22.4 C
Vitória
domingo, 24 janeiro 2021

“Sou idosa e daí?”: novo canal para entreter idosos

Criado por dona Celeste Siqueira, 71 anos, o “Sou Idosa, e daí?” surgiu para evitar a solidão na terceira idade e promover a vida social dos avós no ambiente digital. Dia dos Avós é comemorado domingo, 26 de julho.

A internet revelou a inquietude que pessoas da terceira idade enfrentam durante o isolamento social. São vídeos engraçados de idosos disseminados pelas redes sociais que viraram memes entre os jovens. Maria Celeste Siqueira, 71 anos, ficou inquieta com a situação, então resolveu criar um canal no Youtube chamado “Sou idosa, e daí?”.

Com o apoio do genro, ela publica conteúdos semanais com dicas de como aproveitar a quarentena com qualidade, sentir prazer em viver, diminuir a ansiedade e resgatar memórias da infância e da juventude.

Antes de cada gravação, dona Celeste faz uma busca na internet para saber que assuntos podem ser interessantes à terceira idade. Ela, inclusive, convida especialistas na área da saúde para falar dos temas. O vídeo é editado por um profissional. E o genro é quem publica nas redes sociais.

“Quando os idosos assistem aos vídeos, me dizem que se emocionam. Comecei a fazer uma série chamada ‘Resgatando Memórias’. Nela falo como era o vovô e a vovó de antigamente e como eles são nos tempos atuais”, conta ela.

Tecnologia minimiza solidão

Antes da pandemia, Celeste ia aos cultos no templo adventista central de Belo Horizonte (MG), fazia atividades físicas e recebia os netos em casa. Durante a pandemia, precisou ficar isolada dos amigos, da igreja e da família. Então, ela viu na tecnologia a possibilidade de amenizar a distância e a saudade.

vovó_internet
Vídeos da vovó também são publicados nas redes pessoais dela: Celeste Siqueira, no Facebook, e @celeste.lopes.siqueira, no Instagram: Foto: Renata Paes

Segundo a psicóloga Kenya Caxito, que é mestra em Comportamento e especialista em Depressão, a tecnologia, se bem utilizada, ajuda na saúde mental dos idosos. “Ela pode e deve ser usada para novos aprendizados, como assistir programas que tragam conhecimentos. Há muita coisa disponível na internet que pode acrescentar à vida dos idosos”, enfatiza.

Dia dos Avós atípico

Celeste sabe que o Dia dos Avós, neste ano, comemorado no domingo, 26 de julho, não será como nos anos anteriores, em que tinha os netos reunidos pela casa e sendo rodeada de abraços e beijos. Mesmo assim, ela não deixa de ser grata pela saúde e por ter condições de vê-los, ainda que pela tela do celular.

“Já que a gente não pode abraçar e beijar como gostamos, pega o seu celular e fala com os netos, brica com ele e mostra o teu amor por ele. Tenho certeza que ele vai falar que está com saudades. Essa é a melhor maneira que temos de prestigiar e homenagear o dia dos avós agindo assim”, declarou.

Veja as dicas da Vovó Celeste

*Com informações de Notícias Adventistas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Grazie Schmitt sobre Deus: “É um amor que nunca senti”

Em um episódio de podcast, a atriz Grazie Schmitt, que é conhecida no Brasil por sua atuação em diversas novelas, abriu seu coração e...

Comoção! O último encontro entre mãe e filha na UTI

Maria Rico tirou a máscara de oxigênio para se despedir da filha, que também estava na UTI junto com ela, por complicações de covid-19. Foi o último encontro entre as duas. A foto comoveu o mundo. Saiba mais!

Cristãos lutam para manter a fé na Colômbia

Os cristãos de origem indígena de Cauca lidam com a perseguição, rejeição e violência. Saiba mais!

PGR pede a governador do AM que endureça medidas de isolamento

Ofício cita o colapso do sistema hospitalar no Estado e a elevação das mortes, até por falta de oxigênio medicinal. Saiba mais!

Manaus: Mortes por covid-19 ultrapassam número de óbitos de 2020

Nessa sexta-feira, 22, a capital do Amazonas registrou outros 89 óbitos em decorrência da doença. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.