25.5 C
Vitória
quarta-feira, 27 março 2024

Síndrome do prédio doente

arclean

A boa qualidade do ar adequada ao bem-estar dos ocupantes

Há 20 anos no mercado, a ArClean Tecnologia surgiu para oferecer as soluções necessárias para combater a “síndrome do edifício doente”, fenômeno observado quando boa parte das pessoas que frequentam um prédio apresenta sintomas persistentes como alergias, tosses, dor de cabeça e garganta e irritação nos olhos, entre outros.

A ArClean desenvolve soluções para indústrias, estabelecimentos comerciais e outras empresas, atendendo aos mais altos padrões nacionais de infraestrutura, manutenção e implantação dos produtos e serviços. “Nossos funcionários, clientes e agregados são os maiores patrimônios, pois zelar pela saúde e qualidade de vida do próximo deve ser a meta de todos nós”, afirma Paulo Fernando Lima, diretor da ArClean.

arclean

Fundador da empresa, o biólogo, professor, conferencista, coach e administrador atua como responsável técnico especializado em qualidade de ar climatizado artificialmente. Para oferecer um serviço de excelência, a equipe da ArClean Tecnologia também conta com engenheiro mecânico, técnico em química, técnico em segurança do trabalho, engenheiro de projeto e técnico em eletricidade, entre outros. “É cientificamente comprovado que o ar-condicionado central e semelhantes são fontes em potencial geradoras de malefícios à saúde humana, bem como à produção de alimentos, quando não tratados especificamente por profissionais devidamente autorizados e reconhecidos”, alerta. Para se manterem atualizados, os funcionários passam constantemente por treinamentos, que abordam integração em áreas perigosas, uso de equipamentos de proteção, segurança com a eletricidade, inteligência emocional e relacionamento interpessoal, por exemplo.

Síndrome do prédio doente

 

LEGISLAÇÃO

A Lei Federal 13.589 dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes.

- Continua após a publicidade -

Toda empresa precisa ter uma série de laudos trabalhistas referentes às condições médicas e ambientais. Os documentos abrangem cuidados e proteção física, psicológica e biológica (bactérias e fungos) aos funcionários. “Portanto, a qualidade do ar-condicionado e assemelhados é um fator de risco biológico previsto na legislação inclusive a trabalhista”, destaca Paulo Fernando Lima.

Entre as exigências do Ministério do Trabalho, o empresário cita três delas. A primeira é o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), um levantamento que deve ser feito dentro da empresa para identificar os riscos ambientais e que determina se as condições são insalubres.

Já o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) precisa ser implementado nas empresas para prevenir, rastrear e diagnosticar ameaças ao bem-estar do trabalhador devido aos riscos existentes no ambiente de trabalho, além das doenças profissionais.

Síndrome do prédio doentePor fim, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) reconhece riscos ambientais para aposentadoria especial, com objetivo de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores. O programa identifica, avalia e controla os riscos ambientais que já existem e antecipa outros que podem surgir naquele local.

No geral, há uma série de normas e regras envolvendo a saúde e a segurança do trabalhador que devem ser seguidas. As empresas têm buscado uma referência também na legislação do Ministério da Saúde, pois identificou-se, ainda, que a limpeza de dutos de ar condicionado central e a análise da qualidade do ar influenciam diretamente o prazo de validade de alimentos perecíveis. “É mais inteligente atender às leis da Vigilância Sanitária a preços competitivos do mercado, em vez de sofrer os prejuízos de multas e penalizações”, observa Paulo Fernando Lima.

CLIENTES

Com duas décadas em funcionamento, a ArClean Tecnologia já coleciona em seu histórico uma gama de importantes clientes nacionais, dos ramos industrial e comercial, além do setor público. Os serviços de limpeza de dutos de ventilação e ar-condicionado são prestados, geralmente, a empresas, hospitais, indústrias siderúrgicas e fábricas em geral, shopping centers e cinemas, entre outros.

Síndrome do prédio doenteEntre os principais atendidos pelos serviços da ArClean estão prédios comerciais, empresas de comunicação, como a Rede Globo e a Rede Record; do ramo alimentício, como a Coca-Cola; de higiene e saúde, como a Bayer, a Procter & Gamble e a Rede D’Or; além de empreendimentos ligados ao setor industrial, como a Gerdau, a Texaco, a Ipiranga, a Nexans e a Wilson Sons Ultra Tug Offshore.

“Nossa experiência de 20 anos servindo em vários segmentos e níveis – de residências a indústrias, de navios a hospitais – nos confere dizer que temos visto o bem-estar do ser humano nos locais onde existe ar climatizado artificialmente bem tratado”, considera o diretor da ArClean.

 

d

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -