26 C
Vitória
quinta-feira, 7 julho 2022

Semana de intensificação de vacinação contra gripe e sarampo

Comunhao_vacinacao_criancas
Entre os dias 23 e 28 de maio, as 78 cidades do Espírito Santo deverão trabalhar a temática da vacinação contra a gripe e o sarampo. Foto: Isabela Carrari

Entre os dias 23 e 28 de maio, as 78 cidades do Espírito Santo deverão trabalhar a temática da vacinação contra a gripe e o sarampo

A semana tem início com a mobilização em todo Estado para a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. No sábado (28), um novo dia “D” de mobilização acontece nas mais de 700 salas de vacinação capixabas.

Em virtude das baixas coberturas vacinais para ambas as campanhas, a Secretaria da Saúde (Sesa) definiu, em conjunto com as secretarias municipais, por meio da resolução publicada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) de nº 075, que entre os dias 23 e 28 de maio, as 78 cidades do Espírito Santo deverão trabalhar a temática da vacinação contra a gripe e o sarampo visando, assim, ao reforço das informações à população para melhoria da adesão.

Para o dia “D” de mobilização, a expectativa da Sesa é ultrapassar as doses aplicadas no último dia 30 – dia D de ambas campanhas nacionais. A data, definida pelo Ministério da Saúde, teve o registro de pouco mais de 60 mil doses, entre sarampo, gripe, Covid-19 e vacinas de rotina.

“A nossa expectativa é que, com as ações que os municípios vão desenvolver ao longo da semana, possamos chegar no dia 28 com cerca de 70 mil doses aplicadas somente no sábado. A orientação é que os profissionais aproveitem a oportunidade deste dia para ofertar não só a vacina da Covid-19, mas também demais vacinas da rotina da criança, adolescente e de toda família”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

A coordenadora lembra que as doses de vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, exceto para as crianças de 5 a 11 anos que, caso recebem a vacina da Covid-19, precisam aguardar 15 dias para receber outra vacina do calendário de vacinação. “Desta forma teremos mais uma ótima oportunidade em ampliar as coberturas vacinais dos grupos que precisamos alcançar meta preconizada pelo Ministério, garantindo a segurança de toda população”, afirmou.

Quem pode se vacinar no Dia D

Fazem parte dos públicos-prioritários para a Influenza crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Para a campanha contra o sarampo, os grupos a serem imunizados são crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde. Já para Covid-19, a vacinação ocorre a partir dos 5 anos de idade e, todos aqueles que estiverem com esquema em atraso, devem procurar o serviço de saúde para atualizar.

Em relação às doses de rotina, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, orienta que os pais e responsáveis levem a carteira de vacinação dos filhos para que os profissionais possam verificar se há doses a serem atualizadas. Além disso, o Estado também tem disponibilizado a vacina contra meningite C para adolescentes de 13 a 19 anos ainda não imunizados na adolescência.

“Será uma semana em que toda família poderá se proteger e atualizar o esquema que possa estar em atraso”, disse Danielle Grillo.

Informações da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se