São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Leia também

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

São Paulo registra 628.415 casos confirmados pela covid-19

Houve um aumento de 5% no número de óbitos na última semana em relação ao período anterior

Nova estratégia de monitoramento de casos de coronavírus teve início na segunda-feira

O governo do estado de São Paulo anunciou, hoje (9), que está aprimorando o monitoramento de casos do novo coronavírus (covid-19) no estado por meio de uma integração das plataformas tecnológicas relacionadas ao sistema de saúde e pela padronização dos protocolos.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a nova estratégia de rastreamento teve início na segunda-feira (6) em Bauru, Araraquara e São Bernardo do Campo.

O objetivo é que 100 municípios participem do projeto até o início do próximo mês e que todos os 645 municípios do estado estejam integrados ao novo sistema até o final de agosto. “Tão importante quanto testar é realizar uma efetiva triagem, monitoramento de contatos e isolamento para que pandemia seja, de fato, contida”, disse Patricia Ellen.

Monitoramento

Segundo o governo, 98% dos municípios do estado já fazem algum tipo de monitoramento de contatos por meio de suas vigilâncias epidemiológicas e Atenção Básica municipais. “Com isso, somente nos últimos 15 dias, mais de 550 mil pessoas foram isoladas e monitoradas por essas equipes”, disse a secretária.

Agora, com a nova ferramenta, esse processo será feito de forma centralizada, orientando todas as pessoas que tiveram contato com casos confirmados por mais de 15 minutos nos últimos 14 dias a ficarem em casa.

Segundo secretária, a nova etapa de monitoramento de infectados e rastreamento de contatos, é uma estratégia fundamental para a eficácia dos programas de gestão da pandemia e retomada de atividades.

“Para que possamos dar o próximo salto, de maior efetividade, estamos hoje criando uma ferramenta tecnológica para que os municípios aumentem o número de pessoas monitoradas e a eficiência desse monitoramento, para que possamos sair de um modelo descentralizado para um modelo automatizado e centralizado. As equipes vão poder contar com apoio adicional de voluntários”, disse.

“Os protocolos serão ainda mais abrangentes para que possamos ter uma cobertura mais segura dos contatos, isolando todos os que tiveram contatos por 15 minutos com pessoas comprovadamente infectadas”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia