29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Sinceridade não é tudo

Mais Artigos

Psicofobia. É uma doença ou um crime?

Quanto à psicose, não há recalque, nem censura alguma. O consciente é “atropelado” pelo inconsciente que fica “desnudo”

Dia mundial de Ação de graças

Quero inspirar você neste texto a aceitar a verdade defendida pelo dia de Ação de graças, mesmo que não valorize o feriado.

Reservas de Forças: aquela força extra que nos leva muito mais longe

O que trago aqui hoje são cinco fontes de reservas de forças, que nem sempre são mensuráveis, mas são perceptíveis

Dizer o que pensa e sente, sem dissimulação ou maldade é uma das características das pessoas consideradas sinceras

Por Lulinha Tavares 

“Comigo é assim: eu falo na cara; digo o que penso”

Auto lá! Sinceridade não é tudo, você pode estar sinceramente errado!

A palavra “sincera” deriva do latim – da junção das palavras sine e cera.

A tradicional origem dessa palavra conta que escultores romanos desonestos, ao esculpir as suas estátuas de mármore – para esconder trincas ou imperfeições no material – usavam uma cera especial para ocultar as mesmas a fim de que o comprador não percebesse.

Com o tempo as pessoas descobriam tais imperfeições e davam o nome de “cum cera”.

Por outro lado, os escultores honestos faziam questão de mostrar que as suas estátuas eram “sine ceras”, ou seja, sem defeitos escondidos.

A sabedoria nos ensina que devemos sim ser honestos e sinceros naquilo que falamos e da forma que agimos. Porém deve haver congruência entre o tempo e o modo.

Corremos o risco de falarmos a coisa certa, pra pessoa certa na hora errada, ou falarmos a coisa certa, na hora certa, mas para a pessoa errada.

E mais – o que é muito perigoso e tem acontecido muito nas redes sociais: Com sinceridade falarmos (ou repassarmos) a informação errada pensando que é certa.

Um pouco de prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém – como diz o antigo ditado popular.

Cuidado! dizer o que pensa e sente a todo tempo e de qualquer modo está mais para infantilidade e imprudência do que para sinceridade.

Lembre-se que o sábio não desperdiça palavras!

Ao longo da minha vida eu coleciono muitas histórias lamentáveis em minha trajetória onde me sobrou sinceridade e me faltou sabedoria. E isso me causou grandes problemas que poderiam ter sido evitados.

O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim (Provébios 29;11 ARC)

Na sua sinceridade e julgando estar fazendo a coisa certa Saulo perseguia implacavelmente os cristãos, até encontrar-se com Jesus e descobrir que estava sinceramente errado.

Aquela mulher samaritana era uma sincera adoradora, que com o seu coração puro e pensando estar fazendo o que era reto diante de Deus, se curvava diante do monte Gerizim.

Ao encontrar Jesus e perguntar-lhe aonde era o verdadeiro local de adoração – se em Gerizim ou em Jerusalém – recebe uma libertadora resposta de Cristo:

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
( João 4: 21 e 23)

Jesus revela para ela que não questão de local e sim de modo: Em e espírito e em verdade. Esse “espírito” com letra minúscula tem o sentido de sinceridade ou inteireza de coração e em verdade, ou seja, reverenciando ao Deus verdadeiro.

Encontramos muitas pessoas que, com toda sinceridade estão buscando, adorando e entregando as suas vidas a um deus que nada poderá fazer por elas. Portanto estão sinceramente erradas.

Por outro lado, encontramos cristãos que estão em verdade – que conhecem o Caminho e a Verdade, porém, não o buscam em espírito e com a sinceridade requerida por Aquele que nos amou, nos escolheu e nos chamou para sermos sal e luz. Daí corremos o risco de sermos as pessoas erradas no lugar certo e diante do Deus verdadeiro.

Siga bem, em paz e feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Esperança! Bebê de Singapura nasce com anticorpos da covid-19

Mãe, que foi infectada durante a gravidez, teve um bebê que nasceu sem a infecção. Caso está sendo estudados por médicos de Singapura. Caso surpreendeu a medicina. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Brasil e Israel: união para salvar Amazônia

O acordo entre Brasil e Israel tem o objetivo de contribuir para que o governo tenha mais dados para impedir as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Saiba mais!

Entrevistas

João Mordomo: O desafio de evangelizar e plantar igrejas

Co-fundador da Crossover Global, movimento missionário de plantação de igrejas no mundo, fala do desafio de pregar o evangelho entre os povos não alcançados.

Abby Johnson: “Ninguém está além da graça e do amor de Deus”

Em entrevista exclusiva à Comunhão, a empresária Abby Johnson revela os detalhes que a fizeram deixar uma clínica de aborto para se tornar uma ativista pró-vida nos EUA. Confira!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise