Spotify: Consumo de música gospel cresce 44% no Brasil

"Música & essência", realizado pela Spotify, reuniu artistas gospel e gravadoras do segmento evangélico. Divulgação Spotify

Evento, promovido pela Spotify, reuniu artistas e gravadoras gospel do Brasil. O consumo de música no país teve um crescimento surpreendente desde 2015

Inédito no Brasil! São Paulo recebeu artistas, produtores, gravadoras de música gospel e representantes da mídia cristã nesta quarta (18). O “Música & essência”, como foi chamado, foi um encontro entre a empresa de serviços de streaming Spotify e representantes da música gospel.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento. Encontro reuniu grandes nomes da música como como o pastor Adhemar de Campos, Cassiane, Leonardo Gonçalves, Pr Lucas, Bruna Olly, Fernandinho entre outros.

Não é uma novidade que esse gênero vem se tornando cada vez mais forte e poderoso no País. Prova disso é que um dos dados divulgados no evento foi o crescimento médio anual de 44% no consumo de música gospel no Spotify de 2015 a 2019 no País.

Divulgação Spotify
Gospel no streaming

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial no uso de streaming. E 70% da receita da indústria fonográfica brasileira vem desse tipo de serviço. Playlists como ‘Sucessos Gospel’ já possuem quase 1 milhão de seguidores. É uma das cinco mais ouvidas do Spotify no Brasil.

“O gospel é uma realidade no Brasil. E vai crescer ainda mais com a chegada de novos artistas, gravadoras e especialistas no mercado. Por isso, é muito importante estar lado a lado com importantes artistas, gravadoras e outros convidados ligados a esse gênero”, diz Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina.

Novidades

De acordo com o espanhol Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, as possibilidades são infinitas. Especialmente para o público evangélico. Os Podcast  são uma das novas apostas do Spotify.

O serviço de compartilhamento de arquivos de áudio estreou no último mês de abril, na plataforma. Qualquer usuário pode subir seu próprio conteúdo de áudio, de maneira simples. E numa plataforma intuitiva, sem custos.

Além disso, o usuário pode também buscar monetizar o seu conteúdo, negociando direto com o patrocinador. Sem que isso passe por qualquer tipo de interferência do Spotify.

“Em cinco minutos é possível colocar o arquivo e disponibilizá-lo dentro da plataforma”, explicou. Para ele, é uma ótima opção para que pastores e igrejas compartilhem suas mensagens a um número enorme de pessoas.

Confira os dados

Os 10 artistas mais ouvidos na plataforma

  1. Fernandinho
  2. Aline Barros
  3. Diante do Trono
  4. Bruna Karla
  5. Fernanda Brum
  6. Cassiane
  7. Paulo Cesar Baruk
  8. Gerson Rufino
  9. Gabriela Rocha
  10. Davi Sacer

As 10 músicas mais ouvidas 

  1. A Casa é Sua – Casa Worship
  2. Lugar Secreto – Gabriela Rocha
  3. Ousado Amor – Isaias Saad
  4. Não Pare – Midian Lima
  5. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe
  6. Ninguém Explica Deus – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Preto no Branco
  7. Raridade – Anderson Freire
  8. Enche-me – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Isaias Saad
  9. Ele Vem – Gabriel Guedes de Almeida, Gabriela Rocha
  10. Quero Conhecer Jesus – Alessandro Vilas Boas
Sobre Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Tudo o que fazemos é impulsionado por nosso amor pela música. 

Descubra, gerencie e compartilhe mais de 50 milhões de músicas de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios. 

Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de música com uma comunidade de mais de 232 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 108 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 79 mercados.


Leia mais

Música e essência para artistas e jornalistas cristãos
A nova forma de ouvir música