Narrativas bíblicas contadas em série

Foto: Facebook

Tetelestai é uma série de 11 episódios, gravada no Nordeste e conta as principais narrativas bíblicas

Mais de trinta cidades nordestinas foram palco das gravações da série Tetelestai. Uma produção audiovisual, dividida em onze episódios, que conta as principais narrativas bíblicas, do jardim do Éden à ressurreição de Jesus. O lançamento oficial aconteceu em junho de 2019 em todo o Brasil.

As gravações contaram com a participação de mais de mil pessoas, entre atores, figurantes e técnicos – todos voluntários. A maior parte vinda de mais de duzentas igrejas da região. Os elementos cênicos, como figurinos, papiros, chicotes, espadas e capacetes foram feitos e adaptados pelos próprios voluntários.

Tetelestai

E uma obra da Luz em Ação. Produtora que surgiu com as gravações da série, em Santa Catarina, em 2006. Como muitas das histórias bíblicas acontecerem no Oriente Médio, em 2008 os produtores decidiram se mudar do sul do Brasil para o Nordeste, onde poderiam encontrar cenários similares aos das histórias bíblicas.

A série completa gastou 10 anos para ser concluída. Mais de mil pessoas voluntárias participaram do projeto, incluindo produção, filmagem, câmeras. “Foi um esforço da igreja nordestina. Foi incrível ver a igreja se unindo para impactar o Brasil e os povos não alcançados. Algo muito lindo”, destacou Arlen Isaak, integrante do Luz em Ação.

Segundo os produtores, além de cenários autênticos, no Nordeste foram encontrados voluntários que se tornaram intérpretes para os personagens.

“Queríamos transmitir o evangelho, desde Gênesis 3 até a ressurreição. No início, a ideia era que fosse só para crianças, em português. Mas as primeiras filmagens não estava boa. Então voltamos do zero e começamos a pensar. Aí foram surgindo alguns princípios do projeto, inclusive o nome da série, que vem do grego. Percebemos a eficácia de transmitir o evangelho dessa maneira”, contou Arlen.

Segundo ele, o objetivo da produtora é que a série de vídeos seja uma ferramenta para auxiliar a igreja brasileira e global na evangelização. “Deus tem colocado em nossos corações uma visão global. Queremos equipar a igreja global com uma ferramenta para ajudar na expansão do conhecimento do evangelho. É uma ferramenta que ajuda na simplicidade para explicar o que é o evangelho”, explicou.

A série completa está disponível em português e em inglês no site da produtora. Os vídeos integram um kit com um guia facilitador para estudos, perguntas para reflexão e artigos complementares. É necessário pagar uma taxa para baixar o material.

Foto: Facebook
Expansão

Além das plataformas digitais e no site da produtora, a distribuição da série tem sido feita através de emissoras de televisão em países como Romênia e Suécia. “A série foi feita para ser colocada nas mãos dos cristãos, para que seja usada como uma ferramenta da propagação do evangelho”, reforça Arlen.

A intenção é expandir o projeto Tetelestai para outras línguas. “Já temos várias línguas completas dubladas, inclusive no árabe, para ser transmitido no norte da África e no Oriente Médio. Em andamento, temos em ucraniano, russo, indonésio, romeno, sueco e espanhol”.

A ideia é também atingir os povos indígenas para que mais pessoas sejam alcançados pela mensagem do evangelho. 

“Almejamos parcerias para a tradução para línguas minoritárias e indígenas aqui do Brasil. Vamos continuar na criação e produção de outros filmes, longas e curtas-metragens, focando em povos não alcançados, pegando suas histórias e contando através de filmes de curta-metragem. Isso pode abrir um desejo para que essas pessoas conheçam mais o evangelho e seu próprio povo”, concluiu.

Trailer

*Da Redação, com informações de Ultimato


leia mais

Histórias da Bíblia para pequeninos