back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

Seis formas em que as mulheres atuavam na igreja primitiva

As mulheres também participavam junto com os homens nas orações, e até mesmo trazendo ensinamentos

Por Lidice Meyer Pinto Ribeiro

É comum que pensemos que o papel das mulheres no início da Igreja Cristã fosse menor do que realmente foi. Autores dos primeiros séculos como Celso classificaram o cristianismo como uma religião de mulheres e crianças, tal era a quantidade destas observadas em suas reuniões.

O cristianismo nascente foi uma contracultura até mesmo nas questões referentes às mulheres. As mulheres que viviam sob a cultura judaica helenizada já haviam adquirido bem mais liberdades que suas conterrâneas de Jerusalém. Embora a maior parte da vida cotidiana de uma mulher comum do século I sob o domínio romano se passasse dentro de sua casa, provendo as necessidades básicas de sua família, elas também transitavam entre os espaços públicos.

- Publicidade -

Além de trabalhar nos campos, as mulheres também estavam nos mercados comprando e vendendo alimentos, roupas e outras necessidades. O Novo Testamento nos fornece exemplos de mulheres nestas atividades (Atos 16.14; 18.2-3). As mulheres das classes sociais mais elevadas, porém, tinham tempo para luxos e podiam mesmo aprender a ler e a escrever. A mulher possuía um papel de destaque no governo da casa e no controle de todos os bens que dentro dela houvesse.

Embora cerca de 85 a 90% da população do Império Romano no séc. I vivesse em áreas rurais, as cidades eram centros de negócios, comércio, política e religião. As primeiras igrejas, acompanhando este movimento, também começaram nas cidades, dentro das casas dos primeiros convertidos, como vemos na história de Lídia, a primeira convertida na Europa. Os cultos consistiam em momentos de oração, cânticos, uma palavra trazida por um ou mais cristãos e celebração da Ceia do Senhor.

Uma das principais formas pelas quais as mulheres participavam da Igreja primitiva era por meio dessa refeição transformada em sacramento. Como afirma Holly Beers: “Como as mulheres eram quase sempre responsáveis ​​pela comida em seus grupos familiares estendidos, organizar e hospedar essa refeição para a assembleia teria fornecido oportunidades naturais para as mulheres servirem e até liderarem, tudo enquanto as crianças brincavam por perto.”

LEIA MAIS
Cristo, a luz do natal Cristo, a luz do natal - As tradições natalinas costumam ser tão belas quanto os enfeites. Entretanto, não podemos nos esquecer de que elas jamais substituirão o fulgor da verdadeira Luz
Dois empreendedores: o louco e o crente Dois empreendedores: o louco e o crente - O primeiro empreendedor só deixou herança, mas não legado. Já o legado do segundo, reverbera até hoje, e sua marca é reverenciada pelas maiores religiões…

As mulheres também participavam junto com os homens nas orações (At 1:14; 12:12–27), e até mesmo trazendo ensinamentos (1 Co 11.5). As mulheres exerciam o dom da profecia que, segundo o apostolo Paulo seria a exortação, encorajamento e consolo (1 Co 14.3). No culto da Igreja primitiva, todos tinham a oportunidade de participar. Para as mulheres, isso incluía cantar e liderar hinos (1 Co 14.26).

Embora nem todos os cristãos fossem alfabetizados, muitas das mulheres da igreja primitiva eram da alta classe social e podiam ler as Escrituras nas reuniões e interpretá-las (At 17.12; 18.24-26). Embora o livro de Atos só fale da escolha de homens como diáconos, as mulheres teriam ajudado nesta tarefa atendendo as necessidades físicas de sua comunidade, fazendo e distribuindo roupas e alimentos (Rm 16.1). Dorcas, a única mulher chamada de discípula era conhecida por sua diaconia (serviço) às viúvas em sua comunidade (At 9.36-39). Por fim, as mulheres hospedavam igrejas em suas casas, o que também indica que eram respeitadas como líderes de suas comunidades (At 12.12; 16.14,40, Rm 16.5; 1 Co 16.19, 1 Co 1.11; Cl 4.15, Fl 1.2).

Lidice Meyer Pinto Ribeiro é antropóloga bíblica, doutora em antropologia e professora em Portugal

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas