back to top
27.9 C
Vitória
sábado, 8 DE fevereiro DE 2025

Servindo com sabedoria

É possível alguém ter muito conhecimento e pouca sabedoria? É claro que sim. Mas não nós, servos de Cristo, pois Tiago ensina que devemos ter as duas coisas

Por Alzira Bittencourt

Hoje vivemos como líderes e liderados, em todo o tempo, e reconhecemos todos os dias, que esta é uma tarefa difícil no seu dia a dia. Ao estudar a história do povo de Israel encontramos líderes fortes a exemplo de Moisés, Josué, Débora e fracos como Baraque, entre outros.

Eles tinham a difícil tarefa de conduzir o povo na conquista da terra prometida a eles por Deus.

- Publicidade -

Hoje, a situação não é diferente: temos líderes fortes e líderes fracos com a tarefa de conduzir os liderados na conquista de uma qualidade de vida, para a adoração que agrada ao nosso Deus. Diz o ditado que em alguns lugares “há mais chefe do que índio”, ou seja, há mais gente querendo mandar do que gente querendo fazer, o que torna a execução de cada tarefa mais difícil.

Aí vem a pergunta: no reino de Deus quem é que manda e quem é que faz? Aí está um dos maiores obstáculos ao crescimento do reino, tendo em vista que a maioria do povo não entende o papel do servo a maioria não faz uso da sabedoria que vem do Senhor.

Concluímos então que a Igreja contemporânea continua tendo o mesmo desafio, o mesmo binômio do povo de Israel: SERVIÇO E SABEDORIA. No livro “A Senda Do Calvário”, o autor Roy Hession distingue 5 marcas do servo:

  1. O servo tem que estar disposto a receber uma ordem após outra, sem esperar qualquer consideração para com ele;
  2. O servo, ao agir assim, deve estar disposto a não esperar qualquer consideração para com ele;
  3. O servo não acusa o outro de egoísmo;
  4. O servo reconhece que é inútil;
  5. O servo sabe que tudo que venha a suportar no caminho da mansidão e da humildade nada mais é do que o nosso dever.

Jesus é o exemplo maior de servo. Ele não tomou a forma de servo simplesmente para nos dar o exemplo, mas para que pudesse morrer por nossos pecados e com seu precioso sangue abrir uma fonte onde todos os pecados podem ser perdoados. O que mais vemos são pessoas que querem prestar excelentes serviços ao Reino de Deus, mas parece que estão tão preocupadas com o reconhecimento dos outros, que atropelam todo o processo e acabam usando sua inteligência e sua capacidade de forma inadequada.

No livro de Tiago 3:13-18 encontramos dois tipos de sabedoria que podemos utilizar na nossa vida. Ele nos ensina que o sábio é aquele que tem fé, é submisso a Deus e recebe seus ensinamentos. “Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria e o homem que adquire conhecimento”. (Pv.3.13)

Aí vem a pergunta: é possível alguém ter muito conhecimento e pouca sabedoria? É claro que sim. Mas não nós, servos de Cristo, pois Tiago ensina que devemos ter as duas coisas: conhecimento e sabedoria.

Vamos considerar algumas características da sabedoria que é verdadeira e que vem de Deus:

  • Ser pura – não estar contaminada pelas imundícies do mundo. “A verdadeira sabedoria e o poder legítimo pertencem a Deus: com Ele aprendemos a viver e por que viver” (Jó 12.13);
  • Produz paz – onde está o Senhor, há paz. Uma pessoa dominada pela sabedoria de Deus projetará isso no seu relacionamento com os outros;
  • Ser moderada, tratável – a mansidão de Cristo é o que nos leva a colocar interesses pessoais em plano inferior;
  • É cheia de misericórdia – a sensibilidade par com o sofrimento alheio é característica do servo do Senhor;
  • É imparcial – não valoriza as pessoas por sua posição econômica ou pelos títulos acadêmicos, mas pelo seu caráter cristão;
  • Não é hipócrita – o sábio diz: eu quero agradar a Deus e não aos homens. O crédito não é meu, mas a Deus seja toda a glória.

Infelizmente, hoje estamos mais diante do que chamamos de “sabedoria terrena ou falsa sabedoria” que nos coloca diante de episódios de confusão, rivalidade e autoconfiança em todos os setores da sociedade. Continuando a olhar para o livro de provérbios vamos encontrar conselhos sábios do autor: “Evitar brigas é a marca registrada do que tem bom caráter, mas os insensatos gostam de brigar” (Pv.20.3), e ainda “Se você acha que sabe de tudo, é um insensato. Terá futuro quem aprende a sabedoria com os outros” (Pv.28.26). É notório o fato de que vivemos em uma sociedade heterogênea, e, por isso há diversidade de opiniões.

É muito importante termos a consciência de valor positivo de se viver em comunidades com o mesmo objetivo e aqui podemos citar os grupos religiosos que tem como uma das características positivas reunir pessoas completamente diferentes umas das outras, sendo um só corpo como nos orienta Atos 4.32: “Da multidão dos que criam, era um só coração e uma só alma”.

Tiago nos apresenta o contraste dos dois tipos de sabedoria: uma cheia de bons frutos e outra um canal de discórdia. Uma produz paz e outra produz desavenças.

Qual é a sabedoria que está conduzindo a sua vida, seu lar, sua comunidade religiosa?

Alzira Bittencourt é pedagoga, palestrante, mestre em Música (Arts of Music) pela Campbellsville University-KY, atuou por 26 anos como ministra de Adoração e Louvor na Primeira Igreja Batista de Vitória e coordenou o espetáculo “A Árvore que Canta” por 18 anos

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas