26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Israel e Palestina: Trump propõe solução de dois estados

trump-netanyahu
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um plano de paz para a questão palestina ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu - (Foto: 28/01/2020 Alex Brandon/AP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nessa terça-feira (28) um plano de paz para o Oriente Médio, especificamente, para o conflito entre Israel e Palestina. O anúncio foi feito ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Entre os principais pontos da proposta, está o plano para adoção de dois estados na região: Israel e Palestina, que passaria a ser reconhecida pelos EUA como um estado soberano com capital em Jerusalém Oriental. Ao mesmo tempo, Trump disse que Jerusalém permaneceria indivisível como capital israelense — ele não explicou como conciliaria as duas propostas.

Trump não deu detalhes sobre como implementará o plano, mas adiantou algumas propostas. Veja os principais pontos do projeto, segundo anúncio:

Jerusalém permanece como indivisível capital de Israel, porém, Jerusalém Oriental será considerada capital do Estado Palestino. Um espaço no sul do território israelense será entregue aos palestinos para indústrias e residências, o que deve dobrar a área palestina.

Caso a transição ocorra pacificamente, EUA abrirão embaixada na capital da Palestina. Além disso, a garantia de visita de muçulmanos à mesquita sagrada de Al-Aqsa, Jerusalém. E injeção de US$ 50 bilhões para a Palestina gerar 1 milhão de empregos.

*Da redação, com informações de G1 


Leia Mais 

Há lugar para vingança muçulmana do Irã no mundo? 
Estados Unidos e Irã: Afinal, haverá ou não 3° Guerra Mundial? 
Terceira Guerra Mundial? 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -