26.2 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro 2021

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento de casos de coronavírus teve início na segunda-feira

O governo do estado de São Paulo anunciou, hoje (9), que está aprimorando o monitoramento de casos do novo coronavírus (covid-19) no estado por meio de uma integração das plataformas tecnológicas relacionadas ao sistema de saúde e pela padronização dos protocolos.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a nova estratégia de rastreamento teve início na segunda-feira (6) em Bauru, Araraquara e São Bernardo do Campo.

O objetivo é que 100 municípios participem do projeto até o início do próximo mês e que todos os 645 municípios do estado estejam integrados ao novo sistema até o final de agosto. “Tão importante quanto testar é realizar uma efetiva triagem, monitoramento de contatos e isolamento para que pandemia seja, de fato, contida”, disse Patricia Ellen.

Monitoramento

Segundo o governo, 98% dos municípios do estado já fazem algum tipo de monitoramento de contatos por meio de suas vigilâncias epidemiológicas e Atenção Básica municipais. “Com isso, somente nos últimos 15 dias, mais de 550 mil pessoas foram isoladas e monitoradas por essas equipes”, disse a secretária.

Agora, com a nova ferramenta, esse processo será feito de forma centralizada, orientando todas as pessoas que tiveram contato com casos confirmados por mais de 15 minutos nos últimos 14 dias a ficarem em casa.

Segundo secretária, a nova etapa de monitoramento de infectados e rastreamento de contatos, é uma estratégia fundamental para a eficácia dos programas de gestão da pandemia e retomada de atividades.

“Para que possamos dar o próximo salto, de maior efetividade, estamos hoje criando uma ferramenta tecnológica para que os municípios aumentem o número de pessoas monitoradas e a eficiência desse monitoramento, para que possamos sair de um modelo descentralizado para um modelo automatizado e centralizado. As equipes vão poder contar com apoio adicional de voluntários”, disse.

“Os protocolos serão ainda mais abrangentes para que possamos ter uma cobertura mais segura dos contatos, isolando todos os que tiveram contatos por 15 minutos com pessoas comprovadamente infectadas”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Anjos da madrugada: Transformando vidas pelo Brasil

Realizado por um grupo de voluntários cristãos, os chamados Anjos da Madrugada oferecem comida, banho e roupa limpa. Saiba mais!

No Twitter, Arthur Lira reforça discurso sobre disciplina fiscal no País

Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à presidência da Câmara também falou sobre a possibilidade da retomada do auxílio emergencial. Saiba mais!

Testemunho de pastor que sobreviveu à covid-19 vira filme

O pastor Lee McClelland ficou conhecido após relatar sua recuperação do novo coronavírus na Internet. Saiba mais!

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá. Saiba mais!

Fé contagiante na batalha contra o câncer

Curada de um câncer, a mãe do cantor Marcos Freire, Mama Alana mostra como é possível ter fé e viver com alegria e vigor, mesmo diante de uma batalha

Carta de Bolsonaro a Biden foi ‘bastante construtiva’, diz embaixador dos EUA

O embaixador do país, Todd Chapman destacou as menções do presidente brasileiro à aproximação dos dois países. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social