28.3 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Setembro Amarelo acende o alerta contra o suicídio

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente. Campanha alerta sobre a depressão. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Ou seja, uma pessoa a cada 40 segundos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no mundo.

Nos últimos seis meses o número de casos de suicídios entre líderes e pastores aumentou consideravelmente. Pelo menos 70% dos pastores lutam contra a depressão. Em fevereiro desse ano a Comunhão levou o tema em discussão ao realizar um debate sobre o assunto “O que leva pastores, vistos pela sociedade como referência de fé e força, a tirarem a própria vida?”

Os casos recentes de suicídio tem mobilizado lideranças evangélicas brasileiras para alertar a Igreja sobre a necessidade de olhar atentamente para a saúde mental e emocional das pessoas à volta. Esse mês de setembro é realizada uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O pastor Lucinho Barreto usou sua conta no instagram para publicar uma mensagem de apoio à campanha. Ele afirmou que “suicídio e depressão não são falta de Deus. Não corte seu pulso porque alguém já teve o Dele perfurado por você”, disse.

Segundo ele, a atenção dos amigos, familiares e pessoas próximas são formas de prevenção. “Converse com as pessoas, especialmente as mais próximas e que parecem menos prováveis de se matar, porque muitas vezes são essas que estão mais perto de uma tentativa”, alertou.

Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) e psicólogo também fez uma reflexão sobre o tema. “O ser humano não tem estrutura para ter uma vida com longos períodos de angústia, porque ela nos faz adoecer fisicamente. Deus, porém, é poderoso para nos livrar dela e trazer paz ao nosso coração. ‘Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia’ (Sl 46.1)”, escreveu em sua página no Twitter.

Twitter 

Nesta segunda (10) foi dia internacional da prevenção do suicídio. O assunto é discutido globalmente para que haja mais conscientização. Reconhecendo a importância da iniciativa, a mídia social Twitter aderiu a campanha.

No Brasil, quem fizer uma busca por termos associados a suicídio ou automutilação verá uma notificação incentivando a busca de apoio como primeiro resultado. A ação é promovida em parceira com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção, atende gratuitamente a quem precisa conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

“O Twitter tem demonstrado preocupação e envolvimento com a causa da prevenção do suicídio no Brasil, dando exemplo para outras organizações. O #ExisteAjuda deve acrescentar ainda mais nesse sentido, fazendo o CVV chegar próximo a pessoas que talvez desconhecessem o serviço, ou mesmo nem pensassem ser possível pedir ajuda para evitar o suicídio.
São mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”, afirma Adriana Rizzo, voluntária e porta-voz do CVV.

Leia mais

Suicídio: tema tabu em debate no ES
Jovens cristãos alertam para o suicídio
Suicídio na juventude!
Suicídio: debate traz questões religiosas e científicas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Japão: suicídio mata mais que covid-19

Efeitos da pandemia na saúde mental no Japão. Segundo a Agência Nacional de Polícia, o suicídio matou mais pessoas em outubro do que 10 meses de covid-19 no país. Saiba mais!

Um.sounds no single “Traços”

Projeto está disponível em todas as plataformas digitais

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!