27.9 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado

Artefatos que remontam o tempo do antigo Israel, antes de Cristo, já foram encontrados diversas vezes por arqueólogos do mundo inteiro. Mas, o reconhecimento de um deles como autêntico, como ocorreu com um selo do rei bíblico Jeroboão, é algo ainda mais espetacular.

Isso porque a confirmação de autenticidade de um artefato arqueológico que cita personagens bíblicos constitui uma prova evidencial sobre a veracidade dos relatos da Bíblia, quer do Antigo ou do Novo Testamentos.

Após vários anos, o Prof. Yuval Goren, da Universidade Ben-Gurion, publicou um estudo que ratifica, por exemplo, a veracidade de um selo que foi usado na época do rei bíblico Jeroboão II, datado do século VIII aC.

“Este selo é um dos primeiros, senão o mais antigo, selo inscrito na Terra de Israel”, disse Goren ao The Times of Israel. O artefato foi descoberto em 1980, mas só após todos esses anos foi autenticado, visto que por muito tempo acharam que ele não teria valor por ter sido comprado clandestinamente por alguns centavos mediante um comerciante beduíno.

Selo

O selo possui gravado em sua superfície um leão rugindo, de cauda levantada, sobre a qual está uma inscrição paleo-hebraica, “l’Shema eved Yerov’am” (pertencente a Shema, o servo / ministro de Jeroboão, que governou entre 788 aC e 748 aC.).

A maior dificuldade na avaliação do selo, segundo o Dr. Goren, foi devido à fabricação da peça, até então realizada por uma tecnologia da antiguidade desconhecida. Com a identificação de como ele foi formado foi possível reconhecer a sua origem e veracidade.

“Como a tecnologia nunca foi examinada antes, havia muitas suposições, mas ninguém tinha verificado, por exemplo, a consistência da argila, como eles montavam as cordas dentro da bula se ela fosse usada para selar documentos”, disse Goren, segundo informado pelo site Jerusalem Post.

Além de Goren, também participaram do estudo de autenticação do selo bíblico os cientistas Shmuel Ahituv, os geólogos Dr. Avner Ayalon e a Dra. Mira Bar-Matthews do Geological Survey of Israel, e o arqueólogo IAA Orit Shamir.

*Com informações de Jerusalém Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Abraço o Amazonas: em resposta à covid-19 no Brasil

Mais de quatro mil famílias no Amazonas já foram beneficiadas com o projeto "Em resposta à covid-10 no Brasil", da ONG Visão Mundial. Saiba mais!

Histórico na Suprema corte do Brasil! Os 130 anos do STF

Um site com informações e toda história do STF, com depoimentos de ministros, foi lançado para celebrar os 130 anos da corte no período republicano. Saiba mais!

Em breve, novo projeto da dupla André e Felipe

O novo projeto musical da dupla sertaneja gospel, André & Felipe deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Saiba mais!

Suellen Lima e Leandro Borges em “Faces do Deserto”

A música fará parte de um futuro EP de Suellen Lima intitulado como "No Secreto"

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!