27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Protestantismo, escravidão e abolicionismo em Simpósio

Pastor Marco Davi de Oliveira será um dos palestrantes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Este ano marca os 130 anos da abolição da escravatura. Especialistas vão abordar a relação histórica dos fatos no Brasil

A Universidade Presbiteriana Mackenzie recebe especialistas renomados do país para o Simpósio “Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo”. Evento será no dia 8 de novembro, em São Paulo.

As palestras e mesas redondas serão voltadas para a análise da relação entre o protestantismo, o período escravocrata e o abolicionismo no Brasil e, discutir a atuação do negro no protestantismo atual, suas lutas e conquistas.

“Durante todo o período escravagista a Igreja se manteve dividida entre protestantes escravocratas e protestantes abolicionistas. Através deste evento teremos a oportunidade de discutir abertamente posições conflitantes da igreja protestante brasileira do século XVIII a XIX, bem como os resultados destas posições para a igreja de hoje”, comenta a pesquisadora e antropóloga Lidice Meyer Pinto Ribeiro.

O Simpósio é aberto ao público. As palestras serão ministradas por professores e especialistas renomados no país. Um deles é o Rev José Roberto Alves Loiola, da Universidade Metodista de São Paulo. O público também vai poder bater um papo sobre os resultados do abolicionismo no protestantismo brasileiro com o pastor Marco Davi de Oliveira

- Continua após a publicidade -
A escravidão e abolicionismo

Este ano marca os 130 anos da abolição da escravatura. O Brasil foi o maior território escravagista do ocidente. Dos doze milhões de escravos trazidos para as Américas, cerca de 5 milhões vieram para cá. Foi também o último país do ocidente a acabar com o tráfico, em 1850, e a abolir a escravatura, em 1888.

“Nosso país foi gestado através da mão de obra escrava. O leite das amas e o suor dos trabalhadores cativos fecundou nossa terra. O sangue africano corre nas veias da maioria dos brasileiros e nossa raiz cultural é inseparável desta herança. A escravatura pode ter sido oficialmente abolida em 13 de maio de 1888, mas o legado dos mais de 350 anos permanece. Ainda hoje, o eco da escravidão é um fantasma que assombra o país, representado nas polêmicas sobre cotas para estudantes, na zona de pobreza e de violência na periferia das metrópoles, na população carcerária e até mesmo em discussões sobre a representatividade negra na televisão e nos ambientes de trabalho”, explica a professora.

Dia: 08 de novembro (Quinta-feira)
Hora: 
9 h às  18:30 h
Local: Auditório Escola Americana Universidade Presbiteriana Mackenzie – campus Higienópolis
Endereço: Rua Piauí, 130, São Paulo, SP, Brasil
Informações: (11) 2114-8000
Acesse aqui para inscrições

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -