Seleção feminina de basquete conquista medalha de bronze

Seleção Feminina de Basquete (Foto: FIBA)
Seleção Feminina de Basquete (Foto: FIBA)

Após conquistar medalha de bronze na Copa América de basquete feminino, seleção garante vaga no Pré-Olímpico e vai em busca de Tóquio 2020

A Seleção Brasileira Feminina de Basquete conquistou medalha de bronze na Copa América, nesse domingo (29). Dessa forma, por 95 a 66 derrotaram as anfitriãs no ginásio Coliseu Roberto Clemente, na cidade de San Juan, Porto Rico.

Clarissa dos Santos, Erika de Souza e Damiris Dantas, lideraram a vantagem brasileira. Assim, arremessos de longa distância, boa performance nos rebotes e marcação forte atrapalharam ações das adversárias. Além disso, o destaque da partida foi a pivô brasileira Damiris Dantas, que anotou 28 pontos, nove rebotes, e oito assistências.

A lateral Tati Pacheco descreveu a importância da vitória. “Jogo muito importante, valendo medalha, nós sabíamos da extrema importância que essa vitória tinha, então entramos firmes e marcando forte, impondo o nosso ritmo desde o início”, revelou.

Tati afirmou que “Tínhamos ciência que em qualquer momento que déssemos moral para elas, poderíamos complicar o jogo, por isso conseguimos manter o foco na maior parte do tempo e abrimos uma larga vantagem; a nossa maneira de jogar acabou tornando o jogo mais fácil e mais tranquilo”, finalizou a lateral.

BRASIL NO PRÉ-OLÍMPICO

Ao conquistar a terceira colocação, a Seleção Brasileira garantiu classificação ao Pré-olímpico das Américas. As oito seleções mais bem colocadas na Copa América vão disputar Pré-Olímpico das Américas em novembro. De acordo com a Federação Internacional de Basketeball (FIBA), Canadá e Argentina sediarão o torneiro.

As chaves ficaram assim: Grupo A (Argentina, Brasil, Colômbia e Estados Unidos) que jogam na Argentina e Grupo B (Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Canadá) que disputam no Canadá.

Guy Peixoto Jr, presidente da Confederação Brasileira de Basketeball (CBB), parabenizou a seleção. “Quero cumprimentar as atletas por jogarem sempre com muita garra e determinação, horando a camisa da Seleção Brasileira, e a comissão técnica, comandada pelo técnico José Neto, pelo trabalho de excelência que tem sido realizado. Além da Adriana Santos pela eficiência de sempre”, declarou.

“Parabenizo a todos que compõem a delegação brasileira pela conquista da medalha de bronze, que foi extremamente merecida”, finalizou o presidente.

As duas melhores seleções de cada grupo seguem para o Pré-Olímpico Mundial, em fevereiro de 2020. Dessa forma dez seleções sairão rumo à Olimpíada de Tóquio 2020. Desde 2013 o Brasil não ficava entre os três primeiros colocados na Copa América.

*Da Redação, Com informações de Agência Brasil e CBB 


LEIA MAIS

Sucesso na quadra vitória em Deus