colossenses 4:5, Paulo afirma: ‘Sejam sábios no procedimento para com os de fora’, ou seja, devemos nos portar com sabedoria com aqueles que ainda não conhecem este maravilhoso amor de Cristo. Isso diz respeito à nossa conduta diária. As pessoas nos observam, por isso precisamos cuidar com o nosso testemunho”, justifica o pastor.

Entre as dicas que ele dá para as igrejas que desejam acolher melhor os deficientes, estão: agir naturalmente, tratar com respeito, fazer um diagnóstico antes de começar a mudar a estrutura da igreja, avaliar riscos, se informar sobre as leis que abordam a deficiência e estruturar o ambiente previamente.

Se você pretende melhor a questão da acessibilidade de sua igreja em relação aos deficientes, é importante saber:

Compreenda a deficiência

Há muitos tipos de deficiência diferentes, desde pequenos problemas que as outras pessoas poderão não notar, até condições que põem a vida em perigo.

A deficiência inclui:

  • Deficiência física – de nascença ou provocada por acidente ou doença posterior. Os exemplos incluem o palato fendido, a síndrome da poliomielite, ou a lesão da coluna provocada por um acidente rodoviário.
  • Surdez ou cegueira – de nascença ou por doença.
  • Deficiência emocional – resultante de experiências angustiantes, negligência ou abuso.
  • Dificuldades de aprendizagem.

Checklist da acessibilidade na igreja

Estacionamento acessível
Existe algum estacionamento próximo ao templo da igreja? Onde? Uma pessoa com problemas de mobilidade ou fadiga consegue ir do estacionamento até o templo? Acessibilidade deve estar presente desde as vagas do estacionamento, que precisam ser bem sinalizadas e localizadas próximas à entrada.

Caminhos externas e internas
Existem barreiras ao longo dos caminhos externos e internos para pessoas que usam bengalas, muletas ou cadeiras de rodas? Os caminhos são sinalizados para deficientes visuais?

Piso tátil
A entrada e saída da igreja devem ser sempre bem distribuídas, com rampas e corrimãos que facilitem o deslocamento.

Entrada de igreja acessível
Verifique se as superfícies estão niveladas e estáveis, e, certifique-se de que haja, pelo menos, um caminho de um metro de largura para pessoas que usam cadeiras de rodas ou andadores.

Braille
Placa de sinalização em braile. Ainda, utilize alto-falantes espalhados pelo local, para dar avisos e informações. Invista também em placas e cartazes com letras em tamanho legível e descrição em braille nos corrimãos, próximo às portas e saídas.

Portas
As portas automáticas estão disponíveis? Caso contrário, certifique-se de manter as portas abertas nos horários de entrada e saída dos membros.

Elevadores
O local possui mais de um pavimento? Há elevadores funcionando?

Banheiros
Os banheiros são acessíveis? Há espaço suficiente para uma pessoa com cadeira de rodas ou andador? Existem barras de apoio e se uma pessoa usando cadeira de rodas pode alcançar a pia, sabão e papel toalha.

Configuração do salão
Dentro do espaço da igreja, ajustes simples podem ser feitos, de maneira que, barreiras comuns são eliminadas. Assentos acessíveis reservados, área designada apenas para eles com boas linhas de visão e em variados locais.

Lanchonetes e cafés
Se nas dependências da sua igreja existir alguma lanchonete ou café, há espaços sem cadeiras nas mesas para aqueles que usam cadeira de rodas? Qual é a altura das mesas?

Espaço livre
Como estão distribuídos os corredores? Qual a largura média deles? Os corredores ou espaços em torno de mesas devem ser suficientes para que haja mobilidade. O recomendado é que a largura do corredor, no mínimo, seja em torno de um metro ou mais.

Altar
O altar da sua igreja está preparado para receber alguém com alguma capacidade de locomoção comprometida? Um deficiente visual consegue subir no altar sozinho? Verifique a altura do microfone e púlpitos ou pódios, e se há como fazer modificações em caso das pessoas estiverem sendo convidadas para o altar.

Níveis de iluminação
As luzes são ajustáveis para que possa controlar o brilho da sala? Uma boa iluminação ajuda pessoas com deficiência auditiva a ler os lábios ou a se comunicar usando a linguagem de sinais.

Acústica
O salão principal tem um eco alto? Ambientes com eco significativo criam barreiras para pessoas com deficiência auditiva.

Sermão, discursos e apresentações
Leve em consideração a experiência dos membros. Oriente os pastores, apresentadores e palestrantes a falar devagar, descrever as imagens projetadas na tela durante a apresentação e a usar o microfone de forma que a boca fique visível. Além disso, um intérprete de língua de sinais pode tornar a sua igreja ainda mais acessível.

Animais de serviço
A sua igreja estaria apta a receber animais de serviço como cães guias? Há acesso a uma área de alívio e itens que o proprietário possa precisar para cuidar de seu animal de serviço?

Funcionários e voluntários
Treine os funcionários e voluntários da igreja acerca da acessibilidade. Um exemplo de treinamento pode ser: “como se comunicar de forma efetiva com um membro com fala limitada” ou, “como interagir com alguém usando um dispositivo de mobilidade?”.

Fonte: Aplicativo Atos6

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -