27.3 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Sertão: milhares de comunidades sem uma igreja

Visitas nas casas no Sertão são uma das ações tomadas pelos missionários

Levar a Palavra de Deus às comunidades do Sertão envolve muitos desafios: além das dificuldades geográficas, os missionários encontram diversas comunidades que não têm presença evangélica

São cerca de 6 mil localidades no Sertão que ainda não possuem igrejas evangélicas, tornando o Sertão um dos locais menos evangelizados do Brasil. Ciente nestes dados, a Agência Missionária de Evangelização do Sertão AMES trabalha para mudar essa realidade.

Dificuldades no Sertão

Mesmo com o trabalho de evangelização em várias localidades do Sertão, há muitos pontos que ainda não contam com presença evangélica, como explica o pastor Levi Custódio Liberato. Ele coordena, ao lado de sua esposa Suely Regina Frata Liberato, o campo da região Sertão-Bahia, que abrange uma equipe de 28 pastores e 96 missionários que atuam em 17 municípios.

“A dificuldade de acesso às localidades é muito grande. As estradas são ruins, principalmente das comunidades que ficam mais longe dos centros das cidades. Para chegar até a comunidade de Curralinho, em Rio do Pires, por exemplo, temos que sair às 6 horas e só chegamos lá às 13 horas. São apenas 55 quilômetros, mas a estrada é drástica”, explica Levi.

Entre os desafios ainda estão a distância entre as comunidades, que chega a 70 quilômetros de uma para a outra, e o anafalbetismo funcional. “Poucos sertanejos têm leitura e escrita, então usamos uma linguagem muito simples e específica, para que eles entendam e aprendam sobre a Palavra de Deus da melhor forma”, completa.

Trabalho missionário

A abordagem nas comunidades é simples: os missionários realizam visitas de casa em casa. “É o método mais eficaz, pois o povo sertanejo é relacional, gosta de receber. Cada visita demora cerca de 2 horas, o que demonstra o interesse deles em ouvir quem vêm de fora. São pessoas simples, mas muito receptivas e generosas”, conta o pastor.

Construção de Igrejas

Além das evangelizações missionárias, a Ames conta com um projeto de construção de Igrejas. A construção dos templos ocorre quando a comunidade rural ultrapassa 40 crentes, e cada igreja comporta em torno de 120 a 150 pessoas.

Os locais são agradáveis para cultuar a Deus e onde os sertanejos podem se reunir nas datas especiais, como casamentos e comemorações diversas. Ao todo, quase 30 igrejas já foram construídas no semiárido nordestino.

*Com informações da Ames.


leia mais

Cuidado missionário: amor a Deus e ao próximo

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Tsunami ‘apocalíptico’ inundou Israel há 10 mil anos

Os resultados do estudo foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural ocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC em Israel. Saiba mais!

Samarco: auxílio financeiro é prorrogado até o fim de 2021

Segundo informações do Ministério Público Federal de Minas Gerais, o montante será pago aos atingidos pelo desastre do Rio Doce, mas com redução de 50% do valor a partir de janeiro

Suspenso o inquérito contra desembargador que humilhou guardas em Santos

Diz que direito de defesa foi violado. Caso aconteceu em Santos (SP). Eduardo Siqueira humilhou guarda e se recusou a usar máscara na orla

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

“Haja luz”, nova canção de Luciano Camargo

O louvor, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem como uma comemoração da vida do artista e um anseio para o ano novo. Ouça a canção!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social