26.1 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

2020: sonhos não envelhecem

Leia também

Ainda não foi definida data para ‘follow on’ da BR Distribuidora, diz Petrobras

A venda das ações foi aprovada pelo Conselho de Administração em 26 de agosto, mas que a efetivação depende de diversos fatores

Em depoimento à corregedoria, Flordelis se emociona

Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada

Especialistas e produtores se unem contra política ambiental do governo no STF

Camargo Neto afirmou que "infelizmente" foi preciso uma pressão externa para o Brasil colocar foco na preservação da Amazônia

O melhor remédio para o exílio existencial é sonhar. “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.” (Salmo 126)

“Porque se chamam homens, também se chamam sonhos e sonhos não envelhecem”, disse o poeta brasileiro apaixonado pela imensidão da vida. Milênios antes, celebrando os grandes feitos do Senhor, afirmou o salmista que “quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.” (Salmo 126).

É bem possível que esse salmo esteja relacionado à volta do exílio da Babilônia, narrado no livro de Esdras, ocasião sem igual na história do povo de Israel. Mas, a verdade é que não precisamos ir ao Oriente Médio para encontrar o estado de exílio.

Exílio é estar longe de casa. O dicionário define o exilado como aquele foi obrigado a fugir da convivência. Mas, talvez hoje o pior seja o “exílio de si”. Gente que se prendeu dentro de si mesma. Os que, por conta das inúmeras lágrimas, se fecharam para o mundo e para o outro, caçadores de si.

Fato é que nos exilamos dentro de acontecimentos, de um momento de enorme dor. Prendemo-nos dentro daquilo sem conseguir sair, ficamos sem rumo. Ou pior, às vezes, outros nos prendem e não conseguimos voltar. Há crises que procuramos, outras chegam implacavelmente até nós.

Nos exilamos dentro de nossas perdas, frustrações, maus negócios e angústias. E, assim, ficamos longe da casa, longe de nós mesmos. Temos também pessoas exiladas dentro da própria casa, junto dos lindos talheres que não usam, das louças guardadas para a ocasião que nunca chega, dos tão belos cristais já empoeirados dentro dos baús.

Tem gente exilada em uma lágrima escorrida há muito tempo do rosto ou que não para de escorrer. A boa noticia é que “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão” (vs. 5) e que “quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (vs. 6)

O melhor remédio para o exílio existencial é sonhar. O Eterno é especialista em transformar lágrimas em sonhos. Sendo um pequeno e aventureiro intérprete da imensidão do texto bíblico, ouso dizer que Deus age na vida de quem sonha. Ou ainda, sonhar é amar as maravilhas que Deus tem reservado para quem crê.

Certo é que alguma coisa aconteceu com o povo de Israel que as bocas cheias de amargor se encheram de risos, e as línguas de murmuração transformaram-se em júbilo (vs.2).

Qual foi o milagre? A libertação foi um deles. Mas o principal: eles reconquistaram a capacidade de sonhar. Então, vamos ao espelho, fitamos os olhos nas lágrimas e fazemos cara de quem sonha. Olhamos para o exílio com cara de restauração. Porque o Deus que restaurou a sorte de Sião, continua restaurando a nossa sorte e nos permitindo sonhar.

Que o ano que se inicia seja repleto de sonhos. É provável que nem todos se realizem. Ainda assim, eles servirão para nos tirar do exílio. As lágrimas virão, os anos vão passar e todos ficaremos marcados pelo tempo, entretanto vamos continuar sonhando, porque, como disse o poeta, homens são feitos de sonhos e sonhos não envelhecem.

Feliz 2020, um ano de muitos sonhos a realizar.

Raphael Abdalla é pastor titular da Primeira Igreja Batista em Guarapari. graduado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em teologia pelo Centro de Formação Teológica Batista do Espírito Santo (CETEBES).


LEIA MAIS 

Sonhos. Mensagem do cérebro ou do céu? 
Deus fala através de sonhos? 
“Deixa a menina sonhar” um trabalho que nasceu nos sonhos de Deus 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Os homenageados no Melhores do Ano Gospel 2020

A quarta edição do prêmio Melhores do Ano Gospel, que foi online, homenageou 19 artistas. Confira os premiados!

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?

Pergunta enviada pelo leitor A Reforma Protestante, marcada pelo 31 de outubro de 1517, foi fundamental para a educação. Antes, a Igreja Católica monopolizava o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!
- Publicidade -

Plugue-se

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...