Um like que pode levar saúde odontológica ao Sertão

Leia também

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

São Paulo registra 628.415 casos confirmados pela covid-19

Houve um aumento de 5% no número de óbitos na última semana em relação ao período anterior

O Instituto Água Viva está concorrendo ao prêmio de odontologia pelo Instituto Valoriza Odonto. Quanto mais ‘likes’ o projeto ganhar, mais pessoas poderão ser beneficiadas com atendimentos odontológicos no interior do Sertão do Brasil.

O Instituto Valoriza Odonto é uma iniciativa da Dental Cremer para apoiar ações voluntárias de melhoria e atendimento da saúde bucal feitas por dentistas brasileiros. O projeto que alcança ao menos 100 curtidas, torna-se elegível a receber uma doação em produtos da Dental Cremer. Manifeste o seu apoio no link: SAÚDE MAIS SERTÃO.

Saúde Mais Sertão

O projeto “Saúde Mais Sertão”, do Instituto Água Viva, consiste em manter vans que funcionam como consultórios médicos e odontológicos, à disposição das comunidades sertanejas do Nordeste da Bahia e Piauí. Mensalmente, médicos e dentistas voluntários de diversos estados do Brasil viajam ao Sertão para doar um pouco de amor ao povo sertanejo que, muitas vezes, nunca tiveram acesso a um médico. O Instituto mantém as vans com motoristas. Os médicos são voluntários. Assim, conseguimos criar uma rede de apoiadores.

Só em 2017, foram mais de 10 mil atendimentos médicos e odontológicos. Uma média de 1.000 atendimentos odontológicos por mês, sendo que em janeiro e julho esse número chegou a três mil. O projeto alcança as comunidades mais rurais do Sertão, muitas delas quilombolas. Uma população à margem do Poder Público, onde não se chegam projetos sociais.

Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Casa Nova, Juazeiro, Miguel Calmon, Acauã-PI, Lapão, Mirangaba, Morrão, São Feliz Coribe, Aguada Nova, Curral das Várzeas, são algumas das cidades já beneficiadas. Ao todo, foram mais de 50 municípios e mais de 300 comunidades rurais atendidas.

Atuação

O projeto é uma esperança para todos os que recebem tratamento. Sem condições de irem até uma cidade maior, e mesmo se forem, não têm condições de pagarem por uma intervenção. Muitos chegam precisando extrair dentes, pois o tempo sem ter uma oportunidade de tratamento é grande.

Uma equipe de apoio faz a avaliação para agilizar os procedimentos ao longo do dia. Geralmente, a equipe de profissionais sai de Vitória, capital do Espírito Santo, em direção a um dos aeroportos, por exemplo, Petrolina. De lá, seguem de carro por duas horas a uma próxima cidade. Cada equipe, de quatro a seis médicos, passa uma média de três dias em atendimentos e retornam.

O Instituto

O Instituto Água Viva, criado em 2015, é uma organização social sem fins lucrativos. Atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco onde se observa os piores IDH do País, com renda per capta abaixo de ½ salário mínimo. O Sertão, região do semiárido, é uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia