25.1 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Simplifique a vida usando o sim e o não

Mais Artigos

É PRIMAVERA!

“Olha e vê que o inverno já se foi; a chuva cessou, é primavera! Surgem as muitas flores pelos campos; chegou o tempo de podar e cantar; e já se ouve o doce arrulhar das pombinhas na nossa terra”. (Ct 2. 11-12)

Precisamos aprender com Deus. Diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Conhecendo-O, e caminhando com Ele, temos muito a aprender, porque, diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Recomeçar: uma necessidade – uma arte – uma decisão

Embora o tempo seja linear os recomeços são inevitáveis. O ponteiro que marca os segundos de um relógio gira recomeçando do zero a cada minuto. Recomeçar, em primeira análise é inevitável

Cresci ouvindo dizer que quem jura mente e eu, sinceramente não entendia o por quê

Por Lulinha Tavares

Na minha infância e adolescência quando queríamos dar credibilidade máxima ao que estávamos dizendo nós afirmávamos assim: “Eu juro a minha mãe mortinha!”

Jesus ensinou que não devemos jurar nem pelo céu, que é o trono de Deus, e nem pela terra, que é o estrado dos seus pés, muito menos pela nossa mãe – tadinha dela!…rs

Aquele em quem estão escondidos todos os tesouros do conhecimento e da sabedoria- Jesus – nos ensinou que devemos simplificar as coisas, ou seja: sim sim, não não. Sem diminuir ou aumentar nem muito menos inventar.

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” Mateus 5:37 ARC

Sim sim, não não é conhecido popularmente como papo reto e até no submundo do crime é encarado como regra de conduta, com enérgicas cobranças para com aqueles que quebram essa regra.

Na inesquecível Escolinha do Professor Raimundo, estrelada por Chico Anísio, tinha um engraçadíssimo personagem chamado Armando Volta! Também conhecido pelo bordão “Somebody love” (sambarilove).

O aluno fanfarrão se levantava em meio à turma e dizia sempre: Eis-me aqui. Pode perguntar que comigo pau é pau e pedra é pedra. Se sei digo que sei, se não sei, digo que não sei e pronto. É Papo 10!

Na verdade, na verdade ele era aquele personagem que enrolava, enrolava e não respondia a resposta do professor.

Muito articulado e engraçado ele contava algumas histórias, dava um mimo para o professor e assim conseguia a preciosa dica para responder a pergunta a ele feita.

O filósofo ateniense Sócrates – 470AC – com toda a humildade intelectual disse: ‘Só sei que nada sei!”. Assim ele assumia que não tinha respostas para todas as perguntas e, sim, perguntas para todas as respostas.

Trazendo isso para a nossa realidade poderemos observar que qualquer semelhança não é mera coincidência.

Que tal simplificar as coisas, como nos ensinou Jesus? Se sabe diga que sabe e, sempre que possível, mostre que sabe. Se não sabe diga que não sabe, e tenha humildade intelectual pra aprender.

Não trate nada que tenha certeza que não poderá cumprir. Fuja da procrastinação e vá à luta em busca do que quer e para se livrar do que não quer.

Se não tem como cumprir, não se comprometa, mas se prometeu cumpra! Se não puder comprar, não compre, mas se comprou pague!

Eu confesso que luto muito para vencer uma antiga dificuldade minha de dizer não. Com isso eu acumulei muitos inconvenientes e, ao invés de ajudar, atrapalhei.

Eu ainda não estava atento para o fato que o sim é de Deus, mas o não também é Dele.

Quando assim comecei a agir, logicamente, me trouxe alguns constrangimentos, pois, algumas pessoas que estavam habituadas a ouvir sempre de mim o sim sim, conheceram o não não. Embora ainda me cause desconforto, passei a agir assim. Foi uma verdadeira libertação pra mim.

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (Apocalipse 3:15)

Não fomos criados para ficar encima do muro, e nem muito menos fazer dele moradia.

Seja frio ou seja quente, mas saia de cima do muro! Simplifique as coisas e isso lhe poupará de muitos aborrecimentos.

Seja o sim, ou seja o não! Assuma a sua posição, dê improcedência ao maligno e terás a aprovação de Deus em Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Siga bem, em paz e muito feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Quando o exemplo não tem idade

Durante uma brincadeira, Benício, de 7 anos, arranhou o carro e deixou um bilhete pedindo desculpas. Conheça essa história!

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Entrevistas

Fernando Miguel e sua relação entre a fé e o esporte

Líder nato e convicto do seu propósito, o atleta tem buscado cada vez mais superar desafios e perseverar nas dificuldades

O Líbano já estava em crise, então veio a explosão

O presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica na Síria e no Líbano, Joseph Kassab diz: "Somos um país falido".

Rodrigo Silva e arqueologia: as evidências que comprovam a fé e a Bíblia

Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, a arqueologia é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia. Confira a entrevista!

Especulações: O que se sabe sobre as explosões no Líbano?

"Há no Líbano e fora dele quem especule a participação secreta de Israel na explosão", declarou Natalia Calfat, Doutoranda em Ciência Política