22 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Austrália: Socorro aos afetados pelo incêndio

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

Socorro aos afetados pelo incêndio na Austrália. Membros da Igreja Adventista se movimentam para ajudar as pessoas enquanto oram e lamentam o que perderam

Em Cobargo, no sudeste de Nova Gales do Sul, na Austrália foi uma das áreas mais afetadas pelo incêndio, que atinge o país já vários dias. No local, sete famílias de uma Igreja Adventista perderam suas casas, propriedades e negócios.

A casa em que o pequeno grupo de Cobargo, um total de 15 membros, incluindo crianças, costumava se reunir também foi destruída. “A casa em que costumávamos a reunir desapareceu completamente. Lares foram perdidos desde Wandella até o norte, como Batemans Bay”, contou o pastor do grupo local, Dragan Kanazir.

Como medida de socorro às vítimas, membros de outras igrejas se reuniram para ajudar as pessoas. Julie Nagle, que coordena os Ministérios Aborígenes e Ilhéus do Estreito de Torres (MAIET) para a Associação do Sul de Nova Gales do Sul (ASNGS), uma das sedes administrativas da Igreja no país. Também foram feitas visitas nos centros de evacuação ajudando as comunidades aborígenes.

Segundo Nagle, um membro do pequeno grupo de Cobargo não conseguiu encarar o retorno para sua propriedade após perder sua casa e todas as memórias de sua falecida esposa nos incêndios. Seu irmão de 92 anos morreu em 5 de janeiro. Ela disse que a igreja está orando por ele e apoiando-o nesse momento difícil.

Ajuda

Para ajudar a comunidade, a Igreja Adventista de Bega abriu as portas para funcionar como um centro de evacuação. 35 pessoas estão acomodadas no local. O corredor da igreja também foi usado para armazenar comida.

“Quando percebemos que o centro de evacuação da rodovia estava ficando sobrecarregado, tomamos a decisão rápida de abrir a igreja e permitir que as pessoas usassem as instalações”, pontuou Kanazir.

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) também está providenciando pagamentos de cerca de $350 dólares para famílias carentes em todo o território da Associação. E $1,400 dólares para que igrejas ajudam suas comunidades. Até agora, 15 famílias foram contempladas com a ajuda.

“Algumas famílias perderam casas, algumas propriedades ou parte de suas propriedades, algumas foram evacuadas e não conseguem voltar ao trabalho, enquanto outras estão se voluntariando em vez de trabalhar e ficaram sem fundos”, contou Sabrina Taituve.

Oração em meio à desesperança  

Em outros locais do país, também atingidos pelo incêndio muitos membros da igreja perderam suas casas ou foram evacuados devido aos incêndios ou à fumaça.

“Muitos de nossos membros que moram em Batlow perderam suas casas, mas dois lutaram para salvar suas propriedades e conseguiram com sucesso. Em Corryong, outro membro da igreja e voluntário do Corpo de Bombeiros Rural perdeu parte de sua terra”, descreveu Jeremy Taituave.

Segundo Jeremy, há uma sensação de desesperança nas comunidades rurais. E uma necessidade de promover esperança, reunir-se e encorajar-se. “Vamos nos encontrar com nossas igrejas, ter reuniões e conversar sobre como responder. Precisamos reparar os estragos emocionais e espirituais. Vamos abrir nossas portas para orações”, explicou.

Apesar do senso de desesperança, voluntários e desabrigadas têm sido encorajados pela oração.

 

“Quando eu estava dirigindo, avistei um caminhão dos bombeiros e tive que parar. Fui até os bombeiros e disse: ‘Isso pode ser um pouco louco, mas eu senti tocada para vir aqui e orar com vocês e seus caminhões’. Um deles se virou e disse: ‘Sim, por favor!’ Eu não fazia ideia do que ia dizer, mas a partir do momento em que coloquei minha mão sobre aquele caminhão, as palavras vieram: ‘Em nome de Jesus, onde quer que essas rodas passarem e aonde esses pés pisarem, que o Senhor abençoe a generosidade e a compaixão deles’. Venho fazendo isso em cada caminhão, e eles ficam muito agradecidos”, contou Nagle.

Apesar do estresse e da devastação por todo lado, Ford disse que sua fé foi fortalecida como resultado dos incêndios. “Tem sido uma oportunidade de compartilhar Jesus com outros. Como uma pequena cidade muito unida, as pessoas estão dizendo ‘Deus esteja com você,’ e elas nem são pessoas que temem a Deus. Muitas pessoas estão pedindo por orações”, reforçou.

“O que está sendo impressionante para nós são as ligações de pessoas que mal conhecemos que nos ofereceram camas e acomodação”, afirmou Ford. “Até as empresas disseram às pessoas para não se preocuparem com pagar a conta. E eu sou muito grata pelas orações de todos”.

*Com informações de Notícias Adventistas


leia mais

Fumaça da Autrália chega ao Brasil, igreja realiza ação
Mensageiras de Deus em hospitais e escolas da Austrália 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...