26.1 C
Vitória
domingo, 7 março 2021

Luto! O sofrimento de fechar uma igreja

Como processar o sofrimento único de fechar uma igreja

Uma pesquisa sugere que cerca de 1% das igrejas americanas fecham a cada ano. Em média isso significa que mais de dez igrejas fecham suas portas todos os dias no país.

A Primeira Igreja Unida de Cristo em Bridgeport, Connecticut, fundada em novembro de 1894, décadas antes do seu fechamento realizava dois cultos no domingo e centenas de adoradores participavam regularmente das reuniões.

O declínio no número de fiéis ocorreu devido a doenças, envelhecimento e mudanças de hábito das pessoas, o que impediu a família da igreja de sustentar a vida espiritual e prática de seus membros.

Alguns fatores relacionados ao fechamento de uma igreja, devem ser tratados com cautela, pois quando o processo não é conduzido de maneira saudável, pode soar incerto ou ambíguo.

LUTO PASTORAL

Um pastor com uma igreja prestes a fechar precisa de garantias semelhantes às de alguém que sofreu um aborto espontâneo, ou sofreu com o desaparecimento de um ente querido.

Susan M. Pfeil, pastora da Primeira Igreja Unida de Cristo em Bridgeport, reconheceu que houve um sentimento agridoce ao realizar a transição de uma pequena congregação para uma comunidade dispersa.

Inicialmente Pfeil não queria falar sobre o assunto com outros clérigos, pois era compartilhar um sentimento de vergonha e fracasso ministerial.

Segundo o professor de psicologia e aconselhamento Kenneth Doka, o luto desprovido dos direitos é algo que não soa bem publicamente.

“O luto que as pessoas experimentam quando incorrem em uma perda que não é ou não pode ser reconhecida abertamente, lamentada publicamente ou apoiada socialmente”, revelou.

Estar sujeito ao ressentimento de ex-congregantes pode ocorrer, pois ao surgir uma crise o pastor não estará mais ali para ajuda-los.

RESTAURAÇÃO

Segundo a pastora Susan, o processo de restauração, ocorreu nos dois últimos anos, e sua identidade foi renovada por meio de uma combinação de recursos.

Além disso, ela foi convidada para dar aula em um curso sobre os Salmos no seminário, participou de pastorados de curto prazo, e aceitou convites para pregar e apresentou oficinas sobre o que fazer entre o fechamento de uma igreja e buscar renovo no senso de chamada.

Ter apoio formal e informal de outros pastores durante o período de descanso, certamente ajuda o clero a encontrar novas maneiras de nutrir seus dons e experimentar a bênção de Deus contínua de Deus.

Quando uma igreja fecha, a identidade pastoral entra em período de descanso, em um tempo de seca. De acordo com João Calvino, revigorar a identidade pastoral pode exigir que nos tornemos como o fazendeiro que aguarda uma “bênção celestial” por mais um período para florescer.

*Da Redação de Comunhão, com informações de Christianity Today


LEIA MAIS

China fecha outra grande igreja de Pequim 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O vídeo de uma coletora de materiais recicláveis que viralizou

Ana Paula de Oliveira Rocha, 27 anos, coletora de materiais recicláveis no interior de São Paulo gravou a música "A promessa", de Kemilly Santos e o vídeo viralizou.

Um dia para a oração e todos para a fé

Veja a seleção de cinco livros da escritora best-seller Stormie Omartian para todos aqueles que oram e agradecem pelo dom da vida neste Dia Mundial da Oração

Luto!

O luto induz-nos a uma reflexão sobre a transitoriedade da vida, a ponto de ser praticamente impossível dissociá-la da morte

“Arrependa-se, Brasília”, pede evangelista Phillip Blair

Em uma pregação na Praça dos três poderes, em Brasília (DF), o evangelista americano, Phillip Blair exortou o país para que se arrependa e volte para Jesus.

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!