Solenidade celebra os 108 anos da Assembleia de Deus

Quase 130 pastores receberam homenagens durante a solenidade. Foto: Wellington Abner

O evento em homenagem à denominação evangélica foi promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Os 108 anos da presença da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil foram comemorados na noite de ontem (10) pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Em sessão solene realizada no Plenário Dirceu Cardoso, foram homenageados 127 pastores de vários estados brasileiros, representando variadas convenções da instituição religiosa. Houve a entrega da Comenda João Ferreira de Almeida, além de placas e de certificados.

Para o deputado proponente do evento, Pastor Marcos Mansur (PSDB), a cerimônia é de grande importância.

Deputado proponente, pastor Marcos Mansur. Foto: Wellington Abner

“As convenções das Assembleias de Deus têm trabalhado muito nesses 108 anos de história no sentido de disseminar cada vez mais a palavra de Deus entre as pessoas”, declarou.

Ações sociais

O pastor Marinelshington da Silva, da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro, lembrou que, além da missão religiosa, as convenções das Assembleias de Deus prestam um relevante serviço no suporte para que os fiéis da denominação realizem também ações de caráter social.

Segundo o líder, há vários projetos de ajuda a desamparados e a dependentes químicos que têm apoio das lideranças das Assembleias de Deus. “A Assembleia de Deus alcança a ajuda humanitária aonde o Estado nem sempre consegue chegar. Recuperamos muitas pessoas do mundo das drogas e da marginalidade“, destacou.

Celebração nacional

Para este ano a Assembleia de Deus planejou mais uma memorável festa, com participação, inclusive, do presidente da república Jair Bolsonaro.

Dentre as programações, no Pará, está a reconstituição da chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg, que será no dia 15 de junho, com marcha da Estação das Docas até a Praça da Republica; já os principais cultos deverão acontecer no Centenário Centro de Convenções, avenida Augusto Montenegro, entretanto, o Templo Central e o Museu Nacional também serão palcos de programações especiais.

Programação

13/06, às 20h – Solenidade cívico religiosa de abertura das celebrações;
Local: Centenário Centro de Convenções (Av. Augusto Montenegro, 1802 – Belém – Pará)
15/06, às 08h30 – Reconstituição da Chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg
Local: Estação das Docas até a Praça da Republica (Belém Pará)
15/06, às 19h – Cerimonia de celebração dos 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil
Local: Centenário Centro de Convenções (Av. Augusto Montenegro, 1802 – Belém/Pará)

Início no Brasil

Registros do meio evangélico apontam que no dia 18 de junho de 1910 nascia, em Belém, capital do Pará, o que os membros da Assembleia de Deus consideram “o maior movimento cristão pentecostal da história do Brasil”.

O movimento, que ganhou o nome de Assembleia de Deus, está presente em vários países do mundo, e na maioria dos municípios brasileiros. As lideranças da denominação estimam que hoje no Brasil mais de 22 milhões de pessoas frequentam os cultos da igreja Assembleia de Deus; os fiéis estão presentes nas capitais; cidades de médio e pequeno porte; vilas, povoados e aldeias indígenas.

Presença no ES

A história das Assembleias de Deus no Espírito Santo teve o ponto de partida quando os primeiros crentes pentecostais, Francisco Galdino Sobrinho e sua esposa, chegaram à Vitória em 1922.

Dois anos depois, o missionário escandinavo Daniel Berg chegou ao estado com a missão de fundar uma igreja evangélica em terra capixaba. Ele dirigiu os primeiros cultos na Rua Santo Antônio, no centro da capital.

Em 1927, chegaram a Vitória procedentes da Assembleia de Deus em Aracaju (SE), sete evangélicos que se juntaram aos demais, iniciando, assim, um trabalho de evangelização.

Homenageados com a Comenda João Ferreira de Almeida

Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (representada pelo pastor Édson Eugênio Vicente).
Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (representada pelo pastor Jonatas Câmara).
Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus Ministério de Madureira no Espírito Santo (representada pelo pastor Marcos Menegone).
Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira e Bispo Samuel Ferreira (representada pelo pastor Marcos Menegone).
Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e outros (representada pelo pastor Arnaldo Candeias).
Convenção Evangélica dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo (representada pelo pastor Adeilto de Souza).
Convenção Fraternal dos Ministros das Assembleias de Deus do Espírito Santo e outros (representada pelo pastor Josias Maciel Afonso).
Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro (representada pelo pastor Edir de Souza)
Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e outros (representada pelo pastor Marinelshington da Silva).
Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e outros (pastor Nataniron Ribeiro).
Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e outros (representada pelo pastor Alexandro Costa).
Presidente Da Unimades/Comadespe Espírito Santo (pastor Jorge De Souza Cordeiro).
Presidente da Convenção Interestadual Evangélica Missionária das Assembleias de Deus no Espírito Santo (pastor Vagner Pereira Gomes).
1º Secretário da ConfradeRJ Regional Espírito Santo e Presidente da Assembleia de Deus em Praia de Carapebus (pastor Joabe Nascimento Pestana).
Presidente da CpeadeRJ Regional Espírito Santo (pastor Wesley Vieira Silva).
Diretor-Geral da Convenção Batista Brasileira (pastor Diego Juliano Bravim)

Homenageados com placas

Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e outros (Cadeeso) – representada pelo pastor Arnaldo Candeias.
Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e outros (Comadeeso) – representada pelo pastor Nataniron Ribeiro.
Convenção Fraternal dos Ministros das Assembleias de Deus do Espírito Santo e outros – representada pelo pastor Ivan Pereira Bastos.
Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e outros (Confrades) – representada pelo pastor Alexsandro Costa.
Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus Ministério de Madureira no Espírito Santo (Conemad) – representada pelo pastor Marcos Menegone.
Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e outros (Ceader) – representada pelo pastor Marinelshington da Silva.
Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro (Comaderj) – representada pelo pastor Evaldo Nunes Cassoto.
Convenção Evangélica dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo (Cemades) – representada pelo pastor Adeilto Neres De Souza.
Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) – Representada pelo pastor Edson Eugênio Vicente.
Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB) – representada pelo pastor Jonatas Câmara.
Convenção Nacional das Assembleias de Deus


leia mais

Assembleia de Deus tem novo consultor doutrinário
História dos fundadores da Assembleia de Deus vai virar filme
Os 100 anos da Assembleia de Deus RN no Congresso

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!